• Recentes
  • Tendências
edit post
Como aumentar suas vendas no final do ano - Reprodução Canva

6 estratégias para turbinar as suas vendas no segundo semestre

25/07/2023
edit post
CMN regulamenta linha de R$ 6 bilhões para renovação da frota de caminhões

CMN regulamenta linha de R$ 6 bilhões para renovação da frota de caminhões

20/12/2025
edit post
Desfiles das escolas de samba do Rio são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Estado

Desfiles das escolas de samba do Rio são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Estado

20/12/2025
edit post
Fux suspende parcialmente norma que restringe acesso de beneficiários a sites de apostas

Fux suspende parcialmente norma que restringe acesso de beneficiários a sites de apostas

20/12/2025
edit post
Brasil defende rápida assinatura do acordo Mercosul–União Europeia, diz Alckmin

Brasil defende rápida assinatura do acordo Mercosul–União Europeia, diz Alckmin

20/12/2025
edit post
Banco Mundial aponta potencial do Nordeste para impulsionar crescimento e reduzir desigualdades no Brasil

Banco Mundial aponta potencial do Nordeste para impulsionar crescimento e reduzir desigualdades no Brasil

20/12/2025
edit post
Deltan Dallagnol paga indenização a Lula por apresentação da Lava Jato

Deltan Dallagnol paga indenização a Lula por apresentação da Lava Jato

20/12/2025
edit post
Ministério da Saúde assina contrato para aquisição das primeiras doses da vacina brasileira contra a dengue

Ministério da Saúde assina contrato para aquisição das primeiras doses da vacina brasileira contra a dengue

20/12/2025
edit post
Lula inaugura Ponte da Integração entre Brasil e Paraguai e destaca cooperação regional

Lula inaugura Ponte da Integração entre Brasil e Paraguai e destaca cooperação regional

20/12/2025
edit post
Moraes autoriza Bolsonaro a deixar prisão para realizar cirurgia em Brasília

Moraes autoriza Bolsonaro a deixar prisão para realizar cirurgia em Brasília

20/12/2025
edit post
Lançamento de foguete sul-coreano em Alcântara é adiado novamente por problema técnico

Lançamento de foguete sul-coreano em Alcântara é adiado novamente por problema técnico

20/12/2025
edit post
TST impõe funcionamento mínimo dos Correios durante greve nacional

TST impõe funcionamento mínimo dos Correios durante greve nacional

20/12/2025
edit post
STF anula parte de investigação da PF contra governador do Acre

STF anula parte de investigação da PF contra governador do Acre

20/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
domingo, 21 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

6 estratégias para turbinar as suas vendas no segundo semestre

Tábata Férlin por Tábata Férlin
25/07/2023
em Comércio
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
Como aumentar suas vendas no final do ano - Reprodução Canva

Reprodução Canva

CompartilharCompartilhar

O segundo semestre está cheio de datas comemorativas importantes para o varejo: é o Dia dos Pais, Dia das Crianças, a Black Friday e até o Natal.

Talvez você goste de ver:

Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

E as expectativas são positivas: 71% dos brasileiros pretendem comprar mais neste período em comparação aos primeiros meses do ano, segundo levantamento da Trigg.

Embora as prioridades não sejam exatamente supérfluas, por estarem concentradas em alimentação (66%), saúde (39,8%) e eletrodomésticos (34%), ainda é possível montar uma estratégia de vendas interessante e proporcionar uma experiência de compra atraente para os consumidores.

A consultora de negócios Luciana Locchi, especialista em varejo e no setor de Casa e Decoração, mostra como fazer isso e turbinar as vendas.

Segundo ela, o início de tudo é os lojistas entenderem as mudanças na forma de consumo das pessoas desde o fim da pandemia do coronavírus. Com o isolamento social, muitas pessoas se adaptaram a fazer compras online, mas agora é natural esperar o retorno às lojas físicas.

“Nada se compara à experiência de explorar uma loja, tocar os produtos, experimentá-los e receber atendimento pessoal. Ao criar experiências de compra atraentes e personalizadas em lojas físicas, os lojistas podem cativar os consumidores e fazer com que eles se sintam bem-vindos. Mesmo assim, manter uma forte presença online continua sendo essencial, pois muitas pessoas ainda preferem a conveniência das compras online”, explica a especialista.

