O mercado editorial brasileiro registrou um crescimento nominal de 3,7% nas vendas ao mercado em 2024, com faturamento total de R$ 4,2 bilhões. No entanto, ao considerar a inflação oficial medida pelo IPCA (4,83%), o setor apresentou retração real de 1,1%.
Os dados constam na Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, conduzida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), com apuração da Nielsen BookData.
Desempenho por subsetores
A pesquisa divide o setor em quatro principais subsetores: Obras Gerais, Religiosos, CTP (Científicos, Técnicos e Profissionais) e Didáticos.
Três deles apresentaram crescimento nominal: Obras Gerais (9,2%), Religiosos (8,7%) e CTP (3,3%). O único subsetor com retração nominal foi o de livros Didáticos, com queda de 5,1%.
Crescimento digital e mudanças no segmento didático
Segundo o presidente do SNEL, Dante Cid, o crescimento de mais de 20% nas vendas de livros digitais ajudou a equilibrar os resultados gerais do setor.
Ele aponta que a queda nos livros didáticos pode estar ligada à expansão de modelos de acesso ao conteúdo integrados a sistemas de ensino, os quais não são completamente captados pela metodologia da pesquisa. Estima-se que esses novos formatos já representem cerca de 50% da categoria.
Venda por gênero literário e preferências do leitor
Entre as novidades da edição de 2024 da pesquisa, destaca-se a inclusão, pela primeira vez, de dados sobre vendas por gênero literário. A categoria de Não Ficção Adulto liderou o faturamento, respondendo por 28,5% das vendas ao mercado.
Já os livros Religiosos foram os mais vendidos em volume de exemplares, com 29,5% do total. Para Sevani Matos, presidente da CBL, esses dados indicam uma diversificação nas preferências dos leitores brasileiros, que demonstram interesse crescente por conteúdos ligados ao conhecimento e à espiritualidade.
Canais de venda e tendências de comercialização
Outro destaque do ano foi a ampliação da participação das livrarias no faturamento das editoras de Obras Gerais. Além disso, canais digitais como sites próprios e marketplaces seguem como meios relevantes para editoras de Didáticos, CTP e, mais recentemente, também para o segmento Religioso.
No entanto, ainda possuem pouca representatividade no segmento de Obras Gerais, conforme observa Mariana Bueno, coordenadora de pesquisas econômicas da Nielsen BookData.
Produção editorial e preço médio dos livros
Em 2024, foram produzidos 44 mil títulos, sendo 23% deles lançamentos. O total de exemplares produzidos chegou a 366 milhões, superando os 320 milhões registrados em 2023. O preço médio dos livros teve variação nominal de 2,9%, abaixo da inflação oficial do período.