Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Contratação errada pode causar impactos negativos na empresa

Prejuízo pode custar até 15 vezes o salário do funcionário demitido

Quando falamos em contratação, a primeira coisa que nos vem em mente é como o candidato vai aplicar para uma vaga.

Não levamos em conta que a empresa também passa por um processo antes, durante e depois do preenchimento da vaga.

E se o candidato não performar como a empresa espera?

A companhia terá que arcar com diversos tipos de prejuízos que refletem diretamente na produtividade do time, além de ter um impacto financeiro negativo.

Uma contratação errada pode custar de 3 até 15 vezes o salário do colaborador demitido, de acordo com levantamentos de mercado.

“O próprio processo seletivo já gera um custo para a empresa, imagine ter que repetir todo o processo, além dos outros custos como pagamentos referente à demissão, novo exame admissional, uniforme (se houver necessidade), treinamento, integração na equipe, entre outros” explica Jorge Martins, CEO e sócio da consultoria de RH Bullseye Executive Search .

Além disso, o tempo de adaptação de um novo funcionário faz com que, no início, os processos sejam mais lentos, diminuindo temporariamente a produtividade da equipe.

A inserção de um membro que não compartilha dos mesmos objetivos dos demais, tende ainda a causar conflitos e prejudicar o equilíbrio do ambiente de trabalho.

“O ideal é focar não só nas características técnicas necessárias para executar a função, é preciso valorizar também as virtudes éticas, morais e o profissionalismo do candidato. E como muitas das vezes, as empresas não conseguem avaliar o candidato como um todo, podem errar na hora de selecionar”, observa o especialista.

Um planejamento adequado do processo de seleção, com profissionais criteriosos, muitas das vezes evita esses tipos de custos.

Ferramentas e serviços de gestão de pessoas, pensando no desenvolvimento dos colaboradores, são essenciais para manter a produtividade e rendimento da empresa como um todo.

“Investir em um serviço especializado em recrutamento e gerenciamento de equipe é, sem dúvida alguma, mais seguro e assertivo para realizar o processo seletivo. A empresa não para de produzir para realizar o processo, tem o suporte de treinamento adequado à vaga para aquele candidato e ainda, ajuda na evolução organizacional”, finaliza o especialista.

Sobre a Bullseye Executive Search

A empresa foi fundada em 2016 por sócios que desenvolveram suas carreiras em empresas multinacionais.

Juntos, possuem mais de 25 anos de experiência na área de consultoria para empresas de pequeno, médio e grande porte, com foco em recrutamento e seleção de profissionais, mapeamento de mercado, consultoria de negócios e coaching profissional.

Comentários estão fechados.