Dessa forma, é preciso entender como preparar uma loja para receber clientes e fidelizá-los, cumprindo todas as etapas da estratégia de vendas.

Destaque os produtos prioritários

“Identifique os produtos relacionados à alimentação, saúde e eletrodomésticos em sua loja e destaque-os em exibições atraentes e chamativas. É possível criar visualizações agradáveis usando cores, iluminação e materiais destacados, como os produtos-chave. Além disso, planeje o layout da loja e vitrine de forma estratégica, considerando a jornada do cliente”, explica a consultora de negócios Luciana Locchi.

Ler  Inteligência artificial aumenta produtividade de profissionais de marketing e vendas

Outra estratégia na montagem e organização dos produtos que faz a diferença é dividi-los em categorias ou temas, para facilitar a busca dos clientes e manter a rotatividade dos itens.

“Isso ajuda a manter a oferta atualizada e atrair os clientes com novidades. Nós vendemos desejo, experiências. Se o decorcliente reparar que toda semana os produtos estão no mesmo lugar, da mesma forma, o lojista não gera interesse de venda”, destaca Luciana.

Organize promoções e descontos, inclusive com parceiros

“Crie promoções especiais ou descontos exclusivos para os produtos prioritários mencionados, como os de saúde, alimentação e eletrodomésticos. Isso pode atrair a atenção dos clientes e incentivá-los a fazer compras”, indica Luciana.

Segundo ela, também é interessante combinar esses itens essenciais com outros complementares e inseri-los em um contexto, para potencializar a experiência e o desejo de compra.

“Considere ainda criar pacotes promocionais, ofertas do tipo ‘leve 2, pague 1’ ou descontos progressivos para aumentar o apelo dos produtos.”, indica a especialista.

“Outra dica é estabelecer parcerias com negócios locais, como lojas de alimentos orgânicos, clínicas de saúde ou academias. Dessa forma, busque promover eventos conjuntos, sorteios ou descontos mútuos para incentivar o tráfego de clientes entre os estabelecimentos e criar uma experiência mais completa para os consumidores”, indica a especialista.

Crie experiências interativas

Para aumentar as vendas no segundo semestre, Luciana Locchi também indica a criação de espaços interativos na loja. Dessa forma, os clientes têm a chance de experimentar os produtos, quase que vivenciá-los.

“Monte uma área de demonstração de utensílios de cozinha para que os clientes possam testá-los, ou crie um espaço de relaxamento com almofadas e velas aromáticas, visando mostrar o potencial de bem-estar dos produtos”, indica.

As experiências interativas acabam como uma forma de conectar a marca ou loja com a potencial clientela e podem servir para aumentar o engajamento e fidelizar o cliente.

Aposte nos programas de fidelidade e no marketing digital

Ainda pensando em fidelização, outra estratégia que Luciana indica para potencializar as vendas é implementar um programa de fidelidade para incentivar os clientes a retornarem à loja.

Ler  Shopping Metrô Itaquera inicia vendas de 2021 com descontos do Super Saldo

“Ofereça benefícios exclusivos, como descontos especiais, brindes ou acesso antecipado a novos produtos, para recompensar a fidelidade dos clientes”.

Neste caso, até cashback funciona: é possível pensar em um voucher para oferecer aos clientes do tipo ‘ganhe R$30 na sua próxima compra na loja’.

Luciana também considera importante utilizar as redes sociais e o e-mail marketing para se comunicar com os clientes.

“Compartilhe imagens atraentes dos produtos, ofereça dicas relacionadas à alimentação saudável ou bem-estar e envie lembretes sobre promoções ou eventos especiais”, sugere.

Planeje a gestão do estoque com antecedência

“O lojista que irá se diferenciar será aquele que criar uma estratégia, que conseguir olhar para dentro da empresa, ajustar os custos e abastecer a loja com produtos assertivos. Isto é, que impulsione a venda do que existe em estoque, mas também trazendo sempre um ar de novidade para dentro da loja”, aposta Luciana Locchi.

Segundo a especialista, é preciso que o estabelecimento se prepare às datas comemorativas.

