• Recentes
  • Tendências
edit post
inteligencia-artificial-ibm

TIM transforma autoatendimento aos clientes com inteligência artificial da IBM

02/07/2020
edit post
Trump parabeniza Javier Milei após vitória nas eleições de meio de mandato na Argentina

Trump parabeniza Javier Milei após vitória nas eleições de meio de mandato na Argentina

27/10/2025
edit post
Ibovespa fecha em recorde histórico após encontro entre Trump e Lula; confiança global impulsiona mercados

Ibovespa fecha em recorde histórico após encontro entre Trump e Lula; confiança global impulsiona mercados

27/10/2025
edit post
Mega-Sena 2931: acumula e prêmio estimado para o próximo concurso chega a R$ 95 milhões

Lotomania 2841: acumula e próxima premiação pode chegar a R$ 6,5 milhões

27/10/2025
edit post
Lotofácil 3520: sete apostas dividem prêmio principal de R$ 1,3 milhão

Lotofácil 3523: prêmio acumula e próxima estimativa chega a R$ 5 milhões

27/10/2025
edit post
Mega-Sena 2931: acumula e prêmio estimado para o próximo concurso chega a R$ 95 milhões

Quina 6863: prêmio acumula e próxima estimativa chega a R$ 21 milhões

27/10/2025
edit post
5 coisas que você deveria levar para o processo seletivo, mas não leva

5 coisas que você deveria levar para o processo seletivo, mas não leva

27/10/2025
edit post
Projeções indicam estabilidade nos níveis dos reservatórios em todo o País

Projeções indicam estabilidade nos níveis dos reservatórios em todo o País

27/10/2025
edit post
Inteligência artificial redefine o papel do contador e impulsiona a transformação digital no setor contábil

Inteligência artificial redefine o papel do contador e impulsiona a transformação digital no setor contábil

27/10/2025
edit post
Ministério da Saúde habilita 18 novos Hospitais Amigo da Criança e amplia cuidado materno-infantil no SUS

Ministério da Saúde habilita 18 novos Hospitais Amigo da Criança e amplia cuidado materno-infantil no SUS

27/10/2025
edit post
Instituto Combustível Legal critica decisão da ANP de liberar parcialmente atividades da Refinaria de Manguinhos

Instituto Combustível Legal critica decisão da ANP de liberar parcialmente atividades da Refinaria de Manguinhos

27/10/2025
edit post
Lula: “Em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil”

Lula: “Em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil”

27/10/2025
edit post
Lula afirma, em coletiva, que tarifaço dos EUA não está relacionado a caso Bolsonaro e destaca diálogo institucional com o presidente Donald Trump

Lula afirma, em coletiva, que tarifaço dos EUA não está relacionado a caso Bolsonaro e destaca diálogo institucional com o presidente Donald Trump

27/10/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
segunda-feira, 27 outubro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Tecnologia e Inovação

TIM transforma autoatendimento aos clientes com inteligência artificial da IBM

Redação por Redação
02/07/2020
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 2 minutos
0
A A
inteligencia-artificial-ibm
CompartilharCompartilhar

Comprometida com a transformação digital do seu negócio e com a constante melhoria da experiência dos seus consumidores, a TIM vem conquistando resultados positivos com o uso de inteligência artificial na central de relacionamento.

Talvez você goste de ver:

ChatGPT inicia vendas diretas em conversas e transformá IA em canal de comércio global

Inteligência Artificial transforma o setor elétrico e promete redes mais eficientes e seguras

Campinas consolida posição como polo logístico e tecnológico com investimentos em rodovias

Brasil Card - Conteúdo

O projeto foi idealizado pelas áreas de Customer Relations e Information Technology da operadora e contou com a parceria da divisão de consultoria da IBM em sua implementação, com um assistente virtual usando IBM Watson Assistant, na cloud pública da IBM.

A iniciativa, desenvolvida por IBM Services, possibilita um autoatendimento mais rápido e efetivo para usuários da operadora.

“Estamos constantemente em busca de soluções que tragam mais conveniência para os clientes e agilizem a resolução de suas demandas. A preferência por modelos de autoatendimento é crescente no mundo atual e procuramos implementar em diversos canais, para que os usuários tenham sempre a melhor experiência. Esse tipo de iniciativa reforça ainda o posicionamento de inovação da TIM, aliada aos principais players do mercado de Tecnologia para oferecer o que há de mais moderno aos usuários”, comenta Saverio Demaria, diretor de Customer Relations da TIM Brasil.

O autoatendimento cognitivo da TIM responde por voz em linguagem natural e em tempo real a dúvidas ou problemas dos consumidores sobre questões relacionadas aos benefícios de cada plano, pagamento de contas, além de realizar serviços como contratação de dados, desbloqueio de linhas, contestação de informações, entre outros.

Inteligência artificial IBM

Desde o lançamento do assistente virtual, mais de três milhões de autoatendimentos já foram realizados. Durante esse período, a retenção de chamadas – quando o atendimento aos clientes é efetuado com sucesso na plataforma, sem envolvimento de um atendente humano – cresceu 75%. Esse número tende a aumentar continuamente à medida que novos serviços sejam incorporados.

