A Unidos do Viradouro é a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2026. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (18), após a apuração das notas do Grupo Especial realizada na Cidade do Samba, na região central da capital fluminense.
Com 270 pontos, a escola de Niterói conquistou seu quarto título na elite do samba carioca. A vice-liderança ficou dividida entre a Beija-Flor de Nilópolis e a Unidos de Vila Isabel, ambas com 269,9 pontos.
Na sequência apareceram Acadêmicos do Salgueiro (269,7), Imperatriz Leopoldinense (269,4) e Estação Primeira de Mangueira (269,2). As seis primeiras colocadas retornam à avenida no próximo sábado (21), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, para o tradicional Desfile das Campeãs.
Homenagem a Ciça
A Viradouro levou para a avenida o enredo “Para cima, Ciça!”, em homenagem aos 70 anos de Moacyr da Silva Pinto, conhecido como Mestre Ciça, o mais longevo mestre de bateria em atividade no carnaval carioca.
Durante o desfile, o homenageado participou da comissão de frente e também do último carro alegórico, onde regeu os ritmistas. Ao longo da carreira, Ciça também comandou as baterias da Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Grande Rio, União da Ilha do Governador e Estácio de Sá, onde iniciou sua trajetória em 1988.
Reconhecido pelas tradicionais “paradinhas”, o mestre esteve à frente da bateria em dois dos três títulos anteriores da Viradouro (2020 e 2024) e no campeonato da Estácio de Sá em 1992.
Maiores campeãs e rebaixamento
Com a conquista, a Viradouro soma quatro títulos no Grupo Especial. No ranking histórico, a liderança permanece com a Portela, que acumula 22 campeonatos, seguida pela Mangueira (20) e pela Beija-Flor (15). Salgueiro, Império Serrano e Imperatriz têm nove conquistas cada.
A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada para a Série Ouro após somar 264,6 pontos. A escola apresentou o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”.
A agremiação que subirá da Série Ouro para o Grupo Especial será conhecida na quinta-feira (19), após a divulgação do resultado oficial da apuração da divisão de acesso.
Com informação Agência Brasil.





















