Fintechs unem forças para impulsionar crédito e liquidez
A M3, startup que conecta empreendedores a investidores, firmou uma parceria com a Essencial, empresa de soluções em meios de pagamento que antecipa transações para seus clientes no mesmo dia.
O acordo, com potencial estimado de R$ 75 milhões em adiantamentos, deve atender aproximadamente 4.600 clientes.
Segundo as empresas, a iniciativa é estratégica para fortalecer o ecossistema de crédito e ampliar o alcance das soluções oferecidas por ambas as fintechs.
Modelo de operação da M3
A principal solução da M3 consiste em criar uma ponte entre empresas que buscam financiamento e investidores interessados em aportar recursos em negócios promissores.
O processo começa quando uma empresa solicita crédito por meio do aplicativo da M3. O pedido é analisado por um comitê de crédito interno e, uma vez aprovado, é apresentado a potenciais investidores. Após a captação dos aportes, o valor é repassado ao empreendedor.
Do outro lado, investidores também utilizam o aplicativo para avaliar oportunidades de investimento e escolher aquelas que mais se adequam ao seu perfil. A remuneração ocorre conforme as parcelas são pagas pelas empresas que receberam o crédito.
Benefícios da parceria com a Essencial
Com o novo acordo, os clientes da M3 passam a ter acesso às soluções financeiras da Essencial, e vice-versa. A fintech parceira oferece dois principais produtos: o Saque Essencial e o Essencial Pay.
O Saque Essencial permite converter o limite do cartão em um Pix instantâneo, com possibilidade de parcelamento em até 21 vezes.
Já o Essencial Pay é uma máquina de cartões voltada a pequenos comerciantes, que oferece liquidação no mesmo dia ou no dia seguinte, além de taxas competitivas. O produto também se destaca por ser a primeira maquininha autorizada a realizar empréstimos com cartão de crédito.
Crédito acessível em cenário de juros altos
Para o CEO da M3, Gabriel Sousa César, a parceria reforça o propósito da empresa de democratizar o acesso ao crédito. “Em um cenário de taxa básica de juros elevada, baratear o crédito é fundamental. Queremos oferecer aos empreendedores alternativas mais acessíveis e menos onerosas do que as linhas tradicionais de financiamento”, afirmou.