O Ministério da Saúde está com inscrições abertas, até 3 de outubro, para a segunda chamada do projeto Mais Médicos Especialistas, iniciativa do programa Agora Tem Especialistas voltada a ampliar o acesso a atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa oferece quase três mil postos em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública. Os profissionais inscritos podem indicar onde desejam atuar.
Processo de seleção
Após a inscrição, é feita uma avaliação da disponibilidade de vagas nos cursos de aperfeiçoamento vinculados ao programa. Se houver compatibilidade entre a escolha do local e a vaga, o médico é alocado para desenvolver as atividades.
Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, os novos profissionais se somarão aos 320 médicos já em atuação em 156 municípios de todas as regiões do país, convocados na primeira chamada. A meta do governo é alcançar 500 especialistas até o fim de 2025.
Objetivo do programa
A iniciativa busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, além de ampliar a oferta de especialistas no SUS.