A abertura do Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Vale do Café, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo e pela TurisRio – Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro –, contou com a presença do governador Claudio Castro e de inúmeras autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da iniciativa privada.
O evento, realizado no Centro de Convenções de Vassouras, foi conduzido por Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo.
Tutuca fez uma explanação sobre o trabalho que a Setur está desenvolvendo para o fortalecimento do turismo.
O secretário destacou o Programa “TurismoRJ + Perto”, que visa a integração entre os representantes do segmento, prefeituras e o Estado para o desenvolvimento do setor no cenário de retomada das atividades.
– É nisso que eu e a minha equipe acreditamos: trabalhar em parceria, estar lado a lado. O turismo foi muito prejudicado pela pandemia, mas a nossa união vai trazer frutos. A Setur está focada em ações direcionadas aos visitantes nacionais, porque sabemos que este é o momento de conquistarmos esse público. Esses turistas buscam destinos seguros para viajar e que oferecem o que o nosso Estado mais proporciona: atividades ao ar livre. Vamos em frente! Viva o turismo no Rio de Janeiro!
Claudio Castro, governador do estado do Rio de Janeiro disse que a mensagem de hoje é de otimismo e que não tem dúvida de que é esse o caminho que vai nos levar a grandes conquistas.
– Nosso estado está saindo do fundo do poço e o Rio de Janeiro tem hoje o potencial para ser o grande centro do País. Tenho certeza que a união, que estamos vendo aqui hoje, e o trabalho desenvolvido, vai nos ajudar a chegar cada vez mais longe.
Severino Dias, prefeito de Vassouras, agradeceu a honra do município em realizar o primeiro Fórum Regional do Turismo Fluminense.
– O Vale do Café foi uma das regiões mais importantes do nosso País durante o século XIX e tenho certeza que, com esse trabalho, vamos alavancar isso novamente.
Ações promocionais da Setur-RJ
A Secretaria de Estado de Turismo tem ações promocionais já propostas para o segundo semestre. São elas: “O Rio continua Lindo e Perto” e o “Viaje no RJ”, que terá R$12 milhões de investimento em campanha direcionada à alta temporada, com vistas ao verão.
Calendário da Virada
A Setur vê os eventos como pontos extremamente favoráveis para a retomada. O “Calendário da Virada” foi apresentado com 30 projetos esportivos e 23 culturais, previstos para começarem a ser realizados no início de novembro deste ano e seguindo até o final de 2022.
Turismo gera empregos
Antônio Florêncio de Queiroz, presidente da Fecomércio, ressaltou que o Rio é o estado que tem a maior média da participação relativa de vínculos empregatícios formais do turismo na economia fluminense.
– Esse dado mostra a importância do setor para o Estado. Além disso, a proximidade entre as regiões favorece muito o turismo, já que faz com que possamos viajar pelo Estado em um espaço de tempo menor, visitando muitos destinos diferentes. E a Setur-RJ e a TurisRio estão explorando essa característica positiva de forma espetacular.
Artesanato do Estado do RJ
O artesanato fluminense fez parte da programação do evento através da assinatura de um Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e os municípios do Vale do Café em prol do fomento do artesanato regional.
Homenagens
O governador e o secretário Gustavo Tutuca prestaram homenagens a personalidades do setor que se destacaram por apoiar ações e projetos propostos pelo Governo do Estado. Entre os homenageados estavam Antônio Florêncio de Queiroz, presidente da Fecomércio; Nilo Sergio Felix, chefe de Gabinete da secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento; Severino Dias, Prefeito de Vassouras e Ronaldo César Coelho, empresário.