• Recentes
  • Tendências
edit post
Estratégias empresariais para WhatsApp, Instagram e facebook

Estratégias empresariais para WhatsApp, Instagram e facebook

26/04/2023
edit post
Grupo Pátria assume concessão de rodovias no Paraná com desconto no pedágio e novos investimentos

Grupo Pátria assume concessão de rodovias no Paraná com desconto no pedágio e novos investimentos

31/10/2025
edit post
Pix: Novo MED 2.0 Aumenta a Segurança nas Transações e Combate Fraudes

Pix: Novo MED 2.0 Aumenta a Segurança nas Transações e Combate Fraudes

31/10/2025
edit post
Desmatamento na Amazônia e Cerrado Apresentam Queda, Mas Aumento de Incêndios Preocupa Especialistas

Desmatamento na Amazônia e Cerrado Apresentam Queda, Mas Aumento de Incêndios Preocupa Especialistas

31/10/2025
edit post
Candidatos ao Revalida 2025/1 Podem Consultar Resultado de Recursos

Candidatos ao Revalida 2025/1 Podem Consultar Resultado de Recursos

31/10/2025
edit post
Anvisa Proíbe Substâncias Tóxicas em Produtos de Unhas e Esmaltação em Gel

Anvisa Proíbe Substâncias Tóxicas em Produtos de Unhas e Esmaltação em Gel

31/10/2025
edit post
No mesmo dia em que anuncia acordo comercial com a China, Presidente Trump declara intenção de retomar testes nucleares

No mesmo dia em que anuncia acordo comercial com a China, Presidente Trump declara intenção de retomar testes nucleares

31/10/2025
edit post
Operação Magna Fraus Investiga Desvio de Mais de R$ 813 Milhões por Meio de Fraudes em Transferências PIX

Operação Magna Fraus Investiga Desvio de Mais de R$ 813 Milhões por Meio de Fraudes em Transferências PIX

31/10/2025
edit post
Discussão entre parlamentares de direita e esquerda marca sessão após pedido de um minuto de silêncio pelas vítimas de operação policial

Discussão entre parlamentares de direita e esquerda marca sessão após pedido de um minuto de silêncio pelas vítimas de operação policial

30/10/2025 - Atualizado em: 31/10/2025
edit post
Programa Pé-de-Meia Beneficia Estudantes de Baixa Renda com Incentivos para Permanência e Conclusão do Ensino Médio

Programa Pé-de-Meia Beneficia Estudantes de Baixa Renda com Incentivos para Permanência e Conclusão do Ensino Médio

30/10/2025
edit post
Operação Magna Fraus Investiga Desvio de Mais de R$ 813 Milhões por Meio de Fraudes em Transferências PIX

Operação Magna Fraus Investiga Desvio de Mais de R$ 813 Milhões por Meio de Fraudes em Transferências PIX

30/10/2025 - Atualizado em: 31/10/2025
edit post
TSE marca julgamento que pode levar à cassação e inelegibilidade de Cláudio Castro

TSE marca julgamento que pode levar à cassação e inelegibilidade de Cláudio Castro

30/10/2025
edit post
O Uso da Inteligência Artificial no Empreendedorismo

O Uso da Inteligência Artificial no Empreendedorismo

30/10/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sexta-feira, 31 outubro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

Estratégias empresariais para WhatsApp, Instagram e facebook

Tábata Férlin por Tábata Férlin
26/04/2023
em Marketing
Tempo de leitura: 2 minutos
0
A A
Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

CompartilharCompartilhar

“Quem não é visto não é lembrado”. A máxima é para lá de válida quando o assunto é a presença de marcas em mídias digitais.

Talvez você goste de ver:

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Assim, do microempreendedor individual, passando por pequenas e médias empresas, até megacorporações, para todos esses grupos a realização de campanhas publicitárias e promocionais em redes sociais e aplicativos é imprescindível para a conquista de mercado.

Uma das ações mais comuns são os anúncios de mensagens, principalmente por aquelas plataformas mais populares, como WhatsApp, Instagram e Messenger do Facebook.

Trata-se daqueles anúncios em que há um link que leva o usuário para o direct messenger (DM) do Instagram ou do Facebook, ou para o WhatsApp da empresa.

Mas, embora acessíveis e de simples operacionalização, a criação de campanhas e anúncios por essas mídias demanda certas estratégias, para que de fato comuniquem e gerem leads.

Entre elas, é importante dispor de ferramentas de omnichannel, isto é, integrar todos os perfis de uma mesma empresa em uma única conta, assinalam especialistas.

Anúncios

“Os anúncios de mensagens dão visibilidade ao negócio, dão resultados. É uma forma de comunicar, colocar o negócio, a marca, a empresa, perto do cliente, e dos potenciais clientes; fornecer ao público informações sobre os seus produtos. É, enfim, importante para a geração de leads”, afirma a Head de Sucesso do Cliente Mariana Magre, da Poli, startup de automação e integração de canais digitais de atendimento.

A especialista menciona alguns benefícios, práticos.

Por exemplo, o fato de que os anúncios de clique para o WhatsApp levam o cliente diretamente para a equipe de vendas da empresa, dinamizando esse processo.

“Além de melhorar a experiência do cliente, aumenta também sua confiabilidade, mantém um relacionamento de longo prazo, gerando fidelidade e continuidade na prestação do serviço”, pontua Magre.

