• Recentes
  • Tendências
inteligencia-artificial-ibm

TIM transforma autoatendimento aos clientes com inteligência artificial da IBM

02/07/2020
Setor de locação de equipamentos aposta em soluções sustentáveis para reduzir emissões

Isenção de ICMS em transferências interestaduais deve tornar logística mais eficiente e sustentável

01/07/2025
Cresce número de microempreendedores desenquadrados por excesso de faturamento

Cresce número de microempreendedores desenquadrados por excesso de faturamento

01/07/2025
Governo prorroga alíquota de 25% sobre importação de produtos processados em aço

Governo prorroga alíquota de 25% sobre importação de produtos processados em aço

01/07/2025
Reforma tributária inicia transição com novas regras até 2033

Reforma tributária inicia transição com novas regras até 2033

01/07/2025
Setor de locação de equipamentos aposta em soluções sustentáveis para reduzir emissões

Setor de locação de equipamentos aposta em soluções sustentáveis para reduzir emissões

01/07/2025
Cresce o número de fraudes com boletos bancários no Brasil; especialistas orientam como se proteger

Cresce o número de fraudes com boletos bancários no Brasil; especialistas orientam como se proteger

01/07/2025
Setor imobiliário mantém crescimento e impulsiona adesão a consórcios, apesar dos juros altos

Setor imobiliário mantém crescimento e impulsiona adesão a consórcios, apesar dos juros altos

30/06/2025
Empresas brasileiras ampliam presença nos EUA em busca de estabilidade econômica

Empresas brasileiras ampliam presença nos EUA em busca de estabilidade econômica

30/06/2025
Construção civil adota soluções sustentáveis para reduzir impactos ambientais

Construção civil adota soluções sustentáveis para reduzir impactos ambientais

30/06/2025
Câmbio: Crescimento de 24% nas operações digitais acelera demanda por inovação e regulação de dados

Câmbio: Crescimento de 24% nas operações digitais acelera demanda por inovação e regulação de dados

30/06/2025
Mart Minas Abre Vagas de Emprego em Diversas Áreas em Minas Gerais

Framework Digital anuncia vagas na área de tecnologia para diferentes níveis de senioridade

30/06/2025
Marketing digital com DNA do campo: o papel dos agrônomos nas estratégias de agro

Marketing digital com DNA do campo: o papel dos agrônomos nas estratégias de agro

30/06/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
terça-feira, 1 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Tecnologia e Inovação

TIM transforma autoatendimento aos clientes com inteligência artificial da IBM

Redação por Redação
02/07/2020
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 2 minutos
0
A A
inteligencia-artificial-ibm
CompartilharCompartilhar

Comprometida com a transformação digital do seu negócio e com a constante melhoria da experiência dos seus consumidores, a TIM vem conquistando resultados positivos com o uso de inteligência artificial na central de relacionamento.

Talvez você goste de ver:

Câmbio: Crescimento de 24% nas operações digitais acelera demanda por inovação e regulação de dados

Empresas que Processam Cartões Precisam se Adequar a Novas Regras de Segurança Digital

Bradesco Seguros é reconhecida internacionalmente por inovações no setor de seguros

O projeto foi idealizado pelas áreas de Customer Relations e Information Technology da operadora e contou com a parceria da divisão de consultoria da IBM em sua implementação, com um assistente virtual usando IBM Watson Assistant, na cloud pública da IBM.

A iniciativa, desenvolvida por IBM Services, possibilita um autoatendimento mais rápido e efetivo para usuários da operadora.

“Estamos constantemente em busca de soluções que tragam mais conveniência para os clientes e agilizem a resolução de suas demandas. A preferência por modelos de autoatendimento é crescente no mundo atual e procuramos implementar em diversos canais, para que os usuários tenham sempre a melhor experiência. Esse tipo de iniciativa reforça ainda o posicionamento de inovação da TIM, aliada aos principais players do mercado de Tecnologia para oferecer o que há de mais moderno aos usuários”, comenta Saverio Demaria, diretor de Customer Relations da TIM Brasil.

O autoatendimento cognitivo da TIM responde por voz em linguagem natural e em tempo real a dúvidas ou problemas dos consumidores sobre questões relacionadas aos benefícios de cada plano, pagamento de contas, além de realizar serviços como contratação de dados, desbloqueio de linhas, contestação de informações, entre outros.

Inteligência artificial IBM

Desde o lançamento do assistente virtual, mais de três milhões de autoatendimentos já foram realizados. Durante esse período, a retenção de chamadas – quando o atendimento aos clientes é efetuado com sucesso na plataforma, sem envolvimento de um atendente humano – cresceu 75%. Esse número tende a aumentar continuamente à medida que novos serviços sejam incorporados.

Ler  TIM vai virtualizar 37 datacenters até 2021

Em paralelo, a retenção definitiva aumentou 85%. Ou seja, reduziu-se significativamente o número de rechamadas para a central de relacionamento em até 24 horas após o primeiro contato na central.