“O maior erro que vejo é o lojista esperar a demanda chegar para comprar e perder o timing de vendas. Por isso a importância de se olhar para dentro e ajustar o estoque, tirar o que está parado há muito tempo e trazer o novo”, indica.

Para estes casos, uma estratégia que a especialista sugere é, se possível, fazer análise do histórico de vendas, de quais são os itens que performam melhor na loja e quais são aqueles que têm pouca saída.

“Para produtos que não vendem, a solução é fazer promoções. Se você percebe que um item é carro-chefe, nunca deixe sua loja desabastecida. De maneira geral, costumamos falar muito do quanto vendemos, mas não mensuramos o que deixamos de vender, e isso está atrelado a falta de estratégia, abastecimento [de estoque] no tempo certo e análise do mercado”, expõe Luciana.

Não se esqueça do pós-venda e esteja aberto a feedbacks

“Vejo que muitas empresas negligenciam o pós-venda, mas ele pode representar uma oportunidade para fidelizar clientes e obter recomendações positivas. Então, ao invés de associá-lo a apenas as reclamações ou problemas, é importante reverter essa percepção e encantar o cliente em uma etapa pró-ativa para construir relacionamentos duradouros e gerar lealdade”, opina a especialista Luciana Locchi.

Ler  Cerveja Heineken® anuncia novo ingrediente: Energia Verde

Segundo ela, é importante que as organizações priorizem o pós-venda e invistam recursos nele, pois aqui é possível colher feedbacks, ou seja, a opinião dos clientes sobre o produto ou a loja.

Essas informações devem ser usadas para aprimorar os produtos e serviços já existentes e a experiência de compra.

“Realize pesquisas de satisfação, incentive avaliações e comentários nas redes sociais e esteja sempre atento às necessidades e preferências de cada cliente. Agradeça a clientela pela compra, realize acompanhamento após a venda para garantir que o produto ou serviço atendeu às expectativas dela. Ofereça também suporte adicional com informações sobre o uso correto do produto, dicas úteis ou assistência técnica”, finaliza a consultora de negócios.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Vendas
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

por Kayene Simao
09/12/2025
edit post
Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

O fim da tarifa adicional de 50% aplicada pelos Estados Unidos às exportações brasileiras trouxe alívio ao setor de hortifrútis, um dos mais afetados pela medida. A retirada...

Leia maisDetails

Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

por Kayene Simao
01/12/2025
edit post
Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

Às vésperas das festas de fim de ano, quando o pagamento do 13º salário e as compras natalinas reforçam o movimento do comércio, um alerta chama a atenção...

Leia maisDetails

Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

por Redação
21/11/2025
edit post
Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

A criadora de conteúdo Viih Tube, uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil, estabeleceu um novo marco no discovery commerce durante uma transmissão especial realizada na última sexta-feira...

Leia maisDetails

Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

por Redação
14/11/2025
edit post
Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (14) uma ordem executiva que reduz retroativamente as tarifas de importação sobre carne bovina, café, tomates, bananas e...

Leia maisDetails

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

por Redação
26/10/2025
edit post
Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil por publicação à influenciadora Virginia Fonseca e à marca WePink,...

Leia maisDetails
edit post
CMN regulamenta linha de R$ 6 bilhões para renovação da frota de caminhões

CMN regulamenta linha de R$ 6 bilhões para renovação da frota de caminhões

por Taysa Medeiros
20/12/2025

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (19), a regulamentação de uma nova linha de...

edit post
Desfiles das escolas de samba do Rio são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Estado

Desfiles das escolas de samba do Rio são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Estado

por Taysa Medeiros
20/12/2025

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro passaram a ser reconhecidos oficialmente como Patrimônio Cultural do Estado...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Fux suspende parcialmente norma que restringe acesso de beneficiários a sites de apostas

Fux suspende parcialmente norma que restringe acesso de beneficiários a sites de apostas

por Taysa Medeiros
20/12/2025

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (19) suspender parcialmente a norma do Ministério da...

edit post
Brasil defende rápida assinatura do acordo Mercosul–União Europeia, diz Alckmin

Brasil defende rápida assinatura do acordo Mercosul–União Europeia, diz Alckmin

por Taysa Medeiros
20/12/2025

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (19) que o...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d