O Estado de São Paulo é o que mais movimenta a economia do Brasil. Somente em 2019, o PIB do Estado atingiu R$2,38 trilhões, resultado 2,5% superior em 2018. Não é à toa que muitas pessoas apostam em abrir negócios na região mais promissora, economicamente, do país.
Muitos desses investidores estão “fugindo” dos grandes centros e investindo no interior paulista. O estresse diário acarretado pelo trânsito, bem como o valor do aluguel de imóveis são alguns dos quesitos apontados por pesquisadores para quem busca abrir um negócio fora da metrópole.
E é voltado ao potencial do interior do Estado de São Paulo que ocorre no próximo dia 27 de agosto mais uma edição da Feira Virtual de Franquia com a participação de cerca de 45 redes. Trata-se de uma reunião on-line com futuros empreendedores que desejam abrir o negócio próprio sem a necessidade de se deslocar, otimizando o tempo de ambas as partes e gerando economia para as franqueadoras, já que não há gastos com stands, deslocamentos, hotéis e alimentação, como ocorre em uma feira presencial.
Interior próspero
A interiorização é uma das apostas das redes de franquias de todo o país. Ainda há um espaço gigantesco e lucrativo para quem busca empreender em cidades chaves do interior e até mesmo em cidades pequenas carentes de bons serviços. Há oportunidade de mercado em todos os segmentos.
“Muitos modelos de negócios têm se adaptado para atuar regionalmente e ganhar mercado. Saber identificar se o produto/serviço que oferece é apropriado para a região que busca atuar; analisar o seu público-alvo; concorrência, entre outros fatores é fundamental para que a marca tenha sucesso em qualquer lugar. Franqueadoras e futuros empreendedores têm observado grandes oportunidades no interior”, diz o diretor executivo da feira, Ricardo Branco.
Cidades potenciais
Cidades como Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santo André, São Bernardo do Campo, Jundiaí, Sorocaba, Barueri, Guarulhos, São José do Rio Preto e Sorocaba têm atraído olhares de redes de franquias de diversos segmentos.
Algumas cidades vem se destacando pelo potencial de consumo e pelas oportunidades que oferece. A região de São José do Rio Preto possui diversas cidades que se destacam no franchising. A cidade rio-pretense é tida como polo empreendedor, já que muito das redes atuantes no mercado nasceram em São José do Rio Preto. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente ao primeiro trimestre deste ano, o número de redes atuantes na cidade cresceu em 10%, saltando de 309 marcas em 2019 para 340 em 2020. Já em número de unidades esse crescimento é ainda maior, de 16%. A cidade tinha 666 unidades no primeiro trimestre do ano passado e este ano somou 773 operações ativas.
Ainda segundo a Associação, o segmento de Alimentação puxou esse crescimento. Hoje são 218 unidades, o que representa 28,2% a participação em número de operações, um crescimento de 3,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. A lista é seguida pelo segmento de Serviços e Outros Negócios que hoje contabiliza 135 unidades, enquanto que em 2019 o número era de 57, ou seja, variação de 136,8%. Em seguida vem Saúde, Beleza e Bem Estar (104 unidades); Moda (89 unidades); e Casa e Construção (57 operações).
A cidade turística de Olímpia também desponta como um local propício a receber novos negócios. Com população estimada em pouco mais de 54 mil habitantes recebe cerca de 3 milhões de turistas anualmente impulsionado indiretamente o desenvolvimento de vários setores, gerando emprego, renda e qualidade de vida. No primeiro trimestre a cidade registrou um aumento de 25% no número de marcas na cidade.
O município de Ribeirão Preto vem apresentando notável crescimento no interior. Houve uma variação de 12% na quantidade de redes de franquias, passando de 368 para 411 durante o primeiro trimestre. Em número de unidades ocorreu um crescimento de 8% no mesmo período, passando de 769 para 852.
Campinas registrou 1720 unidades franqueadas no 1º Trimestre de 2020 segundo dados da ABF. São 580 redes presentes no município. Distante apenas 100 quilômetros da capital, possui mais de 1 milhão de habitantes. O PIB (Produto Interno Bruto) da Região Administrativa de Campinas chegou a R$ 1,135 bilhão no terceiro trimestre de 2019, atingindo o maior nível trimestral desde o início de 2015 segundo a Fundação Seade.
Franquias promissoras
Entre as redes que estarão participando da Feira Virtual é possível destacar algumas marcas já em atuação no interior do estado de São Paulo, bem como aquelas que buscam expandir para a região. Conheça alguma delas:
Acquazero
De olho nesse mercado, a Acquazero oferece cerca de 15 tipos de serviços automotivos, além de atendimento home care (limpeza em estofados), embarcações e aeronaves. Com mais de 320 operações, a marca oferece quatro modelos de negócios com investimento a partir de R$18 mil (home office). “Cada vez mais as pessoas estão em busca de serviços sustentáveis que preservem o meio ambiente, e a Acquazero vem de encontro com esse cenário promissor, já que em uma limpeza ecológica de carro é possível gastar apenas 300ml de água. O que acaba tornando um negócio rentável e que cresce no mercado”, diz Henrique Mol, diretor executivo da franquia.
