As festas de fim de ano são momentos mais do que esperados para movimentar a economia e aquecer as vendas do setor de varejo.
Contudo, embora a temporada de alta de consumo, de novembro a dezembro de 2022, tenha apresentado crescimento de 5,3% em relação a 2021, saltando para US$ 936,3 bilhões, as previsões ficaram aquém.
E os principais motivos estão nos níveis históricos de inflação que seguem contínuas e altas taxas de juros, segundo pronunciamento da National Retail Federation (NRF) em conferência realizada em Nova Iorque (USA).
Mesmo com o crescimento inferior ao esperado para os últimos dois meses do ano, em geral, as vendas para o ano apresentaram saldo positivo em comparação a 2021, atingindo assim a meta esperada pela National Retail Federation – a maior associação de comércio varejista do mundo.
A expectativa em vendas para todo o ano de 2022 girou em torno de 6% a 8%, e o setor alcançou a média de 7%, totalizando US$ 4,9 trilhões.
“Os últimos dois anos de vendas no varejo foram sem precedentes e ninguém jamais pensou que fosse sustentável. No entanto, fechamos 2022 com vendas anuais impressionantes no varejo e uma temporada de férias respeitável, apesar dos níveis históricos de inflação e aumentos das taxas de juros para esfriar a economia. Produtos em níveis de preços mais promocionais para caber em seus orçamentos apertados”, disse o presidente e CEO da NRF, Matthew Shay.
Para Matthew, embora o momento seja delicado por conta da pressão econômica, consumidores e varejistas têm demonstrado grande parceria para manter o setor de varejo aquecido. “O fato de termos visto um crescimento das vendas no varejo acima do ganho de 14% em dezembro em 2022 mostra a resiliência dos consumidores e a criatividade dos varejistas em impulsionar o consumo e a atividade econômica enquanto lidam com a alta inflação e contínuas pressões de custo.”, analisou Shay, presidente e CEO da NRF.
Na opinião do economista Chef da NRF, Jack Kleinhenz, o ambiente de consumo tem sido desafiador por várias questões, tornando o ritmo de compras instável para os consumidores, mas mesmo diante das incertezas os usuários permanecem engajados: “O ritmo de gastos foi instável e os consumidores podem ter recuado mais do que esperávamos, mas esses números mostram que eles navegaram razoavelmente bem em um ambiente desafiador e impulsionado pela inflação. O resultado final é que os consumidores ainda estão engajados e comprando apesar de tudo acontecendo ao seu redor.”, avalia o especialista.
Resultados das vendas de fim de ano
Em 2021, as vendas de feriado de fim de ano alcançaram o patamar de $ 889,3 bilhões. Esses números em gastos durante a temporada de festas foram superados em 2022, cuja previsão variava entre entre 6% e 8%, totalizando em torno de $ 942,6 bilhões e $ 960,4 bilhões.
Com vendas alcançadas em US$ 936,3 bilhões, representando aumento de 5%, o crescimento de 2022 se compara com o crescimento médio de 4,9% nas vendas de fim de ano nos 10 anos anteriores.
A queda nas vendas no mês de dezembro caíram 0,6%, com ajuste sazonal em relação a novembro, mas aumentaram 5% sem ajuste ano a ano. conforme estipulado pela NRF.
Em comparação, as vendas caíram 0,5% mês a mês em novembro, após um aumento nas compras antecipadas de fim de ano em outubro, mas subiram 5,6% ano a ano. Os números da NRF também subiram 5,6% em uma média móvel de três meses em dezembro.
O cálculo da Federação NRF leva em consideração dados do US Census Bureau – que é o Departamento do Censo dos Estados Unidos e a principal agência governamental do sistema estatístico federal do país, responsável por produzir dados sobre a população e economia.
Com base no US Census Bureau, as vendas totais no varejo em dezembro – incluindo automóveis, gás e restaurantes – caíram 1,1% em relação a novembro, mas aumentaram 6% ano a ano. Já em novembro, os números do Censo caíram 1% em relação ao mês de outubro, mas também aumentaram 6% em relação ao ano anterior.
Comparativo
A NRF é a principal autoridade e porta-voz do setor de varejo e fornece dados sobre as vendas no varejo mês a mês, além de fazer também previsões de vendas e gastos anuais no varejo para períodos considerados importantes para a economia, como por exemplo, a temporada de festas de cada ano.
As vendas de fim de ano de novembro a dezembro tiveram ganhos ano a ano em todas as nove categorias de varejo, exceto duas, lideradas por vendas online, supermercados e lojas de mercadorias em geral.
Os detalhes dos principais setores para os dois meses combinados, todos em uma base ano a ano não ajustada, incluem:
Aumento
Vendas online e outras vendas fora da loja – Aumento de 9,5%.
Mercearias e lojas de bebidas – Aumento de 7,8%.
Lojas de mercadorias em geral – Aumento de 3,8%.
Lojas de artigos esportivos – Aumento de 3,5%.
Lojas de saúde e cuidados pessoais – Aumento de 8%.
Lojas de roupas e acessórios de vestuário – Aumento de 2,2%.
Lojas de materiais de construção e artigos para jardinagem – Aumento de 1,5%.
Queda
Lojas de móveis e artigos de decoração – Queda de 1,1%.
Lojas de eletrônicos e eletrodomésticos – Queda de 5,7%.
Os dados foram apresentados na semanas de Conferência NRF 2023, realizados entre os dias 15 a 17 de janeiro, em Nova Iorque.
Retail’s Big Show
Ano a ano, o Retail’s Big Show reúne as melhores mentes em tópicos críticos, fornecendo insights e perspectivas para o mercado de varejo. As sessões da NRF 2023 ofertadas em evento foram projetadas para inspirar e instruir, apresentando os principais líderes do setor de varejo de uma variedade de funções de varejo, empresas parceiras e muito mais.
A NRF
A National Retail Federation é a maior associação comercial de varejo do mundo, focada em soluções e ideias que ajudam e impulsionam o varejo a ter sucesso.
Com sede em Washington, D.C., a NRF capacita a indústria que impulsiona a economia.
De acordo com a Federação, o varejo é o maior empregador do setor privado do país, contribuindo com US$ 3,9 trilhões para o PIB anual e sustentando um em cada quatro empregos nos EUA – 52 milhões de trabalhadores americanos. Por mais de um século, a NRF tem sido uma voz para todos os varejistas e todos os empregos no varejo, educando, inspirando e comunicando o poderoso impacto que o varejo tem nas comunidades locais e nas economias globais. nrf.com