• Recentes
  • Tendências
edit post
inteligencia-artificial-ibm

TIM transforma autoatendimento aos clientes com inteligência artificial da IBM

02/07/2020
edit post
Centauro abre mais de 1 000 vagas temporárias para temporada de Black Friday e Natal

Centauro abre mais de 1 000 vagas temporárias para temporada de Black Friday e Natal

18/11/2025
edit post
A tecnologia só funciona com pessoas: por que a transformação digital ainda esbarra na cultura das empresas

A tecnologia só funciona com pessoas: por que a transformação digital ainda esbarra na cultura das empresas

18/11/2025
edit post
Crescimento do Pix amplia conveniência, mas eleva preocupação com ataques cibernéticos

Crescimento do Pix amplia conveniência, mas eleva preocupação com ataques cibernéticos

18/11/2025
edit post
O câmbio do futuro é programável: como as stablecoins permitem automação nas operações internacionais

O câmbio do futuro é programável: como as stablecoins permitem automação nas operações internacionais

18/11/2025
edit post
Em reviravolta, Trump defende liberação dos arquivos de Jeffrey Epstein pela Câmara

Em reviravolta, Trump defende liberação dos arquivos de Jeffrey Epstein pela Câmara

18/11/2025
edit post
Lotofácil 3540: oito apostas dividem prêmio de R$ 1,39 milhão cada

Lotomania 2850: Três apostas dividem prêmio principal de mais de R$ 1,36 milhão

17/11/2025
edit post
Lotofácil 3540: oito apostas dividem prêmio de R$ 1,39 milhão cada

Quina 6880: acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 3,2 milhões

17/11/2025
edit post
Loteria Federal 6017: distribui R$ 500 mil em prêmio principal no concurso 6017 realizado em São Paulo

Lotofácil 3540: oito apostas dividem prêmio de R$ 1,39 milhão cada

17/11/2025
edit post
Portadores de ingressos da Copa 2026 terão agendamento de visto prioritário nos EUA

Portadores de ingressos da Copa 2026 terão agendamento de visto prioritário nos EUA

17/11/2025
edit post
Pix completa cinco anos como principal meio de pagamento do país

Pix completa cinco anos como principal meio de pagamento do país

17/11/2025
edit post
Bolsa Família paga parcela de julho a beneficiários com NIS de final 2

Bolsa Família paga parcela de julho a beneficiários com NIS de final 2

17/11/2025
edit post
Pacientes trans enfrentam barreiras no diagnóstico e tratamento do câncer no Brasil

Pacientes trans enfrentam barreiras no diagnóstico e tratamento do câncer no Brasil

17/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
terça-feira, 18 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Tecnologia e Inovação

TIM transforma autoatendimento aos clientes com inteligência artificial da IBM

Redação por Redação
02/07/2020
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 2 minutos
0
A A
inteligencia-artificial-ibm
CompartilharCompartilhar

Comprometida com a transformação digital do seu negócio e com a constante melhoria da experiência dos seus consumidores, a TIM vem conquistando resultados positivos com o uso de inteligência artificial na central de relacionamento.

Talvez você goste de ver:

Google anuncia investimento de R$ 32,9 bilhões na Alemanha para fortalecer liderança global em IA

Tecnologia 100% nacional: jovem cria o primeiro robô de colheita de açaí do mundo

Governo lança nova etapa da plataforma Contrata+Brasil com inclusão da agricultura familiar

O projeto foi idealizado pelas áreas de Customer Relations e Information Technology da operadora e contou com a parceria da divisão de consultoria da IBM em sua implementação, com um assistente virtual usando IBM Watson Assistant, na cloud pública da IBM.

A iniciativa, desenvolvida por IBM Services, possibilita um autoatendimento mais rápido e efetivo para usuários da operadora.

“Estamos constantemente em busca de soluções que tragam mais conveniência para os clientes e agilizem a resolução de suas demandas. A preferência por modelos de autoatendimento é crescente no mundo atual e procuramos implementar em diversos canais, para que os usuários tenham sempre a melhor experiência. Esse tipo de iniciativa reforça ainda o posicionamento de inovação da TIM, aliada aos principais players do mercado de Tecnologia para oferecer o que há de mais moderno aos usuários”, comenta Saverio Demaria, diretor de Customer Relations da TIM Brasil.

O autoatendimento cognitivo da TIM responde por voz em linguagem natural e em tempo real a dúvidas ou problemas dos consumidores sobre questões relacionadas aos benefícios de cada plano, pagamento de contas, além de realizar serviços como contratação de dados, desbloqueio de linhas, contestação de informações, entre outros.

Inteligência artificial IBM

Desde o lançamento do assistente virtual, mais de três milhões de autoatendimentos já foram realizados. Durante esse período, a retenção de chamadas – quando o atendimento aos clientes é efetuado com sucesso na plataforma, sem envolvimento de um atendente humano – cresceu 75%. Esse número tende a aumentar continuamente à medida que novos serviços sejam incorporados.

