A Nestlé está lançando no mercado brasileiro de cafés 30 novos itens das marcas NESCAFÉ, Starbucks e NESCAFÉ Dolce Gusto, as mais valiosas e icônicas do setor. O objetivo é elevar o padrão da oferta de cafés ao brasileiro, reforçar a presença das marcas para cobrir todas as ocasiões e perfis de consumo, além de valorizar as origens e a produção sustentável nas lavouras cafeeiras. A empresa está investindo R$ 300 milhões desde o desenvolvimento de produtos, linhas para fabricação dos produtos, apoio técnico aos produtores, além de marketing, distribuição, ações e atividades nos pontos de venda.
Dentre as novidades o principal destaque é a entrada da empresa no segmento de torrado e moído com as marcas NESCAFÉ Gold, NESCAFÉ Origens e Starbucks, fruto da parceria global com a Nestlé, na qual a empresa investiu US$ 7,15 bilhões no direito perpétuo e global de comercialização, exclusivamente no varejo, de produtos com a marca.
“Vamos liderar um movimento para oferecer ao consumidor não somente mais opções, mas também informações sobre origem, preparo e torra. Estamos trazendo o que há de melhor para atender a demanda de um consumidor que está cada vez mais exigente”, destaca Rachel Muller, diretora de cafés da Nestlé Brasil.
Os lançamentos estão alinhados com a estratégia global da empresa de investir nas categorias de alimentos e bebidas de alto crescimento como café, nutrição e petfood. Nesse cenário, o mercado de cafés premium no Brasil está em rota de crescimento, o que retrata uma transformação nos hábitos de consumo. Para se ter ideia, o mercado brasileiro de cafés especiais registrou um crescimento superior a 20% nos últimos dois anos e movimentou R$ 1,7 bilhão no varejo, segundo dados da Associação Brasileira de Cafés de Especialidade (BSCA).
O Brasil é o maior produtor de café do mundo e a bebida é a mais consumida no País, segundo dados do Euromonitor/Nielsen. “Como um dos mais relevantes mercados da Nestlé no mundo, tanto em porte quanto em presença e reconhecimento das marcas, o Brasil é um território relevante para a empresa e, por isso, recebe lançamentos tão especiais para a Nestlé e o maior investimento em novos produtos”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.
Produção responsável e sustentável
No Brasil, a Nestlé implementou em 2011, o programa global Nescafé Plan, para fomentar o desenvolvimento de produtores locais para a criação de um novo padrão de produção, atendendo especificações de sustentabilidade, por meio do Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C). Trata-se do maior programa de sustentabilidade de cafés do mundo em termos de volume de Responsible Sourced e alcance de produtores. A empresa tem o compromisso de investir CHF 350 milhões (francos suíços) até 2020 como parte do plano de apoiar produtores, comunidades e planeta.
No Brasil, o programa engloba hoje 690 produtores de café, todos no sistema de certificação 4C, que garante a rastreabilidade do café da fazenda à fábrica, e a sustentabilidade das fazendas por meio a aplicação de indicadores econômicos, sociais e ambientais. Está presente em 26 municípios do Espírito Santo, 11 municípios da Bahia e 1 município em Minas Gerais. Em 2019, foram incluídas outras três regiões – Chapada Diamantina (BA), São Sebastião do Paraíso (sul de Minas Gerais) e Serras Alto do Parnaíba (cerrado mineiro).
No âmbito de Nespresso, a companhia estabeleceu, em 2003, uma parceria com a Rainforest Alliance para criar o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, que se expandiu para incluir mais de 100 mil produtores do mundo todo que recebem o apoio de mais de 450 agrônomos. No Brasil, são diversos projetos para que a produção seja cada vez mais sustentável.
A produção de Starbucks manterá a origem já existente, composta por cafés arábica de qualidade superior de todas as três regiões de cultivo de café em toda a América Latina, Indonésia e África. Todos os produtores são verificados por meio do programa de aquisição ética da Starbucks C.A.F.E. Práticas. O programa garante o café da mais alta qualidade, juntamente com métodos de cultivo ambientalmente responsáveis, condições de trabalho justas, e total transparência econômica da fazenda à xícara.
Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2.000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. Está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.