• Recentes
  • Tendências
edit post
5 tendências para e-commerce e plataformas digitais em 2025

5 tendências para e-commerce e plataformas digitais em 2025

07/02/2025 - Atualizado em: 08/02/2025
edit post
Consórcio se destaca como opção alternativa de presente para o Dia dos Pais

Consórcio se destaca como opção alternativa de presente para o Dia dos Pais

31/07/2025
edit post
Setor de Saúde avança em inovação em Facilities, enquanto outros segmentos ainda enfrentam desafios

Setor de Saúde avança em inovação em Facilities, enquanto outros segmentos ainda enfrentam desafios

31/07/2025
edit post
Brasileiros podem viajar para mais de 170 países sem visto de turismo

Brasileiros podem viajar para mais de 170 países sem visto de turismo

31/07/2025
edit post
Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil inclui exceções para setores estratégicos

Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil inclui exceções para setores estratégicos

31/07/2025
edit post
Venda de imóveis rurais no Brasil exige atenção à legislação e ao planejamento tributário

Venda de imóveis rurais no Brasil exige atenção à legislação e ao planejamento tributário

31/07/2025
edit post
Planejamento contábil torna-se estratégico para a sobrevivência das empresas

Planejamento contábil torna-se estratégico para a sobrevivência das empresas

31/07/2025
edit post
Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

31/07/2025
edit post
Goiás registra queda expressiva nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2025

Goiás registra queda expressiva nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2025

31/07/2025
edit post
Brasil retoma embarques de petróleo aos EUA após isenção de tarifas

Brasil retoma embarques de petróleo aos EUA após isenção de tarifas

31/07/2025
edit post
Do gesto polêmico ao gol salvador: os momentos que marcaram a noite da Copa do Brasil

Do gesto polêmico ao gol salvador: os momentos que marcaram a noite da Copa do Brasil

31/07/2025
edit post
Ministro Alexandre de Moraes vai ao clássico Corinthians x Palmeiras e é flagrado fazendo gesto obsceno durante a partida

Ministro Alexandre de Moraes vai ao clássico Corinthians x Palmeiras e é flagrado fazendo gesto obsceno durante a partida

31/07/2025
edit post
Microsoft registra salto com serviços de nuvem e bate recorde de gastos com IA

Microsoft registra salto com serviços de nuvem e bate recorde de gastos com IA

30/07/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quinta-feira, 31 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

5 tendências para e-commerce e plataformas digitais em 2025

Executivo da A&EIGHT elenca principais expectativas do público, além de pontos de atenção, visando o planejamento de marcas para os próximos anos

Redação por Redação
07/02/2025 - Atualizado em: 08/02/2025
em Comércio
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
5 tendências para e-commerce e plataformas digitais em 2025 e commerce plataforma digital
CompartilharCompartilhar

Com o final de janeiro, as perspectivas para o e-commmerce nos próximos anos tem ficado cada vez mais sólidas. O comércio online é um dos segmentos que mais ganha destaque, com 56% dos consumidores brasileiros afirmando que realizam mais compras online do que em lojas físicas, de acordo com pesquisa da Opinion Box. 

Talvez você goste de ver:

Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

Apontando o mesmo caminho, o relatório The Global Payments Report de 2022, da FIS, revela que o mercado de vendas online possui uma expectativa de crescimento de 55,3% até o final do ano que vem, superando a barreira dos US$ 8 trilhões em valor de transação. No Brasil, o cenário é o mesmo, com uma projeção de crescimento de 95% no período, podendo alcançar US$ 79 bilhões.

De acordo com Renato Avelar, Co-CEO da A&EIGHT, ecossistema de soluções digitais end-to-end de alta performance, o início do ano representa um marco para que o e-commerce possa aproveitar as oportunidades do próximo ciclo. “Esse momento de transição é crucial para planejar e implementar mudanças que atendam às expectativas dos consumidores. Avaliando o mercado previamente, marcas que apostarem em inovação, personalização e práticas responsáveis terão mais chances de liderar o setor em 2025”, opina. 

Pensando nisso, o executivo listou as 5 principais tendências para o mercado de e-commerce em 2025 e que inclusive devem se seguir para outros anos. Confira: 

Retorno do pragmatismo em decisões 

O alto custo global de aquisição de capital impacta em larga escala o varejo, e as decisões serão cada vez mais pautadas pela garantia de retorno sobre o investimento. “Existem muitas tecnologias disruptivas e metodologias inovadoras, porém os executivos deverão focar no que de fato muda o ponteiro do seu e-commerce, sempre com o olhar voltado para a última linha, ou seja, o fator chave que realmente causa um impacto significativo no faturamento ou na chegada de novos clientes”, explica Avelar. 

Ler  Shoppings no Rio, administrados pela Ancar, funcionam em horário especial no Natal

Retail media como alavanca de rentabilidade

“Transformar tráfego em receita é essencial e para isso o retail media [ou mídia de varejo] é essencial, visto que aproveita infraestruturas físicas e digitais para vender espaço publicitário a marcas, gerando receitas com alta margem e otimizando o uso de dados primários”, ressalta o executivo. Ou seja, os varejistas esperam um aumento de 10% no faturamento proveniente de retail media. No entanto, a margem de contribuição dessa fonte pode ultrapassar 6%, o que tem o potencial de dobrar o lucro de uma operação de varejo com um incremento de apenas 10% na receita, sendo altamente lucrativo e benéfico para a marca como um todo. 

