O mercado imobiliário experimenta mudanças e novas tendências com o advento da pandemia.
No período, muitos inquilinos tiveram contratos de aluguel encerrados pela dificuldade de honrar o compromisso e renegociaram valores, como apontam os dados da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic).
Segundo o levantamento, 34% dos contratos dos imóveis residenciais e comerciais da carteira de locação foram ajustados no início da pandemia, em abril de 2020.
De acordo com Jardel Cardoso, CEO da CredPago , startup referência em garantia de aluguel, principalmente nos primeiros meses da pandemia, muitas imobiliárias tinham grande parte de suas carteiras de locações garantidas por fiadores pessoas físicas.
Com isso, nos momentos de inadimplência alta e ao contatarem os respectivos fiadores, eles também afirmavam que estavam com dificuldades financeiras.
“Eliminar a figura do fiador descomplica o processo de contratação e evita esse tipo de situação constrangedora, pois a negociação da cobrança é direto com o locatário”, comenta Jardel.
Setor 100% conectado
A pandemia também fez com que muitos inquilinos buscassem apartamentos pela internet com tours virtuais 360º e até mesmo videoconferências.
“Além da praticidade na busca, a facilidade de alugar um imóvel com recursos online reduz a burocracia e o tempo gasto com visitas, o que agrada diversos públicos. A pandemia acelerou o processo de digitalização da jornada de locação, fazendo com que mais de 80% do processo já seja realizado sem que o locatário necessite sair de casa”, analisa o CEO da CredPago.
Na outra ponta, o ambiente virtual também permite que imobiliárias e corretores de imóveis gerenciem melhor as informações sobre todo o processo de locação por meio de computadores, tablets e celulares, facilitando consultas e otimizando os contratos. “Em 2021, as soluções tecnológicas que agilizam as tratativas devem ser mantidas. Mas, ao mesmo tempo, precisam evoluir junto ao comportamento do consumidor”, conclui Jardel.
Sobre a CredPago
Baseada nos pilares de inovação e tecnologia, a startup atua com milhares de imobiliárias por todo o Brasil e tem como objetivo principal simplificar o mercado imobiliário, atuando em todo o funil do processo de aluguel.
A CredPago oferece diversas ferramentas de acesso para o mercado imobiliário, como aplicativo para gestão completa de aluguéis, seguro residencial para imóveis alugados, assinatura de contrato totalmente eletrônica, simulador de locação online e também aceita várias formas de pagamento: TED (Transferência Eletrônica Disponível), boleto, PIX e opção de parcelamento em até 12 vezes pelo cartão de crédito e negocia a inadimplência dos inquilinos.
A startup tem como missão permitir que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso à moradia através de um serviço ético, eficiente e feito com excelência. http://www.credpago.com.br/.