• Recentes
  • Tendências
edit post
Como os brasileiros percebem o Branding do nosso país?

Como os brasileiros percebem o Branding do nosso país?

24/08/2022
edit post
Lotofácil 3532: tem quatro apostas ganhadoras do prêmio principal

Mega-Sena 2937: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 55 milhões

06/11/2025
edit post
Quina 6872: acumula e prêmio estimado chega a R$ 4 milhões

Lotofácil 3532: tem quatro apostas ganhadoras do prêmio principal

06/11/2025
edit post
Lotomania 2845 acumula e prêmio estimado chega a R$ 1,2 milhão

Quina 6872: acumula e prêmio estimado chega a R$ 4 milhões

06/11/2025
edit post
Fundo para Florestas Tropicais atinge aporte inicial de US$ 5,5 bilhões

Fundo para Florestas Tropicais atinge aporte inicial de US$ 5,5 bilhões

06/11/2025
edit post
Lula lança Fundo Florestas Tropicais para Sempre e convida países a preservar o patrimônio verde global

Lula lança Fundo Florestas Tropicais para Sempre e convida países a preservar o patrimônio verde global

06/11/2025
edit post
Presidente da França, Emmanuel Macron, é recebido com entusiasmo nas ruas de Salvador e distribui simpatia

Presidente da França, Emmanuel Macron, é recebido com entusiasmo nas ruas de Salvador e distribui simpatia

06/11/2025
edit post
Candidatas a Miss Universo abandonam cerimônia após diretor humilhar Miss México

Candidatas a Miss Universo abandonam cerimônia após diretor humilhar Miss México

06/11/2025
edit post
Representante farmacêutico desmaia atrás de Trump durante anúncio sobre corte nos preços de remédios para emagrecimento

Representante farmacêutico desmaia atrás de Trump durante anúncio sobre corte nos preços de remédios para emagrecimento

06/11/2025
edit post
Câmara instala comissão especial para discutir isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil

Câmara instala comissão especial para discutir isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil

06/11/2025
edit post
“A Amazônia é fundamental para o futuro do planeta”, afirma príncipe William na Cúpula do Clima em Belém

“A Amazônia é fundamental para o futuro do planeta”, afirma príncipe William na Cúpula do Clima em Belém

06/11/2025
edit post
“É momento de levar a sério os alertas da ciência”, diz Lula na abertura da Cúpula do Clima em Belém

“É momento de levar a sério os alertas da ciência”, diz Lula na abertura da Cúpula do Clima em Belém

06/11/2025
edit post
Quina 6871: Acumulação eleva prêmio da Quina para R$ 3 milhões no próximo sorteio

Lotomania 2845 acumula e prêmio estimado chega a R$ 1,2 milhão

06/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quinta-feira, 6 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Pesquisa

Como os brasileiros percebem o Branding do nosso país?

Tábata Férlin por Tábata Férlin
24/08/2022
em Pesquisa
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
Como os brasileiros percebem o Branding do nosso país? branding pesquisa
CompartilharCompartilhar

Ana Couto, agência especializada em marca, negócio e comunicação, acaba de lançar um estudo sobre a marca Brasil. A pesquisa Branding Brasil nasceu do objetivo de saber qual a percepção do brasileiro em relação ao país e mapear oportunidades para pessoas e organizações na construção de valor.

Talvez você goste de ver:

Inflação e aumento do custo de vida afetam percepção de brasileiros sobre a situação do país

Gastos do governo melhoram mas não são suficientes para conter a inflação

Tentativas de fraudes bancárias cresceram 10,4% em 2024 e poderiam gerar prejuízo de até R$ 51,6 bilhões, revela Serasa Experian

O Branding ajuda a decodificar valor, a entender as principais associações e universo simbólico de uma marca, além de identificar o que precisa ser priorizado para objetivos serem alcançados.

Por isso, a agência decidiu realizar o estudo para decifrar o valor que o Brasil gera como marca.

Com base no Valometry, a primeira plataforma de gestão de valor de branding do Brasil criada pela agência, o Brasil foi avaliado sobre a ótica das 3 ondas de valor: Produto (para entender a relação custo-benefício e diferenciação do país), Pessoas (identificação, fidelização e conexão emocional dos brasileiros com país) e Propósito (uma visão de mundo compartilhada entre brasileiros que mobiliza e cria impacto positivo).

