O Diplomacia Civil, do Instituto Global Attitude, seleciona jovens brasileiros até o dia 29 de julho para participar de duas delegações que serão enviadas a conferências internacionais de alto nível em outubro. A primeira vai participar do WTO Public Forum, evento da Organização Mundial do Comércio (OMC) a ser realizado em Genebra, na Suíça. Já a segunda estará presente no Annual Meetings, organizado pelo Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, nos Estados Unidos.
Fora as atividades nos dois fóruns, os delegados escolhidos vão contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo Diplomacia Civil, bem como acesso aos Diplo.Labs – workshops online de capacitação, realizados previamente. Estudantes, profissionais e pesquisadores jovens podem se inscrever, independente da área de formação. A seleção leva em conta tanto o desempenho acadêmico quanto o interesse pela temática abordada nos encontros, além de um artigo a ser desenvolvido na preparação para a viagem.
WTO Public Forum
Com previsão de 1,5 mil participantes, o tema do WTO Public Forum neste ano será “Avanços no Mercado: adaptando-se a um mundo em mudança”, com foco no debate sobre a oferta de serviços no cenário internacional, as demandas trazidas por milennials e pessoas da geração Z à economia global e como o comércio pode se adaptar às novas tecnologias.
Para Ives Reis, que participou como delegado no evento da OMC em 2018, a capacidade de fazer networking foi um dos grandes pontos altos. “Foi a experiência mais relevante que me ocorreu em termos acadêmicos”, afirma. “Além das discussões travadas nos paineis e de todo conhecimento adquirido, a seleção feita pelo Instituto Global Attitude garantiu a estruturação de uma delegação de altíssimo nível.”
Annual Meetings
Principal conferência do BM e do FMI, o Annual Meetings de 2019 tem previsão de receber até 13 mil participantes, com debates sobre o atual quadro financeiro mundial, o avanço das duas organizações no ano e novas políticas financeiras. Entre os participantes estão autoridades da economia global como Jim Yong Kim, presidente do Banco Mundial, e Christine Lagarde, diretora-gerente do FMI, além de ministros e economistas de renome.
A ex-delegada Mariana Eugênia Cirillo esteve presente na edição de 2017 por intermédio do Diplomacia Civil, destacando a chance de aprender mais sobre tópicos como regulação bancária, dívida pública e a relação entre economia e tecnologia. “É um contato direto com aqueles que, de fato, executam as políticas e estabelecem as diretrizes econômicas”, diz. “A partir de seminários com ampla participação do público espectador e de reuniões que tivemos com diretores do Banco Mundial, pudemos refletir de que forma poderíamos trazer boas medidas econômicas para o nosso país.”
Sobre o Diplomacia Civil
Iniciativa do Instituto Global Attitude, o programa tem a missão de engajar jovens brasileiros na agenda mundial por meio de capacitação e coordenação de delegações para conferências internacionais, permitindo que futuros líderes brasileiros tenham voz ativa no cenário externo. Desde 2011, o Instituto Global Attitude já coordenou a participação de mais de 350 jovens em programas internacionais.
Serviço
Participação no WTO Public Forum
Prazo para inscrições: até 29 de julho de 2019
Quando: de 6 a 13 de outubro de 2019
Onde: Genebra (Suíça)
Participação no Annual Meetings
Prazo para inscrições: até 29 de julho de 2019
Quando: de 13 a 21 de outubro de 2019
Onde: Washington (EUA)