Ler  TIM é pioneira lançando a maior cobertura nacional NB-IoT

Em paralelo, a retenção definitiva aumentou 85%. Ou seja, reduziu-se significativamente o número de rechamadas para a central de relacionamento em até 24 horas após o primeiro contato na central.

Esse índice reflete que os clientes ficaram satisfeitos e tiveram seus problemas solucionados pelo atendimento cognitivo.

“Estamos utilizando a tecnologia em prol da melhor experiência do cliente, focando no uso da inteligência artificial para nos abastecermos dos feedbacks dos próprios usuários em todo processo de evolução dos serviços. Nosso objetivo é que possamos ser cada vez mais assertivos, atendendo às reais necessidades dos usuários”, destaca Auana Mattar, CIO da TIM Brasil.

Toda a operação é controlada por dashboards executivos e analíticos, permitindo que a liderança da TIM acompanhe em tempo real o número de chamadas, quantas foram resolvidas no autoatendimento, quais tiveram que ser direcionadas a um atendente humano, motivos do contato e índices de retenção. Com isso, conseguem tomar decisões mais rápidas com base nos dados recebidos.

“Os avanços da inteligência artificial têm permitido que os consumidores passem por experiências muito mais satisfatórias quando ligam para uma central de atendimento, principalmente em momentos como os que estamos vivendo agora em que os canais de relacionamento têm sofrido picos de demanda. Para as empresas, isso significa retenção do cliente e um impacto extremamente positivo em sua reputação. A TIM é um exemplo de pioneirismo no setor e os números mostram que essa jornada de transformação já traz benefícios sólidos à empresa na visão de seus executivos”, diz Marisol Penante, vice presidente para a indústria de Telecom da IBM Services na América Latina.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: IBMIBM WatsonTIM
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Google anuncia investimento de R$ 32,9 bilhões na Alemanha para fortalecer liderança global em IA

por Kelly Couto
17/11/2025
edit post
Google anuncia investimento de R$ 32,9 bilhões na Alemanha para fortalecer liderança global em IA

O Google anunciou um dos maiores investimentos de sua história na Europa: US$ 6 bilhões (aprox. R$ 32,9 bilhões) serão destinados à expansão de infraestrutura digital e ao...

Leia maisDetails

Tecnologia 100% nacional: jovem cria o primeiro robô de colheita de açaí do mundo

por Redação
16/11/2025
edit post
Tecnologia 100% nacional: jovem cria o primeiro robô de colheita de açaí do mundo

A rotina de risco enfrentada por milhares de peconheiros na Amazônia ganhou hoje um novo capítulo. Durante visita à região, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu...

Leia maisDetails

Governo lança nova etapa da plataforma Contrata+Brasil com inclusão da agricultura familiar

por Kayene Simao
13/11/2025
edit post
Projeto de agricultura familiar no Vale do Jequitinhonha alcança 100 hectares e beneficia mais de 260 famílias

O Governo Federal lançou, nesta terça-feira (11), durante evento da COP30, em Belém (PA), a nova etapa da plataforma digital Contrata+Brasil, que passa a incluir a agricultura familiar...

Leia maisDetails

Tokenização ganha força na Black Friday como aliada da segurança digital

por Kayene Simao
01/11/2025
edit post
Picos da Black Friday e do Natal impulsionam nova era da logística em 2025

Cresce a preocupação com segurança nas compras digitais A cada edição da Black Friday, a segurança das transações digitais e a proteção de dados pessoais tornam-se temas centrais...

Leia maisDetails

O erro que pode custar caro ao Pinterest


por Kayene Simao
30/10/2025
edit post
O erro que pode custar caro ao Pinterest


A história da Kodak, que detinha a tecnologia da fotografia digital mas não acreditou em seu potencial, é frequentemente lembrada como um exemplo clássico de como a resistência...

Leia maisDetails
edit post
Centauro abre mais de 1 000 vagas temporárias para temporada de Black Friday e Natal

Centauro abre mais de 1 000 vagas temporárias para temporada de Black Friday e Natal

por Kayene Simao
18/11/2025

A Centauro, maior varejista de artigos esportivos da América Latina e integrante do Grupo SBF, anunciou a criação de mais...

edit post
A tecnologia só funciona com pessoas: por que a transformação digital ainda esbarra na cultura das empresas

A tecnologia só funciona com pessoas: por que a transformação digital ainda esbarra na cultura das empresas

por Kayene Simao
18/11/2025

A transformação digital tem avançado de forma acelerada nas empresas brasileiras, que passaram a investir em sistemas de gestão, automação...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Crescimento do Pix amplia conveniência, mas eleva preocupação com ataques cibernéticos

Crescimento do Pix amplia conveniência, mas eleva preocupação com ataques cibernéticos

por Kayene Simao
18/11/2025

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC), completou cinco anos neste mês consolidado como uma das...

edit post
O câmbio do futuro é programável: como as stablecoins permitem automação nas operações internacionais

O câmbio do futuro é programável: como as stablecoins permitem automação nas operações internacionais

por Kayene Simao
18/11/2025

O uso de stablecoins — moedas digitais atreladas a ativos estáveis, como o dólar — continua avançando no Brasil. Em...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d