• Recentes
  • Tendências
edit post
experiencia-varejo

Pesquisa do LinkedIn mostra que pandemia está reescrevendo os caminhos do marketing brasileiro

25/08/2020
edit post
Energia solar impulsiona empregos e investimentos no Brasil, mas enfrenta desafios de gestão e qualificação

Energia solar impulsiona empregos e investimentos no Brasil, mas enfrenta desafios de gestão e qualificação

11/10/2025
edit post
5 pontos de atenção para empresas que atuam em imóveis sem regularização fundiária

5 pontos de atenção para empresas que atuam em imóveis sem regularização fundiária

11/10/2025
edit post
Tether pode alcançar valor de mercado de US$ 500 bilhões e se tornar a empresa mais lucrativa da história

Tether pode alcançar valor de mercado de US$ 500 bilhões e se tornar a empresa mais lucrativa da história

11/10/2025
edit post
Quina 6849: Aposta única leva mais de R$ 33 milhões

Lotomania 2834: acumula e prêmio chega a R$ 1,1 milhão

10/10/2025
edit post
Lotofácil 3509: Oito apostas acertam 15 números e dividem prêmio de mais de R$ 4,3 milhões

Quina 6849: Aposta única leva mais de R$ 33 milhões

10/10/2025
edit post
Loteria Federal 6007: prêmio principal de R$ 500 mil sai para Igarapava (SP)

Lotofácil 3509: Oito apostas acertam 15 números e dividem prêmio de mais de R$ 4,3 milhões

10/10/2025
edit post
Megafábrica chinesa de veículos elétricos é inaugurada na Bahia; com investimento de R$ 5,5 bilhões, Lula diz que projeto representa confiança no Brasil

Megafábrica chinesa de veículos elétricos é inaugurada na Bahia; com investimento de R$ 5,5 bilhões, Lula diz que projeto representa confiança no Brasil

10/10/2025
edit post
Open Finance impulsiona transformação no setor financeiro com uso estratégico de dados

Open Finance impulsiona transformação no setor financeiro com uso estratégico de dados

10/10/2025
edit post
 Empresas querem IA, mas operam como se estivessem na década de 90

 Empresas querem IA, mas operam como se estivessem na década de 90

10/10/2025
edit post
Marketing digital, posicionamento e inteligência artificial aplicada a negócios femininos 

Marketing digital, posicionamento e inteligência artificial aplicada a negócios femininos 

10/10/2025
edit post
Justiça determina devolução de maquinário agrícola avaliado em R$ 50 milhões a produtor rural

Justiça determina devolução de maquinário agrícola avaliado em R$ 50 milhões a produtor rural

10/10/2025
edit post
Black Friday deve movimentar R$ 13,6 bilhões e exige atenção redobrada à segurança digital

Black Friday deve movimentar R$ 13,6 bilhões e exige atenção redobrada à segurança digital

10/10/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sábado, 11 outubro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home + Dicas

Pesquisa do LinkedIn mostra que pandemia está reescrevendo os caminhos do marketing brasileiro

Redação por Redação
25/08/2020
em + Dicas
Tempo de leitura: 5 minutos
0
A A
experiencia-varejo
CompartilharCompartilhar

Webinars e podcasts ganharam espaço na pandemia e ocupam hoje a prioridade das empresas de marketing em detrimento dos eventos presenciais e mídia exterior, também conhecida como out of home, como outdoors.

Talvez você goste de ver:

Nos Estados Unidos, os ultra-ricos correm para imóveis de luxo como opção de investimentos; veja como brasileiros podem “surfar” na onda

Melhores bairros para morar no Rio de Janeiro

5 Modelos de Prompts para Criar Conteúdos Virais nas Redes Sociais

Brasil Card - Conteúdo

Essa mudança não foi de todo ruim, numa escala de 0 a 10, o índice de satisfação dos organizadores de eventos online está entre 6 e 7.

É o que mostra a pesquisa Tendências e Comportamento de Marketing no Brasil 2020, realizada pelo LinkedIn com profissionais do setor. O objetivo do estudo é entender como eles estão reagindo a orçamentos reduzidos e mudaram sua estratégia para fazer mais com menos.

