• Recentes
  • Tendências
Rappi-campanha-parceria

Cerca de 78% das empresas familiares brasileiras esperam ver crescimento em 2021

17/02/2021
Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

29/07/2025
Governo inicia novo pagamento do incentivo do programa Pé-de-Meia

Governo inicia novo pagamento do incentivo do programa Pé-de-Meia

29/07/2025
Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

29/07/2025
GNA II é inaugurada no Rio de Janeiro como a maior termelétrica a gás natural da América Latina

GNA II é inaugurada no Rio de Janeiro como a maior termelétrica a gás natural da América Latina

29/07/2025
Santander abre inscrições para programa de trainee com salário de até R$ 9,2 mil

Santander abre inscrições para programa de trainee com salário de até R$ 9,2 mil

29/07/2025
Brasil deixa novamente o Mapa da Fome da ONU após avanços sociais e econômicos

Brasil deixa novamente o Mapa da Fome da ONU após avanços sociais e econômicos

29/07/2025
Dólar sobe com tensão Brasil-EUA e fortalecimento global da moeda americana

Dólar sobe com tensão Brasil-EUA e fortalecimento global da moeda americana

29/07/2025
Ibovespa recua com tensão pré-tarifária e cenário político interno

Ibovespa recua com tensão pré-tarifária e cenário político interno

29/07/2025
Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

29/07/2025
Feirão do Turismo 2025 terá edição presencial em São Paulo e versão online para todo o país

Feirão do Turismo 2025 terá edição presencial em São Paulo e versão online para todo o país

29/07/2025
Ford investe mais US$ 40 milhões na fábrica da Argentina para ampliar produção da Ranger

Ford investe mais US$ 40 milhões na fábrica da Argentina para ampliar produção da Ranger

29/07/2025
Lula sanciona programa que devolve impostos a micro e pequenas empresas exportadoras

Lula sanciona programa que devolve impostos a micro e pequenas empresas exportadoras

28/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
terça-feira, 29 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Empreendedorismo

Cerca de 78% das empresas familiares brasileiras esperam ver crescimento em 2021

Redação por Redação
17/02/2021
em Empreendedorismo
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Rappi-campanha-parceria
CompartilharCompartilhar

As metas de crescimento das empresas familiares no Brasil são ambiciosas para 2021 e 2022:

Talvez você goste de ver:

Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

Rio de Janeiro é o estado com mais mulheres empreendendo no Brasil

TransformAção 3.0: Capacitação para Empreendedores Sociais

o estudo Family Business Survey 2021, da PwC, aponta que 78% das empresas esperam ver crescimento já neste ano, perspectiva maior que os 65% dos entrevistados no mundo.

Outros 85% dos participantes sinalizaram que o crescimento é esperado para o próximo ano, índice semelhante aos 86% registrados nas respostas globais.

A perspectiva positiva se deve ao forte desempenho no último ano financeiro (antes da Covid-19), no qual 63% experimentaram crescimento e apenas 13% registraram redução nas vendas.

Os números brasileiros são mais otimistas do que em outros países – uma vez que, globalmente, 55% das empresas familiares cresceram, enquanto 19% encolheram.

O relatório também destaca que as principais prioridades das empresas familiares brasileiras nos próximos dois anos são a expansão para novos mercados e segmentos de clientes, o aumento do uso de novas tecnologias e a digitização, o aprimoramento das capacidades digitais e a introdução de novos produtos e serviços.

“As empresas familiares responderam rapidamente aos desafios postos pelo Covid-19. Em março de 2020, havia muita incerteza sobre como responder ao novo cenário. As famílias foram buscar força e inspiração nos seus valores e propósito. Isso fez toda a diferença na velocidade e coerência da resposta à crise”, diz o líder de Empresas Familiares da PwC Brasil, Carlos Mendonça.

A pesquisa, feita com 2.801 participantes de 87 países (com 282 entrevistas realizadas no Brasil), traz ainda as percepções sobre o futuro das companhias, relação entre as gerações, impactos de ações sociais e digitização do negócio.

As questões relacionadas à sustentabilidade estão mais abaixo na ordem de prioridade das empresas familiares brasileiras quando comparadas com as respostas globais.

Entre os dados apresentados, destacam-se os níveis de confiança, transparência e comunicação, considerados bastante elevados entre as empresas familiares brasileiras.

Ler  Como montar um e-commerce? Confira esses 9 passos

Apenas 51%, porém, afirmam que há alinhamento da família na direção da empresa.

Além disso, assim como entendem a importância da Tecnologia, há evidências claras entre as empresas familiares brasileiras de que ter os valores da família na forma escrita se correlaciona fortemente com o sucesso e outros atributos positivos (incluindo boa comunicação, alinhamento familiar e transparência).

Nesse sentido, 24% dos respondentes brasileiros afirmam ter um plano de sucessão em vigor robusto, documentado e comunicado. Entre as entrevistas internacionais, esse número é de 30%.

De acordo com a pesquisa, quase metade das empresas familiares brasileiras sente que tem a responsabilidade de combater as mudanças climáticas e suas consequências.

No entanto, apenas 44% garantem que a sustentabilidade está no centro de tudo o que fazem, ante 49% globalmente. Em relação ao Brasil, apenas 39% dos entrevistados têm uma estratégia de sustentabilidade desenvolvida e comunicada, acima dos 37% apontados globalmente.

