• Recentes
  • Tendências
edit post
inteligencia-artificial-ibm

TIM transforma autoatendimento aos clientes com inteligência artificial da IBM

02/07/2020
edit post
Laudo confirma câncer de pele em Jair Bolsonaro

Laudo confirma câncer de pele em Jair Bolsonaro

17/09/2025
edit post
Bolsonaro é condenado a pagar R$ 1 milhão em indenização por racismo

Bolsonaro é condenado a pagar R$ 1 milhão em indenização por racismo

17/09/2025
edit post
Câmara aprova em 1º turno PEC da Blindagem que dificulta denúncia criminal contra parlamentares

Câmara aprova em 1º turno PEC da Blindagem que dificulta denúncia criminal contra parlamentares

17/09/2025
edit post
Desemprego no Brasil cai para 5,6% e atinge menor nível da série histórica

Desemprego no Brasil cai para 5,6% e atinge menor nível da série histórica

17/09/2025
edit post
Sistemas de reconhecimento facial e ampliam riscos de fraude

Sistemas de reconhecimento facial e ampliam riscos de fraude

17/09/2025
edit post
Com o valor de um iPhone 17, é possível investir em uma franquia e ter retorno financeiro

Com o valor de um iPhone 17, é possível investir em uma franquia e ter retorno financeiro

17/09/2025
edit post
Educação de idiomas resiste às crises e cresce acima da média do franchising

Educação de idiomas resiste às crises e cresce acima da média do franchising

17/09/2025
edit post
Rio de Janeiro registra aumento de 74% no crédito para energia solar em 2024

Rio de Janeiro registra aumento de 74% no crédito para energia solar em 2024

17/09/2025
edit post
Mentorias empresariais ganham força como estratégia de crescimento sustentável

Mentorias empresariais ganham força como estratégia de crescimento sustentável

17/09/2025
edit post
Economia retraiu 0,6% em julho, na comparação com junho

Economia retraiu 0,6% em julho, na comparação com junho

17/09/2025
edit post
EUA consideram restringir vistos da delegação brasileira na Assembleia-Geral da ONU, neste domingo(22)

EUA consideram restringir vistos da delegação brasileira na Assembleia-Geral da ONU, neste domingo(22)

16/09/2025
edit post
Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital

16/09/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quarta-feira, 17 setembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Tecnologia e Inovação

TIM transforma autoatendimento aos clientes com inteligência artificial da IBM

Redação por Redação
02/07/2020
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 2 minutos
0
A A
inteligencia-artificial-ibm
CompartilharCompartilhar

Comprometida com a transformação digital do seu negócio e com a constante melhoria da experiência dos seus consumidores, a TIM vem conquistando resultados positivos com o uso de inteligência artificial na central de relacionamento.

Talvez você goste de ver:

Sistemas de reconhecimento facial e ampliam riscos de fraude

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

5G completa três anos no Brasil com metas antecipadas e impacto crescente na economia

Open English - Conteúdo

O projeto foi idealizado pelas áreas de Customer Relations e Information Technology da operadora e contou com a parceria da divisão de consultoria da IBM em sua implementação, com um assistente virtual usando IBM Watson Assistant, na cloud pública da IBM.

Brasil Card - Conteúdo

A iniciativa, desenvolvida por IBM Services, possibilita um autoatendimento mais rápido e efetivo para usuários da operadora.

“Estamos constantemente em busca de soluções que tragam mais conveniência para os clientes e agilizem a resolução de suas demandas. A preferência por modelos de autoatendimento é crescente no mundo atual e procuramos implementar em diversos canais, para que os usuários tenham sempre a melhor experiência. Esse tipo de iniciativa reforça ainda o posicionamento de inovação da TIM, aliada aos principais players do mercado de Tecnologia para oferecer o que há de mais moderno aos usuários”, comenta Saverio Demaria, diretor de Customer Relations da TIM Brasil.

O autoatendimento cognitivo da TIM responde por voz em linguagem natural e em tempo real a dúvidas ou problemas dos consumidores sobre questões relacionadas aos benefícios de cada plano, pagamento de contas, além de realizar serviços como contratação de dados, desbloqueio de linhas, contestação de informações, entre outros.

Inteligência artificial IBM

Desde o lançamento do assistente virtual, mais de três milhões de autoatendimentos já foram realizados. Durante esse período, a retenção de chamadas – quando o atendimento aos clientes é efetuado com sucesso na plataforma, sem envolvimento de um atendente humano – cresceu 75%. Esse número tende a aumentar continuamente à medida que novos serviços sejam incorporados.

Ler  BB é o primeiro banco a permitir saque pelo WhatsApp

Em paralelo, a retenção definitiva aumentou 85%. Ou seja, reduziu-se significativamente o número de rechamadas para a central de relacionamento em até 24 horas após o primeiro contato na central.

