O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma reunião bilateral com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante sua visita ao país entre os dias 8 e 10 de maio. A informação foi confirmada pelo embaixador russo no Brasil, Alexey Labetskiy.
A visita de Lula coincide com as comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, evento que celebra a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Sobre a possibilidade de os líderes abordarem a situação da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, Labetskiy afirmou que não pode prever todos os tópicos a serem discutidos. No entanto, ele indicou que assuntos relacionados aos Brics – grupo que inclui, além do Brasil e da Rússia, a Índia, a China e a África do Sul – estarão na pauta. Entre os temas a serem explorados, destacam-se os financiamentos do Nova Banco de Desenvolvimento (NDB), instituído pelo bloco.
Labetskiy também comentou sobre o comércio entre os dois países em moedas distintas do dólar, ressaltando que essa é uma questão de longo prazo. “Não será uma corrida de 100 metros”, afirmou o embaixador.
Importante ressaltar que Lula havia cancelado anteriormente uma visita à Rússia em outubro do ano passado, que incluía participação na cúpula do Brics. O cancelamento ocorreu após o presidente sofrer uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada. Menos de dois meses após o incidente, ele precisou passar por uma cirurgia no local para drenar um hematoma.