Em paralelo, a retenção definitiva aumentou 85%. Ou seja, reduziu-se significativamente o número de rechamadas para a central de relacionamento em até 24 horas após o primeiro contato na central.

Ler  Volkswagen faz parceria com IBM e Centro Paula Souza para formar profissionais da Era Digital

Esse índice reflete que os clientes ficaram satisfeitos e tiveram seus problemas solucionados pelo atendimento cognitivo.

“Estamos utilizando a tecnologia em prol da melhor experiência do cliente, focando no uso da inteligência artificial para nos abastecermos dos feedbacks dos próprios usuários em todo processo de evolução dos serviços. Nosso objetivo é que possamos ser cada vez mais assertivos, atendendo às reais necessidades dos usuários”, destaca Auana Mattar, CIO da TIM Brasil.

Toda a operação é controlada por dashboards executivos e analíticos, permitindo que a liderança da TIM acompanhe em tempo real o número de chamadas, quantas foram resolvidas no autoatendimento, quais tiveram que ser direcionadas a um atendente humano, motivos do contato e índices de retenção. Com isso, conseguem tomar decisões mais rápidas com base nos dados recebidos.

“Os avanços da inteligência artificial têm permitido que os consumidores passem por experiências muito mais satisfatórias quando ligam para uma central de atendimento, principalmente em momentos como os que estamos vivendo agora em que os canais de relacionamento têm sofrido picos de demanda. Para as empresas, isso significa retenção do cliente e um impacto extremamente positivo em sua reputação. A TIM é um exemplo de pioneirismo no setor e os números mostram que essa jornada de transformação já traz benefícios sólidos à empresa na visão de seus executivos”, diz Marisol Penante, vice presidente para a indústria de Telecom da IBM Services na América Latina.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Oley Bet - Conteúdo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: IBMIBM WatsonTIM
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

ChatGPT inicia vendas diretas em conversas e transformá IA em canal de comércio global

por Kayene Simao
24/10/2025
edit post
ChatGPT inicia vendas diretas em conversas e transformá IA em canal de comércio global

O ChatGPT, sistema de inteligência artificial da OpenAI, iniciou em setembro de 2025 uma nova fase que promete redefinir a interação entre consumidores e tecnologia. A empresa anunciou...

Leia maisDetails

Inteligência Artificial transforma o setor elétrico e promete redes mais eficientes e seguras

por Kayene Simao
23/10/2025
edit post
Inteligência Artificial transforma o setor elétrico e promete redes mais eficientes e seguras

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) deixou de ser uma promessa futurista para se consolidar como uma ferramenta concreta de transformação em diversos setores da economia. No...

Leia maisDetails

Campinas consolida posição como polo logístico e tecnológico com investimentos em rodovias

por Kayene Simao
22/10/2025
edit post
Campinas consolida posição como polo logístico e tecnológico com investimentos em rodovias

A cidade de Campinas vem se consolidando como um dos principais polos logísticos e tecnológicos do país. No início de 2025, o município recebeu R$ 3 bilhões em...

Leia maisDetails

LG apresenta conceito de “inteligência afetiva” em eletrodomésticos conectados

por Kayene Simao
21/10/2025
edit post
LG apresenta conceito de “inteligência afetiva” em eletrodomésticos conectados

A LG Electronics apresentou sua nova visão de “inteligência afetiva” para o lar, conceito que busca aproximar tecnologia e experiência humana. A proposta envolve eletrodomésticos que aprendem com...

Leia maisDetails

Cibercultura redefine relações sociais e profissionais na era digital

por Kayene Simao
20/10/2025
edit post
Cibercultura redefine relações sociais e profissionais na era digital

A relação entre sociedade e tecnologia deixou de ser pontual e passou a estruturar a vida contemporânea. Se antes “entrávamos” na internet, hoje é a própria rede que...

Leia maisDetails
edit post
Trump parabeniza Javier Milei após vitória nas eleições de meio de mandato na Argentina

Trump parabeniza Javier Milei após vitória nas eleições de meio de mandato na Argentina

por Redação
27/10/2025

O presidente Donald Trump parabenizou nesta segunda-feira (27) o seu colega argentino Javier Milei, chamando-o de “grande vencedor”, após o...

edit post
Ibovespa fecha em recorde histórico após encontro entre Trump e Lula; confiança global impulsiona mercados

Ibovespa fecha em recorde histórico após encontro entre Trump e Lula; confiança global impulsiona mercados

por Redação
27/10/2025

Após um encontro considerado bem-sucedido entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, na Ásia, o mercado...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Mega-Sena 2931: acumula e prêmio estimado para o próximo concurso chega a R$ 95 milhões

Lotomania 2841: acumula e próxima premiação pode chegar a R$ 6,5 milhões

por Kayene Simao
27/10/2025

O concurso 2841 da Lotomania, realizado na segunda-feira, 27 de outubro de 2025, no Espaço da Sorte, em São Paulo...

edit post
Lotofácil 3520: sete apostas dividem prêmio principal de R$ 1,3 milhão

Lotofácil 3523: prêmio acumula e próxima estimativa chega a R$ 5 milhões

por Kayene Simao
27/10/2025

O sorteio da Lotofácil concurso 3523 foi realizado nesta segunda-feira (27), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP).As dezenas...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d