O IBGE publicou hoje (29), no Diário Oficial da União, o edital de convocação para preencher 35 vagas temporárias no município de Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), como parte dos testes de equipamentos que serão utilizados na coleta do Censo Demográfico 2020. As oportunidades são para Agente Censitário Municipal (ACM), com remuneração de R$ 2.100, Agente Censitário Supervisor (ACS), com ganhos de R$ 1.700, e de recenseador, com remuneração por produção.
“É indispensável que as versões finais dos questionários e sistemas sejam testadas e avaliadas após os ajustes implementados a partir do Censo Experimental e da aprovação da lei 13.861, que trata da obrigatoriedade da captação do transtorno do espectro do autismo nas operações censitárias”, explica o gerente de provimento do IBGE Bernardo Caú.
A seleção, organizada pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), será por meio de prova objetiva no dia 8 de março, aplicada no município Engenheiro Paulo de Frontin (RJ). Para recenseadores, haverá etapa adicional de treinamento.
Para as duas funções de ACM e ACS, a previsão de duração do contrato é de até dois meses e a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Já para a de Recenseador, o contrato é de até um mês, sendo que a jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 horas semanais, além de ser obrigatória a participação no treinamento e o comparecimento ao Posto de Coleta nos dias e horários estipulados pela supervisão.
Candidato não pode ter sido contratado pelo IBGE nos últimos 24 meses
Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter, no mínimo, 18 anos na data de contratação e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso de pessoas do sexo masculino), além de possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições. O candidato não pode ter sido contratado pelo IBGE nos últimos 24 meses e nem ser sócio-gerente ou administrador de sociedades privadas, inclusive Microempreendedor Individual (MEI). Outros requisitos a serem atendidos, assim como a documentação necessária para a contratação dos aprovados, estão estabelecidos no edital, que deve ser lido atentamente pelos candidatos.
As inscrições devem ser feitas no site do Ibade, das 0h00min do dia 30 de janeiro até às 23h59min do dia 5 de fevereiro. O candidato somente poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Simples) a ser paga nas agências do Banco do Brasil ou pelo Internet banking do mesmo banco. Pode requerer a isenção da taxa de inscrição o candidato economicamente hipossuficiente que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o candidato doador de medula óssea, conforme as regras previstas no edital.
O candidato aprovado dentro do número de vagas será convocado para contratação conforme a ordem de classificação. A área de Recursos Humanos do IBGE entrará em contato por e-mail, telefone ou correspondência direta (telegrama), conforme os dados informados no requerimento de inscrição. Quem for convocado e não comparecer no local e data marcados, ou deixar de apresentar qualquer um dos documentos solicitados, será desclassificado, sendo convocado o candidato seguinte na lista de classificação.