Esse foi apenas um dos desafios percebidos pela categoria durante a pandemia.

O principal entrave foi o corte de orçamento, apontado por 73% dos entrevistados e sendo unanimidade como maior desafio para todos os tipos de negócio. Consequentemente, uma redução no time (58%) foi o segundo ponto sinalizado. A redução do investimento em publicidade e o replanejamento das atividades também estão entre os gargalos para 53%.

Essa mudança de estratégia vem acompanhada também por um novo perfil de público alvo.

Há uma percepção sobre a abertura da área de alcance das campanhas para novas regiões e a segmentação agora foca nas necessidades geradas pela pandemia. “O isolamento social trouxe uma nova busca por produtos e serviços que, até então, não eram percebidos, assim, profissionais de marketing se viram voltados a entender não só um perfil habitual de consumo, mas sim o comportamento dos seus públicos-alvo, gerado especialmente por conta de uma visão não convencional da rotina”, destaca a executiva de Soluções de Marketing do LinkedIn para a América Latina, Ana Moisés.

Como consequência, ao serem questionados se houve mudança no conteúdo entregue, tanto em texto ou material criativo, por conta da pandemia, a resposta mais frequente entre os profissionais de marketing foi a transição para uma narrativa mais racional, com foco no produto e baseado em fatos. Em segundo lugar ficou a natureza emocional, por exemplo, centrada no ser humano e em suas emoções.

Para o Diretor de Marketing da FGV, Marcos Facó, agilidade, digitalização e comunicação constante são fundamentais neste período de incertezas e prevalência do trabalho remoto.

Ler  Empréstimo consignado: o que é e quais suas vantagens

“Nestes tempos de pandemia, aprendemos que podemos mudar nossos hábitos pessoais, sociais e profissionais de forma muito rápida e efetiva. Estas mudanças de comportamento trouxeram novos desafios para os profissionais de marketing e comunicação. Aprendemos que o mundo se tornou muito mais digitalizado que supúnhamos ser possível. O trabalho e o estudo remoto abriram nova possibilidades, derrubando barreiras de espaço físico. Tudo que trafega na rede, seja numa reunião via Zoom ou num webinar no Linkedin são bits. Informação pura. Assim, para uma grande parte dos profissionais ficou claro que tudo se resume à comunicação e que esta pode existir em qualquer lugar, em qualquer hora”, destaca.

Mais do que conteúdo, para o CEO da agência New Vegas, Ian Black, a estabilidade emocional e financeira do time deve ser prioridade. A agência optou por não reduzir equipe e manter a qualidade de vida das pessoas. “Um resultado financeiro anual abaixo do esperado pode ser superado, mas a confiança do nosso time e nossa reputação no mercado seriam muito mais difíceis de reconquistar”, destaca. E aí está o desafio: estruturar e manter uma cultura que seja à prova de distâncias e mantenha o padrão de qualidade.

Recursos de marketing mais procurados durante a pandemia

– Capacidade de hospedar eventos virtuais (incluindo ferramentas de transmissão ao vivo, capacidade de enviar convites para eventos, análises, etc.)
– Novos formatos de anúncio para obter melhor engajamento
– Soluções aprimoradas de segmentação para atingir meu público-alvo
– Capacidade de automatizar a configuração e o desempenho de uma campanha

São ferramentas que vieram para ficar na visão da Chief Operating Officer da Oracle, Marcelle Paiva.

“A gestão do conteúdo em todos os canais é fundamental e coerência entre os temas internos e externos, por isso, manter conexão e empatia para execução de ações neste novo cenário são fundamentais. O marketing hoje está voltado para o contexto e projetos que apoiem o momento atual em detrimento apenas da venda de produto ou solução”, destaca. Segundo ela, transparência e maior tolerância para testes de novos caminhos e recursos são necessários para a integração de novas plataformas de eventos virtuais integradas com social.

