Carnaval é tempo de festa, mas também de atenção redobrada à garantia dos direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes. Com esse objetivo, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou, nesta quinta-feira (15), uma campanha nacional voltada à conscientização da população sobre a importância da proteção integral de meninos e meninas durante grandes eventos populares, como a folia carnavalesca.
Realizada anualmente, a campanha Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes busca sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade coletiva na prevenção e no enfrentamento de violações de direitos. Entre as principais situações destacadas estão o abuso e a exploração sexual, o trabalho infantil e outras formas de violência e vulnerabilidade que tendem a se intensificar em períodos de grande mobilização popular. Casos suspeitos ou confirmados podem ser denunciados por meio do Disque 100.
Em nota, a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, ressaltou a importância da iniciativa. Segundo ela, o Carnaval, como uma das maiores expressões culturais do país, deve ser também um espaço seguro para meninas e meninos. A campanha, afirmou, busca mobilizar foliões, famílias, trabalhadores informais, comerciantes, organizadores de eventos e gestores públicos para a corresponsabilidade na construção de ambientes seguros e respeitosos aos direitos humanos.
De acordo com o MDHC, a edição deste ano consolida uma estratégia que integra comunicação pública, mobilização social, Inovação tecnológica e presença institucional qualificada. A ação reafirma o compromisso do Estado brasileiro com o direito ao lazer, à convivência comunitária e à participação cultural, assegurando que esses direitos sejam exercidos com proteção e dignidade.
Com informação agência Brasil.




















