Com a aproximação do carnaval e a expectativa de milhões de brasileiros em viagem, residências e pequenos comércios vazios passam a chamar ainda mais a atenção de criminosos. Dados do Índice de Segurança da Verisure, provedora líder de serviços de segurança monitorados na Europa e na América Latina, apontam que, no primeiro semestre de 2025, o Brasil registrou 5.242 invasões, considerando apenas os imóveis do portfólio de clientes da empresa. Desse total, 74% ocorreram em comércios e 26% em residências.
Embora os feriados sejam tradicionalmente associados ao descanso e ao lazer, imóveis desocupados tendem a se tornar mais vulneráveis a furtos e invasões. O levantamento da Verisure também analisou os feriados do primeiro semestre de 2025 e identificou o Carnaval como a data com maior concentração de tentativas de invasão, respondendo por 22% dos casos. Na sequência aparecem Tiradentes, com 19%, Réveillon, com 18%, e o Dia do Trabalho, com 17%. Já os feriados de Páscoa e Corpus Christi foram considerados os menos críticos, ambos com 12% das ocorrências registradas pela Central de Monitoramento da empresa.
“Quando uma casa ou comércio fica vazio em datas festivas, como o Carnaval, o imóvel naturalmente se torna mais suscetível a ações de pessoas mal-intencionadas, justamente pelo menor fluxo de presença humana”, afirma Rodrigo Monteiro, diretor de Marketing da Verisure. Segundo ele, a adoção de tecnologias conectadas tem papel decisivo na prevenção. “Soluções que permitem alertas em tempo real, aliadas a ações preventivas baseadas em dados e monitoramento profissional, tornam-se fundamentais para reduzir riscos e aumentar a sensação de segurança”, completa.

