Tendências futuras – cenário para os próximos 3 meses

Os próximos 3 meses ainda são duvidosos e geram incertezas para qualquer setor da economia e não é diferente com o marketing. As preocupações são diferentes para empresas B2B e B2C. Para campanhas com foco em negócios, redução do time de trabalho (11%), falta de colaboração e foco maior na tática (9% cada) são os desafios futuros. Quem lida com o consumidor final, o time de B2C, corte no orçamento (15%), redução do investimento em mídia (10%) e a mudança do evento físico para o virtual (9%) são as preocupações.

Ler  5 respostas básicas para quem precisa começar a previdência privada

Ainda sobre o futuro, o marketing de negócios, ou seja, empresas B2B e mistas acreditam que os eventos virtuais continuarão tão eficazes quanto os presenciais, mas, para 53% dos profissionais B2C, essa não será a realidade.

Seguindo essa percepção, o estudo mostra que há uma expectativa para os próximos 3 meses de redução dos eventos presenciais e experiências, mídia externa e marketing baseado em contas e um crescimento dos podcasts, webinars e parceria com influenciadores.

Para Black, não é possível ser assertivo em previsões. “O que vemos e que deve perdurar pelos próximos meses, é uma série de previsões sobre o futuro, sobre a pós-pandemia, que são baseadas mais em desejos e conveniências do que dados ou uma compreensão da complexidade ainda mais aguda dos tempos atuais. Essas previsões evidenciam uma dificuldade generalizada em encarar o presente para além do que nos atravessa diretamente”, alerta.

Nessa esfera, o CEO exemplifica por meio dos movimentos de inclusão racial. ” Os movimentos negros no Brasil estão se organizando cada vez mais e estão descobrindo o poder de influência que essa organização possibilita. As empresas sentiram o impacto das manifestações do meio do ano, mas estão anos-luz distantes de qualquer ação digna de nota. O preço para essa omissão histórica, que é infinitamente mais escandalosa nos EUA será alto e certamente demandará das empresas mudanças radicais que atendam à urgência da diversidade”.

Facó acredita que o trabalho e o ensino a distância vieram para ficar. “Talvez de uma forma híbrida, mas permanecerão em muitas partes. O webinars foi a grande novidade no mercado corporativo. Ele trouxe imensas novas possibilidades”, ressalta. O executivo ainda destaca a redução nos custos que, na maioria dos casos, chegou a quase zero, como algo a se prolongar. “Isto por si só já foi muito benéfico. Juntamente com o poder de alcance e capacidade de público ilimitados, esse conjunto torna a plataforma incrivelmente poderosa e que só tenderá a crescer em termos de aprimoramentos e qualidade nos próximos meses”, avalia.

Como tendência de curto prazo, Marcelle reforça a questão dos eventos virtuais com destaque para conteúdos relevantes. “A gestão de conteúdo, dentro de um trabalho de marketing contextualizado e permeado por projetos que, de alguma forma, gerem impacto na sociedade e apoiem o dia a dia, deixando de ser meramente uma publicidade é o que devemos acompanhar nos próximos meses”.

Ler  ENEM 2023: veja as datas e como fazer a inscrição

Otimismo à vista

A experiência trouxe descobertas positivas. Há vários aspectos onde o otimismo se mantém, uma margem entre 40% e 52% dos entrevistados se sentem otimistas em aspectos como uma rápida recuperação e o sentimento de que a recessão será breve; a possibilidade de manter o uso de Tecnologia e o trabalho virtual; a oportunidade de redefinir papéis no negócio e poder redirecionar o negócio para o que importa.

55% acredita que essas mudanças terão continuidade e mudarão a maneira como os profissionais de marketing trabalharão no futuro, mas acreditam que o impacto será de curto prazo.

Metodologia

O estudo ouviu 300 profissionais de marketing do Brasil que atuam em empresas com estratégias de negócio B2B (150), B2C (100) e mistas (50). Destes, 78% usam o LinkedIn em suas campanhas digitais. As entrevistas online percorreram as áreas de educação, indústria, telecomunicações, óleo e gás, varejo e produtos e tecnologia entre outras por meio de perguntas de múltipla escolha. Os resultados finais podem não representar a soma de 100% por ser permitida a escolha de mais de uma alternativa e pelo fato de não ser obrigatória a resposta a todas as perguntas.

O LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 690 milhões de usuários, sendo deles 43 milhões de brasileiros.

Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho.

Junte-se à maior rede profissional do mundo hoje: www.linkedin.com
Facebook: http://www.facebook.com/linkedinbrasil
Twitter: http://twitter.com/linkedinbrasil

Clique aqui e acesse o Infográfico Comparativo

Clique aqui e acesse o Overview final

 

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Oley Bet - Conteúdo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Nos Estados Unidos, os ultra-ricos correm para imóveis de luxo como opção de investimentos; veja como brasileiros podem “surfar” na onda

por Kelly Couto
23/08/2025
edit post
Nos Estados Unidos, os ultra-ricos correm para imóveis de luxo como opção de investimentos; veja como brasileiros podem “surfar” na onda

Enquanto o mercado de ações vive dias de montanha-russa, os riscos de recessão aumentam e as taxas de juros seguem elevadas, os ultra-ricos dos Estados Unidos estão apostando...

Leia maisDetails

Melhores bairros para morar no Rio de Janeiro

por Kayene Simao
13/08/2025
edit post
Melhores bairros para morar no Rio de Janeiro

Melhores bairros para morar no Rio de Janeiro: estudo aponta opções com qualidade de vida e segurança O Rio de Janeiro, conhecido internacionalmente como “cidade maravilhosa”, é um...

Leia maisDetails

5 Modelos de Prompts para Criar Conteúdos Virais nas Redes Sociais

por Pâmela Silva
06/04/2025
edit post
Equipe analisando dados e dispositivos, discutindo estratégias com prompts para criar conteúdos.

Os prompts para criar conteúdos emergem como ferramentas-chave na produção de materiais para redes sociais em 2025. Com a inteligência artificial em alta, marcas e criadores utilizam esses...

Leia maisDetails

Como passar em um concurso público na primeira tentativa [guia para iniciantes]

por Goodanderson Gomes
03/04/2025
edit post
Pessoa preenchendo cartão-resposta de concurso público. Representando "como passar em um concurso público?"

Quer saber como passar em um concurso público? Bom, antes de qualquer coisa tenha em mente que essa missão exige mais do que apenas estudar: é necessário ter...

Leia maisDetails

Os melhores aplicativos de finanças para 2025

por Goodanderson Gomes
27/03/2025
edit post
Homem mexe em app de finanças em sua mesa de trabalho, que também tem um computador, uma calculadora, uma carteira e outros elementos. Falando sobre os melhores aplicativos de finanças.

Nas últimas décadas, em especial a que foi de 2010 a 2020, o setor financeiro passou por uma transformação digital significativa. Com o aumento da popularidade dos smartphones...

Leia maisDetails
edit post
Energia solar impulsiona empregos e investimentos no Brasil, mas enfrenta desafios de gestão e qualificação

Energia solar impulsiona empregos e investimentos no Brasil, mas enfrenta desafios de gestão e qualificação

por Kayene Simao
11/10/2025

O mercado de energia solar consolidou-se como um dos principais motores de geração de empregos e transformação econômica no Brasil....

edit post
5 pontos de atenção para empresas que atuam em imóveis sem regularização fundiária

5 pontos de atenção para empresas que atuam em imóveis sem regularização fundiária

por Kayene Simao
11/10/2025

Cerca de 90% das 23 milhões de empresas brasileiras enfrentam um obstáculo silencioso, mas de grande impacto: operam em imóveis...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Tether pode alcançar valor de mercado de US$ 500 bilhões e se tornar a empresa mais lucrativa da história

Tether pode alcançar valor de mercado de US$ 500 bilhões e se tornar a empresa mais lucrativa da história

por Kayene Simao
11/10/2025

A revolução silenciosa das stablecoins A Tether, emissora da stablecoin USDT, consolidou-se como uma das empresas mais influentes do setor...

edit post
Quina 6849: Aposta única leva mais de R$ 33 milhões

Lotomania 2834: acumula e prêmio chega a R$ 1,1 milhão

por Kayene Simao
10/10/2025

O concurso 2834 da Lotomania, realizado nesta sexta-feira (10 de outubro de 2025) no Espaço da Sorte, em São Paulo...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d