Cor & Unha
A rede Cor & Unha tem como estratégia a prestação de um serviço diferenciado e especializado através de uma rede de salões em ambiente moderno e charmoso, com equipe treinada e qualificada de manicure de pés e mãos, estética facial e corporal, cabeleireiro, maquiagem e depilação. A rede que não conta com nenhuma operação no estado de São Paulo, busca com a Feira Virtual gerar leads potenciais. O investimento inicial do negócio é a partir de R$ 99 mil.
eLav Lavanderia
Com o propósito de democratizar a lavagem de roupas no Brasil, tornando acessível para a classe média e classe média alta, diferente do que existe hoje com as lavanderias convencionais, a eLav Lavanderia conta com modelo de negócio inovador, o que permite economia de água e luz ao franqueado. A rede oferece investimento a partir de R$49 mil, modelo de negócio enxuto, na qual é possível atingir o ponto de equilíbrio rapidamente. Com unidade em São José do Rio Preto, a eLav Lavanderia busca investidores em Campinas, Sorocaba, Americana, Ribeirão Preto e Piracicaba.
Fini
De origem espanhola, a Fini tem presença mundial em mais de 80 países e conquistou a posição como uma das principais produtoras mundiais de balas de gelatina, marshmallows, tubes e chicles. É reconhecida por sua inovação, ineditismo, experiência, diversificação. O modelo de negócio tem baixa complexidade e simplicidade na operação. A rede possui 21 unidades no interior de SP, nas cidades São José do Rio Preto (2), Campinas (4), Bauru (1), São José dos Campos (2), Guaratinguetá (1), Santa Bárbara (1), Araçatuba (1), Taubaté (1), Piracicaba (1), São Carlos (1), Jundiaí (1), Ribeirão Preto (1), Araraquara (1), Votorantim (1), Sorocaba (1). Busca potenciais franqueados nas cidades de Presidente Prudente, Rio Claro, Marília. Investimentos a partir de R$ 130 mil.
Kid Recanto Buffet Infantil
A rede Kid Recanto Buffet Infantil apresenta seu modelo de franquia durante a Feira Virtual. A rede oferece 3 modelos de negócios que podem ser escolhidos de acordo com o espaço, custo benefício e conceitos. Há ainda a opção de conversão de marca. As franquias custam a partir de R$ 550 mil, incluso projeto arquitetônico e taxa de franquia, faturamento médio mensal bruto de R$ 100mil mensais, e prazo de retorno entre 18 e 24 meses.
Primeiro Mundo Registro de Marcas
Há mais de 28 anos no mercado, a Primeiro Mundo Registro de Marcas é especializada em registro de marcas e patentes junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), oferecendo a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do produto, serviço ou invenção, além de outros. A rede que atua através do modelo home office e investimento é a partir de R$12 mil, ainda não possui operação no interior de São Paulo, e busca por investidores para expandir os negócios.
Startup Win
Com unidade em Ribeirão Preto, a Startup Win é a primeira franquia focada em soluções de startup e oferece investimento a partir de R$30 mil (taxa de franquia). A rede almeja encerrar 2020 com 50 unidades ativas espalhadas pelo Brasil.
Como participar
A Feira Virtual de Franquia é gratuita e ocorrerá no próximo dia 27 de agosto (quinta-feira). Para participar basta entrar no site (www.feiravirtualdefranquia.com.br), escolher as marcas que tem interesse em conhecer, e fazer um cadastro no dia e horário da reunião.
O investidor participará de uma videoconferência através da plataforma Zoom. A reunião ocorrerá com um consultor disponível para sanar todas as dúvidas sobre o investimento. Durante o encontro on-line será possível fazer perguntas e participar de quantas reuniões desejar.
Marcas confirmadas Edição São Paulo Interior
- Acquazero
- Baby Duck
- Bellaza
- Booleria
- Brasil Nutri Shop
- Card Negócios
- Chicken in house
- Churros do Claudinho
- Clube do Tiro
- Cor e Unha
- Cuidare
- Elav Lavanderia
- Encontre Sua Viagem
- Empreendedor
- Fábrica de Placas
- Face Prime
- FiChips
- Fini
- Finnance Seu Credito
- Hc Idiomas
- Home Angels
- Jan Pró
- Kid Recanto
- Limpeza com Zêlo
- Linked Gourmet
- Mara Mix
- Mardelle
- Mazze
- Mundo Steel
- Number one Chicken
- Orthodontic
- Piticas
- Primeiro Mundo
- Quisto Corretora
- Rap Chef
- Rap Chef Premium
- Snackel
- Slide Portas
- Startup Win
- Suav
- Temaki Fry
- US Franchising
- Visão Total
- X-Costela & Cia.
CALENDÁRIO FVF – FEIRA VIRTUAL DE FRANQUIAS 2020
- Curitiba – 10/09
- Porto Alegre – 24/09
- São Paulo capital e interior – 08/10
- Salvador – 22/10
- Recife – 12/11
- Rio de Janeiro – 26/11
- Brasília – 03/12
- Vitória – 15/12
- Sobre a Feira Virtual de Franquia
A Feira Virtual de Franquias foi idealizada por Ricardo Branco e Henrique Mol que possuem vasta experiência no mercado de franquias nacional e internacional. O projeto nasceu em sinergia com o atual momento econômico e prevê o incentivo ao empreendedorismo auxiliando marcas e investidores que buscam seu primeiro negócio. Para as marcas, o formato permite redução de custos agregando o potencial da tecnologia na realização de negócios. A Feira Virtual é gratuita para quem busca um negócio para investir e acessível para as marcas que querem participar, visto a economia de despesas com estandes e deslocamento.
Informações: www.feiravirtualdefranquia.com.br