• Recentes
  • Tendências
edit post
PERSONA-NEGOCIO (1)

A importância de conhecer a persona do seu negócio

09/02/2024
edit post
Pix transforma sistema financeiro brasileiro e inspira países da América Latina

O que vem depois do Pix? Worldpay lista tendências de consumo digital que devem dominar o Brasil até 2030

18/10/2025
edit post
Atendimento personalizado e ética impulsionam atuação de corretores no mercado imobiliário de alto padrão

A casa própria: um sonho que transforma realidades

18/10/2025
edit post
Infância sob tela alerta para os riscos da hiperconectividade infantil

Infância sob tela alerta para os riscos da hiperconectividade infantil

18/10/2025
edit post
Lula defende que “nenhum presidente” deve dar palpite sobre Venezuela

Lula defende que “nenhum presidente” deve dar palpite sobre Venezuela

17/10/2025
edit post
Vieira e Rubio dizem que Lula e Trump devem se reunir em breve

Vieira e Rubio dizem que Lula e Trump devem se reunir em breve

17/10/2025
edit post
Professores já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil, com validade de dez anos

Professores já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil, com validade de dez anos

17/10/2025
edit post
Motocicletas elétricas dobram emplacamentos no Brasil e acendem alerta para segurança no trânsito

Motocicletas elétricas dobram emplacamentos no Brasil e acendem alerta para segurança no trânsito

17/10/2025
edit post
 Decisão do TJ-GO redefine bens essenciais e fortalece proteção jurídica ao produtor rural

 Decisão do TJ-GO redefine bens essenciais e fortalece proteção jurídica ao produtor rural

17/10/2025
edit post
Roubos de carga no período noturno triplicam em dois anos no Brasil

Roubos de carga no período noturno triplicam em dois anos no Brasil

17/10/2025
edit post
Ferramenta digital promete simplificar cobranças de pequenos e médios empreendedores

Ferramenta digital promete simplificar cobranças de pequenos e médios empreendedores

17/10/2025
edit post
Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

17/10/2025
edit post
Transformação digital impulsiona novos modelos de intermediação de empregos no Brasil

Transformação digital impulsiona novos modelos de intermediação de empregos no Brasil

17/10/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sábado, 18 outubro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

A importância de conhecer a persona do seu negócio

A persona funciona como uma chave-mestra que irá ajudar a transformar pessoas em clientes fiéis da sua marca

Conteúdo de Marca por Conteúdo de Marca
09/02/2024
em Marketing, Patrocinado
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
PERSONA-NEGOCIO (1)
CompartilharCompartilhar

Quem é a persona do seu negócio? Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer, não importa se irá vender no meio físico, online ou em ambos. A partir dela será possível definir todas as suas ações e formas de conquistar clientes, sem contar que quem conhece sua marca cria uma forte identificação.

Talvez você goste de ver:

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Brasil Card - Conteúdo

Ainda assim, existem mais motivos que explicam porque é tão importante conhecer e criar a sua persona. Confira!

Definir seus conteúdos

Mesmo que opte apenas pelo meio online, você precisa trabalhar o SEO para loja virtual. Para isso, deve entender o que chama a atenção do seu cliente e o leva ao clique. A descrição do produto requer algo chamativo, assim como os demais conteúdos de seu site e redes sociais.

Você pode investir em um blog com dicas relacionadas ao produto ou fazer postagens no Instagram e em outras redes, por exemplo. Também ajuda definir a frequência de postagens, se tem mais texto ou imagem e até se o conteúdo funciona melhor em vídeo ou em modo estático.

Trabalhar estratégias certeiras

O que conquista seu cliente? A persona bem definida tem gostos pessoais, valores e formas de agir que condizem com seu público-alvo. Assim, você começa a definir estratégias para conquistar essas pessoas. Vale comentar que não é preciso ter uma única persona, ainda mais nos casos de venda de produtos e serviços variados.

No entanto, pense num exemplo: uma marca de produtos jovens teria uma persona descolada, que fala de um jeito mais coloquial e está antenada em redes sociais, como o TikTok e o Instagram. Assim, fazer um anúncio no Facebook seria um erro de estratégia, já que lá o público é mais velho, predominantemente adulto.

Gerar identificação

Outra função importante da persona é ajudar na identificação, quase como tornar a marca uma pessoa de verdade, alguém com quem o cliente teria um forte vínculo de amizade. Assim, quando o cliente em potencial encontra o produto ou serviço, a primeira frase que vem em sua mente é: “isso foi feito para mim” ou “essa marca é para mim”.

