Planejamento estratégico: como preparar a empresa para o crescimento sustentável - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Planejamento estratégico: como preparar a empresa para o crescimento sustentável

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão indispensável para o desenvolvimento das organizações.

Nele estão descritos os objetivos principais da empresa, metas e o caminho a ser percorrido para alcançá-las.

Além disso, aponta ainda a missão, a visão e os valores da companhia.

Muitos empresários elaboram um planejamento de excelência, mas falham ao colocarem em prática.

“A ideia da mentoria empresarial surgiu porque percebemos ao longo dos anos como donos de negócios e atuando como consultores que o problema está na execução, de forma eficiente, de tudo aquilo que foi planejado”, explica Rogerio Vargas, fundador e managing partner da RVR Consultoria, sócio da Auddas e idealizador da mentoria que aconteceu no último dia 22.

podcast-10-planejamento-estraegico (2)

Negócios de todos os tipos e tamanhos podem se beneficiar da elaboração e utilização de um planejamento estratégico quando este estimula a comunicação e promove o alinhamento do time, explicita e facilita o processo decisório, contribui para a identificação de problemas e ajuda a criar soluções, dentre outras atividades.

Vargas diz ainda que, o planejamento estratégico pode ser aplicado em diversos modelos de negócios, independentemente do tamanho e da área de atuação.

“Como é um processo de médio e longo prazo, ao realizar um planejamento estratégico, o sócio já percebe rapidamente mudanças no negócio no alinhamento dos gestores e toda a equipe com as diretrizes e iniciativas de melhoria. E isto já começa a tracionar o negócio e sinalizar os primeiros resultados. Na medida em que esta dinâmica vai ganhando cadência, construirá o ritmo e a sustentação dos resultados”.

Nesse sentido, para auxiliar nesse processo estratégico, promovendo o crescimento sustentável das empresas, a Auddas criou uma metodologia baseada em quatro passos principais:

  • a Conceituação, onde há a compreensão dos objetivos macro do negócio;
  • a Fundamentação, quando são definidos os potenciais caminhos estratégicos;
  • o Planejamento para definir prioridades, KPIs que serão monitorados e demais necessidades;
  • e o Detalhamento, que é o desdobramento dos planos tático e operacional, e a modelagem financeira do negócio.

De forma prática, além de Rogério, Manoel Lins, que possui ampla experiência como executivo no planejamento e estratégia de Supply Chain, Qualidade e Processos, sólida atuação na gestão de projetos globais e alinhamento regionais e vivência internacional no desenvolvimento de fornecedores na China e Japão, explicará sobre o planejamento e a construção de resultados.

“Demonstraremos as etapas da elaboração e da execução do planejamento, para que seja utilizado de forma estruturada e saudável, potencializando o crescimento sustentável dos negócios”, finaliza Lins, que é Consultor Sênior na Auddas e Ex LATAM Nokia do
Brasil e Grupo Technos.

Assista e Ouça agora o Episódio:

 

Comentários estão fechados.