Esse índice reflete que os clientes ficaram satisfeitos e tiveram seus problemas solucionados pelo atendimento cognitivo.

“Estamos utilizando a tecnologia em prol da melhor experiência do cliente, focando no uso da inteligência artificial para nos abastecermos dos feedbacks dos próprios usuários em todo processo de evolução dos serviços. Nosso objetivo é que possamos ser cada vez mais assertivos, atendendo às reais necessidades dos usuários”, destaca Auana Mattar, CIO da TIM Brasil.

Toda a operação é controlada por dashboards executivos e analíticos, permitindo que a liderança da TIM acompanhe em tempo real o número de chamadas, quantas foram resolvidas no autoatendimento, quais tiveram que ser direcionadas a um atendente humano, motivos do contato e índices de retenção. Com isso, conseguem tomar decisões mais rápidas com base nos dados recebidos.

“Os avanços da inteligência artificial têm permitido que os consumidores passem por experiências muito mais satisfatórias quando ligam para uma central de atendimento, principalmente em momentos como os que estamos vivendo agora em que os canais de relacionamento têm sofrido picos de demanda. Para as empresas, isso significa retenção do cliente e um impacto extremamente positivo em sua reputação. A TIM é um exemplo de pioneirismo no setor e os números mostram que essa jornada de transformação já traz benefícios sólidos à empresa na visão de seus executivos”, diz Marisol Penante, vice presidente para a indústria de Telecom da IBM Services na América Latina.

Tags: IBMIBM WatsonTIM
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Câmbio: Crescimento de 24% nas operações digitais acelera demanda por inovação e regulação de dados

por Kayene Simao
30/06/2025
Câmbio: Crescimento de 24% nas operações digitais acelera demanda por inovação e regulação de dados

As operações de câmbio realizadas por meio de plataformas digitais registraram um crescimento de 24% em 2024, de acordo com dados do Banco Central do Brasil. O avanço...

Leia maisDetails

Empresas que Processam Cartões Precisam se Adequar a Novas Regras de Segurança Digital

por Kayene Simao
27/06/2025
Empresas que Processam Cartões Precisam se Adequar a Novas Regras de Segurança Digital

Com o avanço das ameaças cibernéticas, empresas que lidam com dados de pagamento enfrentam novas exigências para reforçar a segurança digital. A partir da versão 4.0 do Padrão...

Leia maisDetails

Bradesco Seguros é reconhecida internacionalmente por inovações no setor de seguros

por Kayene Simao
26/06/2025
Bradesco promove leilão online de imóveis com descontos de até 50%

A Bradesco Seguros foi reconhecida internacionalmente por iniciativas inovadoras no setor de seguros, ao conquistar dois prêmios no Qorus Innovation Awards 2024, evento global que homenageia projetos transformadores...

Leia maisDetails

Anatel fiscaliza qualidade do sinal de telefonia e internet durante festas juninas no Nordeste

por Kayene Simao
25/06/2025
Anatel fiscaliza qualidade do sinal de telefonia e internet durante festas juninas no Nordeste

Com a realização das tradicionais festas juninas em diversas regiões do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações, está executando um plano especial...

Leia maisDetails

Uso de inteligência artificial generativa avança no setor financeiro brasileiro

por Kayene Simao
25/06/2025
Uso de inteligência artificial generativa avança no setor financeiro brasileiro

O setor financeiro brasileiro vive um momento de consolidação no uso de inteligência artificial generativa (GenAI), que passa de fase experimental para aplicações concretas em larga escala. Segundo...

Leia maisDetails
Setor de locação de equipamentos aposta em soluções sustentáveis para reduzir emissões

Isenção de ICMS em transferências interestaduais deve tornar logística mais eficiente e sustentável

por Kayene Simao
01/07/2025

A ratificação do Convênio ICMS 228/23, complementado pelos convênios 93/24, 109/24 e 124/24, promove mudanças relevantes no sistema tributário e...

Cresce número de microempreendedores desenquadrados por excesso de faturamento

Cresce número de microempreendedores desenquadrados por excesso de faturamento

por Kayene Simao
01/07/2025

Mais de 570 mil microempreendedores individuais (MEIs) foram desenquadrados da categoria em 2023 por ultrapassarem o limite de R$ 81...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Governo prorroga alíquota de 25% sobre importação de produtos processados em aço

Governo prorroga alíquota de 25% sobre importação de produtos processados em aço

por Kayene Simao
01/07/2025

O Governo Federal prorrogou por mais um ano a alíquota de 25% do Imposto de Importação aplicada a determinados produtos...

Reforma tributária inicia transição com novas regras até 2033

Reforma tributária inicia transição com novas regras até 2033

por Kayene Simao
01/07/2025

A reforma tributária aprovada por meio de Emenda Constitucional entra em fase de transição a partir deste ano, com previsão...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile