O Governing Council do BCE decidiu por elevar as três principais taxas de juros em 75 bps (sendo a taxa de depósito de 0% para 0,75%), enquanto a comunicação do Federal Reserve segue sugerindo que a reunião de setembro será acompanhada de novo ajuste de 75bps.
O Conselho também decidiu sinalizar que continuará elevando o juro nas próximas reuniões para assegurar a convergência para a inflação de 2% no médio prazo. A presidente da instituição, Christine Lagarde, na conferência de imprensa, reforçou que 75 bps não é um ritmo usual de elevação de juro e que o BCE continua distante da sua taxa neutra.
A decisão foi unânime, mas foi repleta de discussões. Entendemos que esta atuação mais dura do BCE e do Fed é prejudicial para as commodities, principalmente as mais cíclicas, com destaque para o café, que pode ter sua demanda fortemente afetada por uma recessão na Europa, e para o petróleo, muito sensível às flutuações da atividade econômica nos EUA.
Quadro climático nos EUA e tensão entre Rússia e Ucrânia seguem ditando o ritmo dos preços, mas noticiário sobre a produção brasileira começa a pesar no mercado.
As negociações de grãos nas últimas semanas apresentaram sentimentos mistos, visto que soja apresentou em boa parte do período tendência de queda, explicado por uma melhora na expectativa sobre a safra dos EUA, enquanto milho foi o oposto – também pela perspectiva de impasses no escoamento de grãos ucranianos.
Além destes pontos, projeções positivas para a soja no ciclo 2022/23 pesaram sobre os preços. Postas estas questões, viés positivo foi retomado para grãos pelo relatório do USDA contrariando o consenso e trazendo maiores cortes na produção dos EUA.
Demanda pela carne bovina no Brasil nos próximos meses pode promover preços mais elevados para as posições deste ano do Boi Gordo. O mercado interno neste ano está enfraquecido, mas os últimos quatro meses deste ano devem contar com a reversão deste quadro. A taxa de desemprego dessazonalizada está em 8,7%, historicamente baixa.
Nesse sentido, a renda disponível das famílias está mais elevada, o que somado ao Auxílio Brasil de R$600, que começou a ser pago no último mês, e os demais estímulos fiscais adicionados à economia neste ano (FGTS, 13º antecipado etc.) devem elevar a demanda pela carne bovina brasileira e trazer preços maiores.