Ser referência em sustentabilidade no mercado de desenvolvimento urbano. Essa é uma das metas ESG da principal urbanizadora do país, a Alphaville Urbanismo, que tem em seu DNA o cuidado com o meio ambiente.
Pensando nisso, a empresa adotou uma iniciativa inédita no segmento: desde 2019 mantém uma equipe própria de engenheiros ambientais em todas as obras, que acompanham a implantação de todos os programas ambientais e auxiliam no controle e cuidado ao meio ambiente das obras.
Além disso, a Alphaville cria um regulamento ambiental próprio para cada empreendimento, aspecto presente nos contratos dos clientes. Através do regulamento ambiental, os futuros moradores entenderão todos os cuidados que a companhia teve com o meio ambiente e todas as regras ambientais que precisam ser seguidas ao longo da ocupação, demonstrando o valor agregado ambiental que foi dado ao empreendimento.
A ideia é que, tanto a obra como o dia a dia do residencial, respeitem cada ecossistema local e que os loteamentos se integrem a eles de forma adequada e sustentável.
“Os empreendimentos da Alphaville são projetados com o que há de mais moderno nos cuidados com o meio ambiente, como a utilização de drones para mapeamento dos terrenos, que determinam suas características nas fases iniciais das obras. Nossa preocupação com o meio ambiente começa desde a escolha do local e da criação do conceito de um empreendimento, mas sabemos que o momento da execução é crucial”, conta Tatiana Nosé, gerente de meio ambiente da Alphaville Urbanismo.
Nosé explica ainda que, com o engenheiro ambiental em campo, é possível identificar novas oportunidades de economia de recursos e minimização de impacto e ter indicadores de sustentabilidade precisos.
Além disso, a troca de experiências entre os engenheiros e os demais profissionais da Alphaville Urbanismo ajuda a disseminar informações sobre boas práticas ambientais, criando padrões de sustentabilidade que são refletidos nas obras e levados para o dia a dia de cada um.
Parcerias
As equipes de engenharia ambiental auxiliam no descarte correto de resíduos resultantes das obras. Somente em 2021, 1.885 toneladas de resíduos foram destinadas à reciclagem, como aponta o mais recente Relatório de Biodiversidade 2021 da companhia.
A Alphaville Urbanismo possui parcerias com organizações que atuam com reciclagem e coleta seletiva de materiais nas regiões das construções dos residenciais.
Também são realizados projetos que fomentam a economia local das comunidades ao redor dos loteamentos e capacitam pessoas que se interessem por cuidados ambientais.
Em um único empreendimento, O Alphaville Guarajuba, localizado em Camaçari, Bahia, mais de 150 toneladas de materiais deixaram de ser descartadas. Dessas, 41,4 toneladas foram enviadas a cooperativas locais que atuam com reciclagem e 113,12 toneladas de concreto foram transformados em britas e reutilizadas na própria obra.
O compromisso com o meio ambiente ganhou ainda mais importância no projeto, por agregar uma ação social.
O junco extraído das lagoas da área do residencial Alphaville Guarajuba foi destinado ao Programa de Reaproveitamento do Junco com capacitação técnica de mulheres de Cancelas, na área rural de Monte Gordo, para ser transformado em bolsas, carteiras, cachepôs e outros itens de decoração.
Com isso, além de promover a limpeza de lagoas no local, a companhia contribuiu para o reaproveitamento de um material que seria descartado e estimulou o empreendedorismo entre a comunidade.
No Alphaville Guarajuba, com entrega prevista para outubro, foi feito um planejamento para que sejam preservadas, principalmente, tartarugas-marinhas, em parceria com o Projeto Tamar. São feitas pesquisas na região para os cuidados de cinco espécies protegidas.
Outra medida significativa que vem sendo adotada pela Alphaville Urbanismo é a instalação de painéis para geração de energia fotovoltaica.
Isso permite que as edificações das áreas comuns dos residenciais sejam 100% autossustentáveis, diminuindo a emissão de gás carbônico e proporcionando uma economia de até 80% no consumo de energia como nas marcas Alpha Casas e Reservas Alpha, braços de incorporação residencial da empresa.
“Uma das características dos empreendimentos da Alphaville Urbanismo é ter um desenho urbanístico que mantém uma área de preservação além do exigido pelas autoridades, mesmo quando não se discutia ESG. Nas últimas décadas, fomos incorporando práticas cada vez mais sustentáveis e queremos sempre ser referência em cuidados com o meio ambiente. Sabemos que isso é algo positivo para os nossos clientes e para o planeta em que vivemos”, completa Nosé.
Sobre a Alphaville Urbanismo
A Alphaville Urbanismo surgiu em 1973, na cidade de Barueri-SP, com um propósito pioneiro de idealizar e construir loteamentos residenciais e comerciais de qualidade, inovadores, sustentáveis e exclusivos dentro do segmento urbano.
Atualmente está presente em 23 estados, além do Distrito Federal, e oferece aos clientes empreendimentos que proporcionam conforto, segurança e comodidade.
A empresa também promove a Fundação Alphaville, iniciativa que atua para integrar e realizar boas práticas em todas as regiões onde está presente, como ações sociais, sustentáveis, econômicas e atividades que viabilizam a união entre os seus clientes.