Esse índice reflete que os clientes ficaram satisfeitos e tiveram seus problemas solucionados pelo atendimento cognitivo.

“Estamos utilizando a tecnologia em prol da melhor experiência do cliente, focando no uso da inteligência artificial para nos abastecermos dos feedbacks dos próprios usuários em todo processo de evolução dos serviços. Nosso objetivo é que possamos ser cada vez mais assertivos, atendendo às reais necessidades dos usuários”, destaca Auana Mattar, CIO da TIM Brasil.

Toda a operação é controlada por dashboards executivos e analíticos, permitindo que a liderança da TIM acompanhe em tempo real o número de chamadas, quantas foram resolvidas no autoatendimento, quais tiveram que ser direcionadas a um atendente humano, motivos do contato e índices de retenção. Com isso, conseguem tomar decisões mais rápidas com base nos dados recebidos.

“Os avanços da inteligência artificial têm permitido que os consumidores passem por experiências muito mais satisfatórias quando ligam para uma central de atendimento, principalmente em momentos como os que estamos vivendo agora em que os canais de relacionamento têm sofrido picos de demanda. Para as empresas, isso significa retenção do cliente e um impacto extremamente positivo em sua reputação. A TIM é um exemplo de pioneirismo no setor e os números mostram que essa jornada de transformação já traz benefícios sólidos à empresa na visão de seus executivos”, diz Marisol Penante, vice presidente para a indústria de Telecom da IBM Services na América Latina.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Oley Bet - Conteúdo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: IBMIBM WatsonTIM
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Sistemas de reconhecimento facial e ampliam riscos de fraude

por Kayene Simao
17/09/2025
edit post
Sistemas de reconhecimento facial e ampliam riscos de fraude

O avanço das tecnologias digitais tem ampliado o uso do reconhecimento facial como ferramenta de segurança em setores que vão de serviços financeiros a controles de acesso. Contudo,...

Leia maisDetails

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

por Redação
15/09/2025
edit post
Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

A Apple anunciou que a linha iPhone 17 já tem data confirmada para chegar ao mercado brasileiro. A pré-venda começa amanhã, 16 de setembro e a disponibilidade nas...

Leia maisDetails

5G completa três anos no Brasil com metas antecipadas e impacto crescente na economia

por Kayene Simao
15/09/2025
edit post
5G completa três anos no Brasil com metas antecipadas e impacto crescente na economia

O Brasil completa em 2025 três anos da implantação do 5G, com avanços acima do previsto e expansão acelerada da tecnologia. De acordo com a Conexis Brasil Digital,...

Leia maisDetails

Uso de assistentes de IA já é uma realidade entre os profissionais brasileiros, mas omissão das empresas é um alerta

por Kayene Simao
15/09/2025
edit post
Uso de assistentes de IA já é uma realidade entre os profissionais brasileiros, mas omissão das empresas é um alerta

Um estudo realizado pelo Google Workspace em parceria com a IDC e a Provokers, intitulado “Work: In Progress – Descobertas de como a IA está transformando o Trabalho”,...

Leia maisDetails

Finch lança novo livro gratuito sobre jurimetriaCase inédito do setor bancário reforça campanha Julhometria

por Kayene Simao
12/09/2025
edit post
Finch lança novo livro gratuito sobre jurimetriaCase inédito do setor bancário reforça campanha Julhometria

Durante o mês de julho, a campanha Julhometria marcou o debate sobre o uso da jurimetria no Brasil. A iniciativa ganhou destaque com a divulgação de um estudo...

Leia maisDetails
edit post
Laudo confirma câncer de pele em Jair Bolsonaro

Laudo confirma câncer de pele em Jair Bolsonaro

por Redação
17/09/2025

O médico Cláudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica que acompanha o ex-presidente Jair Bolsonaro, confirmou na tarde desta terça-feira (17)...

edit post
Bolsonaro é condenado a pagar R$ 1 milhão em indenização por racismo

Bolsonaro é condenado a pagar R$ 1 milhão em indenização por racismo

por Redação
17/09/2025

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) condenou nesta terça-feira (16), por unanimidade, o ex-presidente Jair...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Câmara aprova em 1º turno PEC da Blindagem que dificulta denúncia criminal contra parlamentares

Câmara aprova em 1º turno PEC da Blindagem que dificulta denúncia criminal contra parlamentares

por Redação
17/09/2025

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (16) a chamada PEC da Blindagem (PEC 3/2021), também conhecida como...

edit post
Desemprego no Brasil cai para 5,6% e atinge menor nível da série histórica

Desemprego no Brasil cai para 5,6% e atinge menor nível da série histórica

por Redação
17/09/2025

A taxa de desocupação no Brasil caiu para 5,6% no trimestre móvel encerrado em julho de 2025, segundo dados divulgados...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d