Ler  Nova bebida alcóolica da Coca-Cola chega ao mercado brasileiro: Lemon-Dou

Essa identificação pode acontecer de várias formas e o ideal é trabalhar o máximo delas: pela linguagem utilizada, pelos valores da marca, pelo tom adotado e até por seus posicionamentos em relação a determinados assuntos. Este último, inclusive, pede cuidado, afinal, pode resultar em unfollow e até deixar a imagem da marca negativa.

Determinar tom e linguagem

Imagine uma situação simples: uma marca que vende para o público adulto se comunicando em uma linguagem jovial demais, descolada demais e nas redes sociais erradas. Isso certamente não daria certo, já que não conseguiria conversar com o público. Então, mesmo que o dono do negócio seja jovem, ele precisa dialogar com seus clientes.

A persona é uma maneira prática de determinar a melhor linguagem e tom para falar com as pessoas que podem se interessar pela marca. Acontece de atrair alguém “fora da curva” que acabe levando o produto? Acontece. Mas saiba que essa pessoa é uma exceção, e você precisa focar no seu público-alvo.

Conhecer melhor seu cliente

Uma pergunta que pode ser bastante difícil de responder para quem está começando um negócio: quem é seu cliente? A persona acaba, então, se tornando uma maneira mais prática de responder a essa pergunta, já que, ao desenvolvê-la, você analisa muitos fatores.

A persona da sua empresa pode ser apaixonada por livros juvenis, antenada nas últimas novidades literárias pelas redes sociais e preferir fazer suas leituras pelos aplicativos ou e-readers. Com essas informações, por exemplo, já fica bem mais fácil determinar como você vai conversar e até como conquistar esse cliente e descobrir outras coisas sobre ele.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Oley Bet - Conteúdo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Conteúdo de Marca

Conteúdo de Marca

Esta é uma Publicação Patrocinada. As informações contidas neste conteúdo não refletem nossas opiniões e não faz parte do conteúdo jornalístico da Revista Capital Econômico. Não nos responsabilizamos pelas declarações contidas neste material.

Artigos recomendados

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

por Kayene Simao
08/10/2025
edit post
Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

As agências de marketing digital com atuação em nichos específicos registraram, nos últimos dois anos, um crescimento médio 25% superior ao das agências generalistas. A conclusão é de...

Leia maisDetails

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

por Kayene Simao
19/09/2025
edit post
Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

O Brasil conta com mais de 20 milhões de pequenos e médios negócios, responsáveis por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais da metade dos empregos...

Leia maisDetails

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

por Redação
06/09/2025
edit post
LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Para marcar a abertura do The Town 2025, a LATAM Airlines realizou um voo exclusivo Rio–São Paulo com a presença da cantora Ludmilla, que surpreendeu os passageiros com...

Leia maisDetails

Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

por Kayene Simao
05/09/2025 - Atualizado em: 09/09/2025
edit post
Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

O mercado de comunicação visual segue em constante transformação no Brasil, movimentando mais de R$ 50 bilhões anuais e consolidando-se como um dos pilares da experiência de consumo....

Leia maisDetails

O Dilema do White-Label: Por que tantos brokers ainda vivem no passado?

por Redação
29/08/2025
edit post
O Dilema do White-Label: Por que tantos brokers ainda vivem no passado?

Em um setor onde tudo muda em segundos, dos mercados às estratégias, era de se esperar que as corretoras acompanhassem essa evolução. Traders modernos buscam plataformas com mais...

Leia maisDetails
edit post
Pix transforma sistema financeiro brasileiro e inspira países da América Latina

O que vem depois do Pix? Worldpay lista tendências de consumo digital que devem dominar o Brasil até 2030

por Kayene Simao
18/10/2025

Em apenas cinco anos, Pix revolucionou o sistema financeiro nacional e tornou-se o meio de pagamento mais utilizado no Brasil,...

edit post
Atendimento personalizado e ética impulsionam atuação de corretores no mercado imobiliário de alto padrão

A casa própria: um sonho que transforma realidades

por Kayene Simao
18/10/2025

A conquista da casa própria segue entre os principais sonhos dos brasileiros. Nos últimos anos, programas habitacionais de interesse social...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Infância sob tela alerta para os riscos da hiperconectividade infantil

Infância sob tela alerta para os riscos da hiperconectividade infantil

por Kayene Simao
18/10/2025

O uso de dispositivos digitais por crianças e adolescentes brasileiros tem atingido níveis inéditos, levantando preocupações entre autoridades e profissionais...

edit post
Lula defende que “nenhum presidente” deve dar palpite sobre Venezuela

Lula defende que “nenhum presidente” deve dar palpite sobre Venezuela

por Redação
17/10/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (16) que nenhum presidente de outro país deve interferir nos...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d