Localiza reforça compromisso ESG e compensa 100% das emissões de CO2 - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Localiza reforça compromisso ESG e compensa 100% das emissões de CO2

Com a aquisição de crédito de carbono de área de conservação florestal com manejo sustentável na Amazônia, a Companhia compensou 15.686 toneladas de gases de efeito estufa referentes aos escopos 1 e 2.

Comprometida em avançar ainda mais em sua agenda ESG, a Localiza recorreu ao mercado de créditos de carbono para compensar suas emissões referentes ao escopo 1 e 2 (operacional).

A companhia selecionou o projeto REDD+ Jari Amapá, operado pela Biofílica, e, em contrapartida, possibilitará que os recursos sejam investidos em atividades de manejo florestal sustentável, proteção e recuperação da floresta amazônica e ações para fomentar o desenvolvimento socioeconômico de ao menos 9 comunidades da região.

A aquisição de créditos é referente a 15.686 toneladas de CO2 correspondentes às emissões da movimentação da frota corporativa, ar-condicionado, energia elétrica, transporte de carros entre montadoras, agências e lojas, entre outras. A estratégia está alinhada com o compromisso que a Companhia assumiu em 2017 ao se tornar signatária do Pacto Global da ONU.

“Compensar nossas emissões de carbono é uma das ações que adotamos para combater os efeitos provocados pelo nosso negócio a curto prazo. Queremos gerar impacto positivo de longo prazo, por isso, criamos uma série de ações para redução que estão sendo gradualmente implementadas. Um dos avanços neste sentido é divulgar, pela primeira vez, as emissões do escopo 3, com inventário de gases de efeito estufa completo e auditado, que rendeu o selo ouro do GHG Protocol e, a partir desse inventário, incentivar o uso do etanol como combustível que emite menos que a gasolina”, explica Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza.

A compra de crédito de carbono pela Localiza vai contribuir com a manutenção das ações do projeto que tem evitado o desmatamento médio de 580 hectares por ano, em relação à linha de base estabelecida pelo projeto REDD+.

“A iniciativa da Localiza ser neutra em carbono com um projeto de conservação florestal reflete diferentes aspectos: o reconhecimento de que desmatamento é crítico para as emissões do país, que é possível o setor privado financiar atividades de conversação de flora e fauna, e sua ação leva conscientização da temática aos seus stakeholders — que são milhares e estão espalhados em todos os estados do Brasil. Portanto, a Localiza amplifica e faz parte da solução de um dos maiores desafios socioambientais do país, o pagamento por serviços ambientais das florestas, por meio da compra de créditos de carbono florestais”, comenta Laion Pazian, gerente comercial da Biofílica.

Jornada contínua, sustentável e consistente

A Localiza vem se destacando em outras frentes ambientais, cada vez mais usando de forma consciente os recursos naturais.

Em 2017, tornou-se a primeira empresa do setor a adotar a energia solar como fonte de abastecimento elétrico das suas operações elegíveis.

Hoje, conta com 59 filiais beneficiárias por créditos de energia limpa proveniente de três fazendas solares em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, e 101 unidades que geram energia através da instalação de placas fotovoltaicas em seus telhados, totalizando 160 unidades da rede atendidas.

Com o forte avanço do projeto, em 2021, foram gerados mais de 3.200.000 kWh de energia limpa nas filiais, representando mais de 68% de aumento em relação a 2020.

Além disso, prioriza o uso do etanol em sua frota corporativa. Atualmente, 99% dos carros, quando abastecidos pela própria empresa, utilizam esse combustível por ser considerado menos poluente do que a gasolina.

Outra frente que contribui para reforçar o caminho de sustentabilidade que define o propósito da Companhia é a higienização a seco dos veículos.

A iniciativa reduziu o consumo médio de 30 litros de água para até 200ml em cada operação e, no último ano, esse processo passou de 50,4% para 60,8%, representando um aumento anual de 20,6%. Além de maior controle dos resíduos e efluentes gerados nas filiais.

Os produtos utilizados neste processo de lavagem são, em maioria, biodegradáveis.

Por entender que sustentabilidade é um tema relevante para todos os públicos com os quais atua, a Companhia encoraja os colaboradores a se engajarem em direção a este movimento.

Para isso, realiza nas unidades ações de conscientização e políticas para uso adequado da energia elétrica, como migração de lâmpadas comuns para tecnologia LED, metas sobre consumo energético em contrato de gestão dos colaboradores, troca do equipamento de ar-condicionado das filiais por modelos com tecnologia Inverter e uso de timers para acendimento e desligamento automático da iluminação externa.

Recentemente, a Companhia lançou o Neutraliza, programa destinado a mitigar o impacto do escopo 3 (as emissões provenientes dos veículos utilizados por seus clientes) e, desta forma, abranger toda a sua cadeia de valor.

Assim, os clientes foram convidados a unirem esforços para combater as mudanças climáticas, compensando as emissões geradas durante suas jornadas de mobilidade na empresa.

Para participar do programa e contribuir para deixar um legado para gerações futuras, eles podem optar pelo pagamento adicional de R$ 1,99 por dia para contratos diários ou R$ 0,99 por dia para os mensais.

O valor será destinado à aquisição de créditos de carbono.

A Localiza

A Localiza é a maior empresa de aluguel de carros na América do Sul.

Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação.

Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como uma plataforma de negócios de mobilidade composta por Localiza, Localiza Gestão de Frotas, Localiza Seminovos, Localiza Meoo e Zarp Localiza, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país.

A sinergia das áreas de eficiência aliada à excelência operacional permite à Companhia oferecer as melhores soluções de mobilidade por meio de 620 agências, distribuídas em 5 países da América do Sul.

Comentários estão fechados.