Crescimento

A pesquisa sugere que as empresas familiares resistiram à pandemia relativamente bem.

Menos da metade dos participantes no mundo (46%) espera que as vendas caiam mesmo com a pandemia, e os entrevistados se declaram otimistas em relação à capacidade de seus negócios de resistir e continuar a crescer em 2021 e 2022.

No Brasil, o estudo da PwC indica que 23% dos respondentes estão se concentrando em proteger seu negócio principal, garantindo que sobreviva a essa fase. Em um prazo mais longo, 80% das empresas familiares brasileiras querem proteger o negócio como o bem mais importante da família, semelhante às respostas dos respondentes dos outros territórios.

Sustentabilidade

Em um ano em que as empresas tiveram que transformar a forma como atendem às necessidades da sociedade e do meio ambiente, as empresas familiares correm o risco de ficar para trás.

Enquanto mais da metade (55%) dos entrevistados viram o potencial de seus negócios para liderar em sustentabilidade, apenas 37% têm uma estratégia definida em vigor.

As empresas europeias e americanas estão atrás de suas contrapartes asiáticas em seu compromisso de priorizar a sustentabilidade em suas estratégias.

Ler  Revendedora Boticário: como funciona

Cerca de 79% dos entrevistados na China continental e 78% no Japão relataram colocar a sustentabilidade no centro de tudo o que fazem. Nos EUA, 23%, e, no Reino Unido, 39%. Negócios maiores e pertencentes a gerações posteriores também resistem à tendência, com mais foco na sustentabilidade.

No caso do Brasil, por exemplo, em uma lista de prioridades para os próximos dois anos, 21% dos entrevistados afirmam que pretendem aumentar a responsabilidade da companhia e 7% disseram ter a intenção de aumentar investimentos e atividades de forma a apoiar a comunidade local. Apenas 6% dos entrevistados afirmaram ter planos para reduzir as emissões de carbono nos próximos 24 meses.

Os resultados completos da pesquisa Family Business Survey 2021 – Brasil, podem ser acessados em aqui.. A ferramenta, disponível no site, permite a seleção de dados por regiões e países, permitindo sua comparação com os resultados globais.

Sobre a PwC Brasil

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes.

Somos um Network de firmas presente em 157 países, atuando no Brasil há 105 anos, dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações.

Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: pwc.com.br

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

por Kayene Simao
29/07/2025
Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

O crescimento de um pequeno negócio costuma ser motivo de comemoração, mas também exige atenção redobrada. Para microempreendedores individuais (MEIs), ultrapassar o limite de faturamento anual ou ampliar...

Leia maisDetails

Rio de Janeiro é o estado com mais mulheres empreendendo no Brasil

por Kayene Simao
21/07/2025
Brasileiras expandem presença no empreendedorismo internacional com apoio logístico na China

O Rio de Janeiro é o estado com o maior percentual de mulheres à frente de negócios no Brasil. Dados do Sebrae Rio indicam que 39% dos empreendimentos...

Leia maisDetails

TransformAção 3.0: Capacitação para Empreendedores Sociais

por Kayene Simao
19/07/2025
Empreendedor investe R$ 1 milhão em plataforma para impulsionar manufatura 3D no Brasil

O Instituto Sabin anunciou a abertura das inscrições para a terceira edição do programa TransformAção, uma plataforma gratuita de formação voltada a pessoas interessadas em empreender com foco...

Leia maisDetails

Internacionalização de empresas brasileiras para os EUA exige planejamento e preparo

por Kayene Simao
07/07/2025
Internacionalização de empresas brasileiras para os EUA exige planejamento e preparo

A expansão de negócios brasileiros para os Estados Unidos continua a despertar o interesse de empresários em busca de novos mercados e estabilidade econômica. No entanto, dados recentes...

Leia maisDetails

Abertura de empresas bate recorde no primeiro semestre de 2025, mas desafios persistem

por Kayene Simao
03/07/2025
Abertura de empresas bate recorde no primeiro semestre de 2025, mas desafios persistem

O Brasil registrou 2,6 milhões de novas empresas abertas entre janeiro e junho de 2025 — o maior número já contabilizado para um primeiro semestre desde o início...

Leia maisDetails
Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

por Kayene Simao
29/07/2025

A moda circular tem se consolidado como uma abordagem estratégica para repensar a produção e o consumo no setor têxtil...

Governo inicia novo pagamento do incentivo do programa Pé-de-Meia

Governo inicia novo pagamento do incentivo do programa Pé-de-Meia

por Kayene Simao
29/07/2025

A Caixa Econômica Federal iniciou na segunda-feira (28) o pagamento de mais uma parcela do incentivo por frequência escolar do...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

por Kayene Simao
29/07/2025

O crescimento de um pequeno negócio costuma ser motivo de comemoração, mas também exige atenção redobrada. Para microempreendedores individuais (MEIs),...

GNA II é inaugurada no Rio de Janeiro como a maior termelétrica a gás natural da América Latina

GNA II é inaugurada no Rio de Janeiro como a maior termelétrica a gás natural da América Latina

por Kayene Simao
29/07/2025

Foi inaugurada na segunda-feira (28) a Usina Termelétrica GNA II, localizada no Porto do Açu, no Norte Fluminense (RJ). Considerada...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d