Ler  Marketing Digital: o que é quais são as principais tendências para 2022

A especialista cita os mais recentes dados do “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil”, estudo sobre o mercado de conteúdos em dispositivos móveis, para ilustrar a importância dessas ferramentas.

O levantamento mostra que o WhatsApp é utilizado por 99% dos usuários de celular no Brasil. E que 81% dos brasileiros entram em contato com marcas e empresas por meio do aplicativo.

“Além de uma ferramenta presente em praticamente todos os smartphones em operação no país, é utilizado com grande frequência: 88% das pessoas usam o WhatsApp todos os dias”, acrescenta a executiva da Poli.

A startup é parceira oficial do grupo Meta, detentor, além do WhatsApp, de outras duas ferramentas massificadas: o Instagram e o Messenger do Facebook.

O estudo “Panorama Mobile” aponta, por exemplo, o crescimento considerável do uso do Instagram. De 2019 a 2022, o percentual de brasileiros com conta na rede passou de 72% para 86%.

O “Direct”, funcionalidade de troca de mensagens pelo Instagram, é a opção de 66% das pessoas na comunicação com marcas, e o Facebook Messenger, 52%.

Por isso, Mariana Magre alerta sobre a necessidade de centralizar e integrar os perfis em uma plataforma única, por meio de soluções omnichannel.

“A comunicação centralizada facilita a vida do consumidor ou do potencial cliente, e da empresa.

Evita ruídos, perdas de informações. Sabe aquela situação em que a pessoa chama pelo WhatsApp, mas o produto foi localizado via Instagram, e aí fica aquela comunicação cruzada, confusa, repetitiva? O omnichannel elimina essa experiência ruim”.

Indo para a criação e distribuição dos anúncios, planejar e estabelecer passos básicos são ações que contribuem para a efetividade da estratégia, pontua o relações públicas João Lucas Fernandes, especialista em homologações e anúncios da Poli.

Ele explica que os próprios aplicativos (WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger) dispõem da funcionalidade específica, de configuração e realização de campanhas.

Entretanto, para além da operacionalização, é importante se dedicar a conceber os anúncios.

Neste sentido, estabelecer um objetivo da campanha – tornar a marca mais reconhecida, ou incentivar uma compra específica, por exemplo; definir o orçamento a ser aplicado; identificar o público potencial; e, ainda, criar um anúncio “do zero” ou promover alguma postagem já existente, com potencial de engajamento, estão entre os quesitos a serem observados.

Ler  Entenda como funciona os novos feeds no Instagram

“Também é importante a criatividade do anúncio. Não é só o orçamento aplicado que garante aproveitamento. Não adianta definir público, estar com tudo bem estruturado, se não houver um anúncio interessante”, recomenda o relações públicas.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: estratégias para redes sociais
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

por Kayene Simao
08/10/2025
edit post
Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

As agências de marketing digital com atuação em nichos específicos registraram, nos últimos dois anos, um crescimento médio 25% superior ao das agências generalistas. A conclusão é de...

Leia maisDetails

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

por Kayene Simao
19/09/2025
edit post
Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

O Brasil conta com mais de 20 milhões de pequenos e médios negócios, responsáveis por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais da metade dos empregos...

Leia maisDetails

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

por Redação
06/09/2025
edit post
LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Para marcar a abertura do The Town 2025, a LATAM Airlines realizou um voo exclusivo Rio–São Paulo com a presença da cantora Ludmilla, que surpreendeu os passageiros com...

Leia maisDetails

Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

por Kayene Simao
05/09/2025 - Atualizado em: 09/09/2025
edit post
Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

O mercado de comunicação visual segue em constante transformação no Brasil, movimentando mais de R$ 50 bilhões anuais e consolidando-se como um dos pilares da experiência de consumo....

Leia maisDetails

E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

por Kayene Simao
16/08/2025
edit post
E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

Conquistar espaço e atenção do público online continua sendo um desafio central para marcas e empreendedores no ambiente digital. Em meio à ascensão das redes sociais e novas...

Leia maisDetails
edit post
Grupo Pátria assume concessão de rodovias no Paraná com desconto no pedágio e novos investimentos

Grupo Pátria assume concessão de rodovias no Paraná com desconto no pedágio e novos investimentos

por Taysa Medeiros
31/10/2025

O Grupo Pátria venceu o processo de concessão do lote 5 de rodovias do Paraná, que inclui importantes trechos de...

edit post
Pix: Novo MED 2.0 Aumenta a Segurança nas Transações e Combate Fraudes

Pix: Novo MED 2.0 Aumenta a Segurança nas Transações e Combate Fraudes

por Taysa Medeiros
31/10/2025

O Pix se consolidou como o principal meio de pagamento no Brasil, com mais de 150 milhões de usuários e...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Desmatamento na Amazônia e Cerrado Apresentam Queda, Mas Aumento de Incêndios Preocupa Especialistas

Desmatamento na Amazônia e Cerrado Apresentam Queda, Mas Aumento de Incêndios Preocupa Especialistas

por Taysa Medeiros
31/10/2025

O desmatamento na Amazônia e no Cerrado brasileiro registrou uma redução significativa nos últimos meses, embora especialistas alertem para o...

edit post
Candidatos ao Revalida 2025/1 Podem Consultar Resultado de Recursos

Candidatos ao Revalida 2025/1 Podem Consultar Resultado de Recursos

por Taysa Medeiros
31/10/2025

Os candidatos da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d