Foram realizadas pesquisas utilizando 3 metodologias complementares:  5 comunidades online, com 150 participantes ao todo; Social listening, com análise de mais de 600 mil tweets e um estudo quantitativo com 2500 representantes de todo o Brasil.

A relação do brasileiro com o Brasil – Há uma clara distinção entre a imagem do Brasil e a do brasileiro. Enquanto a instituição está associada a percepções mais negativas, o brasileiro continua sendo o melhor do Brasil.

Os dados revelam que 71% acham que o brasileiro é capaz de fazer qualquer coisa quando se une. As percepções da maioria dizem muito sobre o que dificulta nosso desenvolvimento: 54% acreditam que o país está isolado e percebem o Brasil como um país ilhado, já 52% acreditam que o país não se desenvolve por sempre mudar de rumo e 51% acreditam que o brasileiro passa muito tempo brigando entre si.

Ler  Mulheres serão maioria na medicina até 2030

Quando falamos de união, por exemplo, 38% acreditam que o país está mais unido, 33% acreditam que o país está mais desunido, e apenas 29% acreditam que nada mudou nos últimos 10 anos.

Já, quando falamos de tolerância, 37% veem o Brasil como mais tolerante versus 35% que acreditam que está menos tolerante. Em relação ao orgulho, 31% sentem mais desgosto em relação ao Brasil, já 40% se sentem orgulhosos em relação ao país. Diante dessas análises, foi observado que existem vários Brasis dentro de um só Brasil.

Contraste entre as gerações mais velhas e mais novas – Os jovens possuem uma visão muito mais pessimista e desvinculada do Brasil do que a população mais velha. 44% dos jovens de 16 a 20 anos não se identificam com o Brasil; 56% dos jovens de 16 a 20 anos não acreditam que o Brasil é o lugar ideal para viver.

Os jovens são mais críticos ao Brasil, enquanto os mais velhos se mostram mais conectados.

O Brasil simbólico: o poder dos ícones – A avaliação dos brasileiros sobre a bandeira nacional e a camisa da seleção nos mostra que as suas associações estão preservadas. Apenas 12% das pessoas acima de 55 anos acham que a bandeira do Brasil é um símbolo do passado.

Isso significa que 73% dessa faixa etária acredita que a bandeira é nosso símbolo máximo e que representa a união do país. A percepção com a camisa da seleção brasileira também é positiva para as pessoas acima de 55 anos, 60% acreditam que a camisa representa futuro e 67% que a camisa representa esperança.

Isso nos mostra que a avaliação dos brasileiros sobre a bandeira nacional e a camisa da seleção e as suas associações estão preservadas.

Mulheres e Negros- Quando perguntado “A bandeira representa futuro?”, a taxa de concordância varia conforme o público. Mulheres e negros concordam menos que a bandeira nacional representa futuro: 67% das mulheres e 57% dos negros não concordam e tem mais sentimentos mistos em relação à bandeira.

Saudade dos símbolos- Mas apesar desta quebra significativa, notamos que um sentimento é compartilhado pelos brasileiros: a saudade de usar nossos símbolos no cotidiano. 58% concordam que sentem saudade de usar algo com as cores do Brasil. Os símbolos não perderam a sua força, mas parte da população não usa mais as cores do Brasil no seu dia a dia.

Ler  Ovo de galinha fica até 20% mais caro, e está em falta nas prateleiras dos supermercados

Branding Brasil – Assim como as marcas, países têm personalidades, evocam fortes conexões e são altamente eficazes em transmitir características e percepções associadas.

Começando pelos atributos de personalidade, associações e personificação, chegaram a características positivas do Brasil e do brasileiro como: festeiro, alegre, acolhedor, criativo, trabalhador e forte- quanto maior a escolaridade e a renda, maior a percepção de alegria: 67% pós-graduados x 44% de quem tem médio incompleto; 65% classe A x 51% classes DE.

Já para as características negativas, embora com menor intensidade que as positivas, encontramos palavras como malandro, oportunista, aproveitador e desonesto.

Com que países o Brasil é parecido – Para os brasileiros, Argentina e Portugal são os países mais parecidos com o Brasil.

Na sequência estão: México, Colômbia, Uruguai e Venezuela. Dos principais países semelhantes, sete deles são latino-americanos, o que significa que nos reconhecemos na região, mas também tem uma multiplicidade de origens e referências.

Os brasileiros acreditam que o país é diferente das nações mais desenvolvidas e está separado do mundo principalmente pela questão socioeconômica. Em primeiro lugar, aparecem os Estados Unidos, seguido por Japão, China, Inglaterra e França. 70% concordam que o Brasil é claramente diferente dos demais países do mundo.

