O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou suas críticas ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em uma publicação na rede social Truth Social nesta segunda-feira, 21 de agosto. Trump argumentou que a queda nos indicadores de inflação deve levar o banco central a antecipar os cortes nas taxas de juros, referindo-se a Powell como “Sr. Tarde Demais” e reiterando suas alegações de decisões politicamente motivadas por parte do economista.
Trump abordou o tema da política monetária, destacando que muitos pedem cortes nas taxas. Ele citou custos de energia e alimentos em declínio como fatores que contribuem para a ausência de inflação: “Com os custos de energia muito baixos e os preços dos alimentos, inclusive os ovos, substancialmente mais baixos, praticamente não há inflação”, afirmou.
O ex-presidente alertou que, caso não haja cortes nas taxas de juros, a desaceleração econômica pode se intensificar. “Sr. Tarde Demais, um grande perdedor, deve reduzir as taxas de juros, AGORA”, recomendou.
Além disso, Trump também mencionou que a Europa já realizou cortes em suas taxas de juros em sete ocasiões, questionando a eficácia das decisões de Powell em relação ao período eleitoral, quando, segundo ele, o presidente do Fed reduziu as taxas para favorecer seus oponentes, incluindo Joe Biden e Kamala Harris.