Carro por assinatura ganha força na nova economia - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Carro por assinatura ganha força na nova economia

*Por André Campos, CEO da For You Fleet

Desde 2014, o brasileiro desfruta do transporte individual por aplicativo.

Aluguel mensal de carros era realidade para apenas uma pequena parcela da população.

A novidade via App, porém, levou muitas pessoas a abandonarem o desejo de ter um carro próprio em troca da comodidade do serviço leva e traz na palma da mão.

A questão é que a oferta já não tem apresentado mais a mesma qualidade, inclusive, com as principais fornecedoras sendo multadas pelo excesso de números de cancelamentos das corridas.

Como é fácil de concluir, esses cancelamentos geram muitos inconvenientes para os usuários do serviço.

Somado a isso, existe o aumento das tarifas do serviço por aplicativo e a precariedade do transporte público.

Tudo isso tem feito com que algumas pessoas voltem a considerar ter um veículo à disposição, mas por meio da modalidade assinatura anual de carro.

Isso se dá por conta de diversos fatores, como valores envolvidos, facilidade e serviços incluídos.

Desvalorização

Uma das questões importantes após a compra de um carro zero quilômetro é a desvalorização que o produto sofre assim que é retirado da loja.

Por exemplo, se você comprou um Fiat Toro Freedom em 2018, deve ter pago cerca de R$ 100 mil pelo automóvel.

Ao deixar a concessionária, a desvalorização sofrida girou entre 10% e 20%.

Passados dois anos, o valor do automóvel voltou a reduzir cerca de 30%, segundo estudo da consultoria Kelly Blue Book, especializada em precificação no mercado automotivo.

Isso quer dizer que quase um terço do seu investimento na aquisição de um bem se perde em apenas dois anos. Somando os custos com IPVA, manutenção, seguro e outros gastos, o prejuízo fica ainda maior.

A alternativa possível atualmente é entrar em uma loja, escolher um veículo 0km desejado e customizado, independentemente da marca, do modelo e dos opcionais.

Então, em vez de você assumir as burocracias e os custos de um financiamento, você fecha um contrato de 12 meses para desfrutar do bem mediante um pagamento mensal.

No final do período, você pode simplesmente devolver o veículo ou renovar o acordo, trocando-o por outro 0km.

Além disso, um aluguel mensal de carros completo ainda beneficia o cliente com serviços de concièrge, leva e traz para reparos e revisões e gestão de multas, seguro e IPVA.

É possível ter ainda mais vantagem quando o contrato oferece flexibilidade quanto ao acordo de quilometragem, em uma verdadeira relação de ganha-ganha.

Uma dúvida constante que os consumidores fazem é para qual perfil de cliente este serviço melhor atende.

A modalidade

A assinatura anual de carro surgiu para ajudar quem quer rodar com um zero KM, mas não pode ou não quer aderir a um financiamento de veículo.

Outro caso que vale destaque é se o consumidor está acostumado a trocar de carro a cada três anos, no máximo quatro, o modelo se torna vantajoso, principalmente devido à desvalorização do veículo zero.

Mas se a troca vier acima desse período é preciso tomar a decisão após avaliar os valores.

Pesquisando sobre como está o mercado de automóveis no Brasil atualmente, chegamos à conclusão que a assinatura anual de carro oferece uma excelente relação custo-benefício.

Comentários estão fechados.