O cartão de crédito consignado é muito parecido com um cartão de crédito convencional. No entanto, é exclusivo para quem pode pegar um empréstimo consignado.
Sendo assim, esse cartão está disponível apenas para aposentados e pensionistas do INSS e para servidores públicos federais e estaduais.
A principal diferença entre eles é a forma de pagamento. A cobrança não vem por meio de boleto para que você efetue o pagamento. O valor é descontado automaticamente de sua conta no dia da data de vencimento.
Além de não poder atrasar, você também não pode optar por pagar um valor mínimo da parcela da fatura, o débito é feito integralmente. Por isso, as taxas de juros deste cartão são mais baixas em comparação às dos cartões convencionais.
O cartão de crédito consignado pode ser obtido diretamente com o banco no qual a pessoa tem conta. Pode haver pequenas variações entre as instituições, mas, em geral, é necessário levar os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de recebimento do benefício (obtido no site do INSS).
Como funciona o cartão de crédito consignado?
O cartão de crédito consignado tem como público-alvo aposentados, pensionistas e servidores públicos. Além de trabalhadores de empresas privadas e militares das Forças Armadas.
Por lei, o cartão consignado pode utilizar um limite de até 35% do seu salário. Já na modalidade empréstimo, o valor reduz para 30%. Contudo, é possível combinar a utilização do empréstimo com o cartão consignado, sendo 30% do salário para o primeiro e 5% para o segundo.
Decerto, o cheque especial e cartões de crédito comuns possuem uma taxa maior que 20% ao mês. No entanto, em alguns casos, o cartão de crédito consignado possui uma taxa mensal de 3,5% ao mês, em média.
No caso de aposentados e pensionistas do INSS, a taxa nominal segue o teto de 3,00% ao mês.
Já o limite do crédito consignado depende do valor do salário ou benefício. O valor da parcela vai depender também do valor gasto e do prazo escolhido para pagamento. O limite do cartão de crédito consignado é, em média, de 25 a 27 vezes o valor da margem consignável.
Portanto, mesmo que a pessoa tenha uma renda garantida no fim do mês e o banco tenha certeza do recebimento da parcela, ele avalia o histórico financeiro do cliente e todas as condições para liberar o valor requerido.
Vantagens do cartão de crédito consignado
A principal vantagem de utilizar um cartão de crédito consignado é não ter problemas com os juros do atraso das parcelas da fatura. Isso porque as taxas são combinadas previamente e o pagamento é debitado automaticamente. Ou seja, você não vai se endividar com facilidade.
Além disso, esse tipo de cartão não tem anuidade. Outro ponto positivo é que para ter um cartão de crédito consignado não é necessário que o cliente esteja com o nome limpo.
Especialmente por não ter como atrasar as parcelas e pela comprovação de renda ser feita previamente através do convênio com a financeira. Sendo assim, o banco não corre o risco de que você não pague a dívida.
Desvantagens
De fato, manter um cartão de crédito consignado sai mais barato do que ter um cartão comum. Entretanto, é uma opção mais cara do que um empréstimo consignado tradicional.
As taxas e juros cobrados são mais altos. Além disso, essa é uma opção extremamente segura, mas não deixa de ser uma estratégia que vai comprometer seu salário durante um tempo.
Portanto, tudo precisa ser planejado e controlado para que não ocorram imprevistos. Pense bem e avalie antes de optar por esse tipo de cartão.
Opções de cartões de crédito consignado
Com tantas opções de cartão de crédito consignado no mercado fica difícil escolher a melhor entre elas. Por isso, acreditamos que o melhor cartão para aposentados, pensionistas, servidores e trabalhadores CLT é aquele que oferece as melhores vantagens de pagamento.
Então, vale a pena pesquisar cada cartão de crédito consignado e fazer comparações e simulações para escolher a opção ideal. A seguir estão algumas das instituições financeiras que oferecem cartões de crédito consignado:
- Caixa
- BMG Card
- Banrisul
- Bradesco
- Daycoval
- Inter
- Mercantil
- Banco Pan
- Olé Consignado
Leia também:
Empréstimo consignado para aposentados, vale a pena?
Como funciona o cartão consignado Cetelem para aposentados e pensionistas do INSS?