Quem é a persona do seu negócio? Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer, não importa se irá vender no meio físico, online ou em ambos. A partir dela será possível definir todas as suas ações e formas de conquistar clientes, sem contar que quem conhece sua marca cria uma forte identificação.
Ainda assim, existem mais motivos que explicam porque é tão importante conhecer e criar a sua persona. Confira!
Definir seus conteúdos
Mesmo que opte apenas pelo meio online, você precisa trabalhar o SEO para loja virtual. Para isso, deve entender o que chama a atenção do seu cliente e o leva ao clique. A descrição do produto requer algo chamativo, assim como os demais conteúdos de seu site e redes sociais.
Você pode investir em um blog com dicas relacionadas ao produto ou fazer postagens no Instagram e em outras redes, por exemplo. Também ajuda definir a frequência de postagens, se tem mais texto ou imagem e até se o conteúdo funciona melhor em vídeo ou em modo estático.
Trabalhar estratégias certeiras
O que conquista seu cliente? A persona bem definida tem gostos pessoais, valores e formas de agir que condizem com seu público-alvo. Assim, você começa a definir estratégias para conquistar essas pessoas. Vale comentar que não é preciso ter uma única persona, ainda mais nos casos de venda de produtos e serviços variados.
No entanto, pense num exemplo: uma marca de produtos jovens teria uma persona descolada, que fala de um jeito mais coloquial e está antenada em redes sociais, como o TikTok e o Instagram. Assim, fazer um anúncio no Facebook seria um erro de estratégia, já que lá o público é mais velho, predominantemente adulto.
Gerar identificação
Outra função importante da persona é ajudar na identificação, quase como tornar a marca uma pessoa de verdade, alguém com quem o cliente teria um forte vínculo de amizade. Assim, quando o cliente em potencial encontra o produto ou serviço, a primeira frase que vem em sua mente é: “isso foi feito para mim” ou “essa marca é para mim”.
Essa identificação pode acontecer de várias formas e o ideal é trabalhar o máximo delas: pela linguagem utilizada, pelos valores da marca, pelo tom adotado e até por seus posicionamentos em relação a determinados assuntos. Este último, inclusive, pede cuidado, afinal, pode resultar em unfollow e até deixar a imagem da marca negativa.
Determinar tom e linguagem
Imagine uma situação simples: uma marca que vende para o público adulto se comunicando em uma linguagem jovial demais, descolada demais e nas redes sociais erradas. Isso certamente não daria certo, já que não conseguiria conversar com o público. Então, mesmo que o dono do negócio seja jovem, ele precisa dialogar com seus clientes.
A persona é uma maneira prática de determinar a melhor linguagem e tom para falar com as pessoas que podem se interessar pela marca. Acontece de atrair alguém “fora da curva” que acabe levando o produto? Acontece. Mas saiba que essa pessoa é uma exceção, e você precisa focar no seu público-alvo.
Conhecer melhor seu cliente
Uma pergunta que pode ser bastante difícil de responder para quem está começando um negócio: quem é seu cliente? A persona acaba, então, se tornando uma maneira mais prática de responder a essa pergunta, já que, ao desenvolvê-la, você analisa muitos fatores.
A persona da sua empresa pode ser apaixonada por livros juvenis, antenada nas últimas novidades literárias pelas redes sociais e preferir fazer suas leituras pelos aplicativos ou e-readers. Com essas informações, por exemplo, já fica bem mais fácil determinar como você vai conversar e até como conquistar esse cliente e descobrir outras coisas sobre ele.