Essa diferença se baseia mais nos atributos que o país não tem, ou seja, nas vulnerabilidades.

“Esse é um estudo sobre brasilidade, uma ótica de como o brasileiro vê o Brasil. A partir dele, conseguimos entender como estão os nossos ícones, a nossa camisa da seleção, a bandeira, o que temos em comum, o que temos de divisão e união.  É uma oportunidade única de ver as nossas fortalezas em um ano decisivo para o que queremos para o nosso país e para o nosso futuro, por isso precisamos ser mais intencionais e responsáveis”, disse Ana Couto, CEO da agência.

O estudo “Branding Brasil – O Valor que o país gera” será lançado oficialmente pela agência Ana Couto no próximo dia 24 de agosto durante evento a ser realizado no teatro FAAP Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, a partir das 18h30.

Ler  BNDES tem menos benefícios governamentais que bancos similares ao redor do mundo

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: bransing
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Inflação e aumento do custo de vida afetam percepção de brasileiros sobre a situação do país

por Kayene Simao
05/04/2025
edit post
Inflação e aumento do custo de vida afetam percepção de brasileiros sobre a situação do país

A alta inflação e o aumento do custo de vida estão impactando a percepção da população da região Sudeste sobre a economia do Brasil. De acordo com a...

Leia maisDetails

Gastos do governo melhoram mas não são suficientes para conter a inflação

por Kayene Simao
14/03/2025
edit post
Gastos do governo melhoram mas não são suficientes para conter a inflação

O setor público consolidado do Brasil alcançou um superávit primário de R$ 104,096 bilhões em janeiro de 2025, conforme dados divulgados pelo Banco Central. Este resultado representa um...

Leia maisDetails

Tentativas de fraudes bancárias cresceram 10,4% em 2024 e poderiam gerar prejuízo de até R$ 51,6 bilhões, revela Serasa Experian

por Kayene Simao
11/03/2025
edit post
Tentativas de fraudes bancárias cresceram 10,4% em 2024 e poderiam gerar prejuízo de até R$ 51,6 bilhões, revela Serasa Experian

São Paulo, 11 de março de 2025 – Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, a maior datatech do Brasil, mostram que, em 2024, o...

Leia maisDetails

As cidades brasileiras não têm infraestrutura para lidar com ondas de calor e chuvas intensas

por Kayene Simao
06/03/2025
edit post
As cidades brasileiras não têm infraestrutura para lidar com ondas de calor e chuvas intensas

Fevereiro de 2025 foi marcado por extremos climáticos no Brasil. Enquanto diversas regiões enfrentam temperaturas recordes, com algumas cidades superando os 40°C, outras lidam com chuvas intensas, alagamentos...

Leia maisDetails

Pesquisa mostra Bolsonaro e Michelle à frente de Lula em cenários para 2026

por Lucas Ayalla
18/02/2025
edit post
Pesquisa mostra Bolsonaro e Michelle à frente de Lula em cenários para 2026

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou um novo levantamento nesta segunda-feira (18) sobre a corrida presidencial de 2026. Segundo os dados, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria o atual...

Leia maisDetails
edit post
Lotofácil 3532: tem quatro apostas ganhadoras do prêmio principal

Mega-Sena 2937: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 55 milhões

por Kayene Simao
06/11/2025

O concurso 2937 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (6) no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), terminou sem vencedores...

edit post
Quina 6872: acumula e prêmio estimado chega a R$ 4 milhões

Lotofácil 3532: tem quatro apostas ganhadoras do prêmio principal

por Kayene Simao
06/11/2025

O concurso 3532 da Lotofácil, realizado nesta quinta-feira, 6 de novembro de 2025, no Espaço da Sorte, em São Paulo...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Lotomania 2845 acumula e prêmio estimado chega a R$ 1,2 milhão

Quina 6872: acumula e prêmio estimado chega a R$ 4 milhões

por Kayene Simao
06/11/2025

O concurso 6872 da Quina, realizado nesta quinta-feira (6 de novembro de 2025) no Espaço da Sorte, em São Paulo...

edit post
Fundo para Florestas Tropicais atinge aporte inicial de US$ 5,5 bilhões

Fundo para Florestas Tropicais atinge aporte inicial de US$ 5,5 bilhões

por Kayene Simao
06/11/2025

O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (6) durante a COP30,...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d