Omnicanalidade focadas em fidelização

A omnicalidade é outro ponto forte para o varejo nos próximos anos, especialmente em 2025. Avelar detalha que essa integração de canais colabora para a fidelização de clientes, que conseguem ter à disposição uma gama maior de opções para buscar produtos e finalizar sua compra. No entanto, o foco em fidelização exige um CRM robusto e integrado, com uma fonte de dados única e uma abordagem de ‘composable marketing’, que significa ‘comércio combinável, ou seja, é uma abordagem modular para construir e aprimorar lojas online permitindo experiências consistentes e personalizadas em todos os canais, segundo o co-CEO. 

“Dessa forma, o e-commerce poderá utilizar sistemas especializados e pagar somente pelo uso de serviços que de fato utilizarem na operação, otimizando processos e custos”, finaliza ele. 

IA para automação de processos

A inteligência artificial hoje já tem um papel importante no e-commerce, porém a tendência é de que a Tecnologia assuma um protagonismo ainda maior na personalização do atendimento em 2025, elemento essencial para as marcas conquistarem e fidelizarem clientes. Segundo Avelar, o mercado está acordando e entendendo que IA não serve apenas para chatbots. “A inteligência artificial será fundamental para automatizar integrações complexas e normatizar dados, melhorando eficiência operacional e otimizando estoques, marketing e atendimento ao cliente”, explica ele.  

União de varejistas, criação de catálogos digitais e investimento em canais próprios

No ambiente digital, já é possível observar o movimento de grandes varejistas que tem unido esforços, integrando catálogos de sellers para oferecer maior variedade e competir com marketplaces globais, criando uma rede mais forte e eficiente, como por exemplo Magalu e AliExpress. Atualmente, os marketplaces representam 75% aproximadamente do mercado de e-commerce nacional, o que mostra a força e impacto do setor no país. 

Ler  Cooperação entre setor privado e governo na preservação ambiental

Para Avelar, os marketplaces no país tem se construído com uma base semelhante a de um oligopólio, dominando o setor e definindo o comércio. “As marcas que vendem nos marketplaces percebem que as situações estão ficando cada vez mais insustentáveis, ou seja, ser seller é ficar ‘à mercê’ de taxas altas, de modelos não sustentáveis de rentabilidade e de perda do maior ativo que um e-commerce pode ter que é o cliente”, reflete o executivo, que complementa, “os varejistas e marcas estão começando a perceber este tópico como risco e perda de patrimônio. Os marketplaces normalmente representam mais de 60% das vendas online dos e-commerces, e 40% das vendas ou até menos, são canais próprios. Sendo assim, para as empresas retomarem o controle, precisam inverter essa situação, distribuindo melhor o seu catálogo entre os marketplaces, de forma diluída e aumentando o investimento nos canais próprios”, conclui o especialista.  

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

por Kayene Simao
31/07/2025
edit post
Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), calculado pelo FGV IBRE, caiu 2,2 pontos em julho, atingindo 87,1 pontos, após três meses consecutivos de alta. Na métrica de...

Leia maisDetails

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

por Kayene Simao
26/07/2025
edit post
Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

Embora a Black Friday de 2025 esteja marcada para o dia 28 de novembro, o período de preparação para varejistas que dependem de produtos importados já começou. Segundo...

Leia maisDetails

Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

por Kayene Simao
26/07/2025
edit post
Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) divulgou um levantamento que mostra a relevância do comércio intercompanhia — realizado entre empresas do mesmo grupo econômico...

Leia maisDetails

Americanas inicia campanha de Dia dos Pais com descontos em diversas categorias

por Kayene Simao
25/07/2025
edit post
Americanas inicia campanha de Dia dos Pais com descontos em diversas categorias

A Americanas iniciou sua campanha promocional para o Dia dos Pais, oferecendo descontos em diversas categorias de produtos. A iniciativa inclui opções nas áreas de telefonia, eletroportáteis, áudio...

Leia maisDetails

Magalu promove campanha com descontos de até 80% para usuários do aplicativo

por Kayene Simao
22/07/2025
edit post
Magalu promove campanha com descontos de até 80% para usuários do aplicativo

Campanha reforça estratégia digital da empresa para impulsionar vendas em julho O Magalu lançou nesta terça-feira (22) a campanha Black App, que oferece descontos semelhantes aos da Black...

Leia maisDetails
edit post
Consórcio se destaca como opção alternativa de presente para o Dia dos Pais

Consórcio se destaca como opção alternativa de presente para o Dia dos Pais

por Kayene Simao
31/07/2025

Com a aproximação do Dia dos Pais, muitos consumidores buscam alternativas criativas e significativas para presentear. Em vez dos tradicionais...

edit post
Setor de Saúde avança em inovação em Facilities, enquanto outros segmentos ainda enfrentam desafios

Setor de Saúde avança em inovação em Facilities, enquanto outros segmentos ainda enfrentam desafios

por Kayene Simao
31/07/2025

A gestão de facilities no Brasil apresenta níveis distintos de desenvolvimento tecnológico conforme o setor analisado. Uma pesquisa da Associação...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Brasileiros podem viajar para mais de 170 países sem visto de turismo

Brasileiros podem viajar para mais de 170 países sem visto de turismo

por Kayene Simao
31/07/2025

Diante das recentes mudanças nas regras de visto para países tradicionalmente visitados por brasileiros, muitos turistas têm buscado novas opções...

edit post
Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil inclui exceções para setores estratégicos

Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil inclui exceções para setores estratégicos

por Kelly Couto
31/07/2025

A Casa Branca oficializou nesta quarta-feira (30) a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, como...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d