Conheça 5 hábitos para dirigir melhor - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Conheça 5 hábitos para dirigir melhor

Para você, o que é dirigir bem? Para alguns, dirigir bem é ultrapassar rapidamente outros veículos ou fazer manobras difíceis e perigosas sem sofrer nenhum dano.

Sabemos que para dirigir bem não é necessário apenas um comportamento, mas sim um conjunto de hábitos que garantam a segurança do motorista, passageiros e outras pessoas que estejam na via.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o número total de sinistros na cidade de São Paulo em 2020 foi de 9.837 e 809 pessoas perderam a vida no trânsito.

Pensando em incentivar uma direção mais segura e ajudar a diminuir os acidentes nas vias, a Justos, startup de seguros, chegou esse ano ao mercado.

A empresa vai utilizar dados para oferecer preços mais baixos para quem dirige de maneira consciente.

E como a startup vai poder avaliar quem dirige bem? O aplicativo da Justos consegue analisar se um motorista dirige bem, de acordo com aspectos como velocidade, aceleração, frenagem, se a pessoa mexe no celular enquanto dirige e se faz curvas de forma leve.

Esses dados são colhidos pela tecnologia de telemetria e, para fazer essa análise, é necessário que o motorista conceda as permissões necessárias pelo celular.

Sobre a segurança dos dados, os clientes podem ficar tranquilos. Alan Leal, VP da Justos, assegura que a companhia não consegue saber a localização exata, mas apenas os km pelos quais a pessoa dirige.

“Aqui nós estamos utilizando os dados do cliente para gerar desconto e precificar o seguro de um modo justo para ele”, reforça o executivo.

Confira abaixo como cada comportamento impacta na qualidade da direção.

Direção Focada

Na direção focada, a telemetria avalia se o motorista utiliza o celular enquanto dirige. Esse é um dos aspectos mais importantes a ser avaliado.

Para dirigir de maneira consciente, o motorista precisa manter as mãos firmes no volante e olhos focados na direção e no caminho à sua frente. É preciso deixar o celular de lado mesmo quando receber notificações para ter uma boa pontuação.

Velocidade

É essencial respeitar o limite de velocidade das vias já que, manter a velocidade até ficar abaixo do limite estabelecido e sinalizado garante o controle sobre o veículo, evita possíveis acidentes e também multas por excesso de velocidade.

Frenagem

Para realizar a frenagem de maneira segura, o motorista deve pisar devagar no freio para evitar arrancadas bruscas que dificultam o controle do veículo.

Curvas

Nesse comportamento, é avaliado se o motorista reduz a velocidade para ganhar maior controle e suavidade na entrada e saída de curvas.

Aceleração

Na aceleração, o que conta é acelerar devagar e gradualmente. Pise devagar no acelerador para evitar arrancadas bruscas que dificultam o controle do veículo.

Comentários estão fechados.