• Recentes
  • Tendências
edit post
Storytelling

Storytelling: o que é e para que serve

01/09/2022
edit post
5 coisas que você deveria levar para o processo seletivo, mas não leva

5 coisas que você deveria levar para o processo seletivo, mas não leva

27/10/2025
edit post
Projeções indicam estabilidade nos níveis dos reservatórios em todo o País

Projeções indicam estabilidade nos níveis dos reservatórios em todo o País

27/10/2025
edit post
Inteligência artificial redefine o papel do contador e impulsiona a transformação digital no setor contábil

Inteligência artificial redefine o papel do contador e impulsiona a transformação digital no setor contábil

27/10/2025
edit post
Ministério da Saúde habilita 18 novos Hospitais Amigo da Criança e amplia cuidado materno-infantil no SUS

Ministério da Saúde habilita 18 novos Hospitais Amigo da Criança e amplia cuidado materno-infantil no SUS

27/10/2025
edit post
Instituto Combustível Legal critica decisão da ANP de liberar parcialmente atividades da Refinaria de Manguinhos

Instituto Combustível Legal critica decisão da ANP de liberar parcialmente atividades da Refinaria de Manguinhos

27/10/2025
edit post
Lula: “Em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil”

Lula: “Em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil”

27/10/2025
edit post
Lula afirma, em coletiva, que tarifaço dos EUA não está relacionado a caso Bolsonaro e destaca diálogo institucional com o presidente Donald Trump

Lula afirma, em coletiva, que tarifaço dos EUA não está relacionado a caso Bolsonaro e destaca diálogo institucional com o presidente Donald Trump

27/10/2025
edit post
Influenciadora Aline Bardy, conhecida como “Esquerdogata”, é detida após desacato a policiais em Ribeirão Preto

Influenciadora Aline Bardy, conhecida como “Esquerdogata”, é detida após desacato a policiais em Ribeirão Preto

27/10/2025
edit post
Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

26/10/2025
edit post
Caso Dado Dolabella e Marcela Tomaszewski gera repercussão após divulgação de imagens que levantam suspeita de agressão

Caso Dado Dolabella e Marcela Tomaszewski gera repercussão após divulgação de imagens que levantam suspeita de agressão

26/10/2025
edit post
Trump destaca relação bilateral e afirma que é “uma grande honra” estar com o presidente do Brasil

Trump destaca relação bilateral e afirma que é “uma grande honra” estar com o presidente do Brasil

26/10/2025
edit post
Lula oferece mediação entre EUA e Venezuela, afirma chanceler Mauro Vieira

Lula oferece mediação entre EUA e Venezuela, afirma chanceler Mauro Vieira

26/10/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
segunda-feira, 27 outubro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

Storytelling: o que é e para que serve

Sarah Souza por Sarah Souza
01/09/2022
em Marketing
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
Storytelling

Descubra como o storytelling pode ser ótimo para o seu negócio

CompartilharCompartilhar

De fato, storytelling nada mais é do que contar histórias. No entanto, transmitir as mensagens neste formato pode fazer muita diferença para uma empresa. Por isso, vale a pena saber como usar essa tática em seu negócio para alavancá-lo e deixá-lo mais marcante para o seu público-alvo.

Talvez você goste de ver:

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Brasil Card - Conteúdo

O que é storytelling?

Storytelling é a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes. O significado do termo tem origem na junção das palavras “story” (“história” em inglês) e “telling” (forma nominal do verbo “tell”, que significa “contar”).

No contexto dos negócios, essa é uma técnica focada no engajamento do público, que tende a se envolver mais com conteúdos que o cative. Sendo assim, a ideia é buscar enredos e formatos narrativos capazes de prender a atenção das pessoas.

Você já se deparou com um anúncio no YouTube que te fez querer continuar assistindo até o final? Pois bem, muito provavelmente ele contava uma história que despertou sua curiosidade.

Desde sempre o ser humano se comunica por meio de histórias desde a caça na Idade da Pedra até sobre a viagem que algum amigo fez nas últimas férias. Uma narrativa é capaz de nos envolver muito mais do que um relato distante e sem curva dramática — aquele “o que será que aconteceu?” que nos faz querer descobrir o fim de uma história.

Qual a importância do storytelling?

O storytelling é um grande aliado no marketing quando se trata de conquistar a atenção das pessoas e fazer com que elas se lembrem da sua marca. Afinal, em um mundo com tantos estímulos, é preciso se destacar para ficar na memória do público.

Nesse sentido, as narrativas são poderosas aliadas. Conforme um estudo, as pessoas têm 20 vezes mais chances de se lembrarem de algo que tenham ouvido em uma narrativa organizada.

Ler  Branding: o que é e como fazer uma gestão de marca

Isso ocorre porque, ao apreender um conteúdo no formato de história, essa sequência de eventos passa a ter um significado. Assim, quando você apresenta uma narrativa envolvendo as soluções que sua empresa oferece, cria mais oportunidades para que o público se recorde delas.

Como fazer storytelling?

Existem muitas formas de fazer storytelling, a seguir há um passo a passo para guiar sua estratégia. Entretanto, vale lembrar que não existe uma fórmula pronta.

Tenha em mente que contar histórias não é um dom. Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida com estudo, treino e dedicação. Então, não desanime se o início parecer difícil: saiba que é perfeitamente possível se tornar bom em storytelling.

1- Conheça seu público

O primeiro ponto para criar suas campanhas fazendo uso do storytelling é conhecer muito bem o seu público. 

Assim como em muitas estratégias do marketing digital, esse é o ponto de partida. Isso porque, a depender de quem é a sua persona, seu cliente ideal, um tipo diferente de história vai ter apelo junto àquelas pessoas.

2- Estabeleça seus objetivos e formatos

Antes de sair criando histórias mirabolantes, entenda qual é o seu objetivo com determinada campanha e quais serão os formatos utilizados para atingi-los. É claro que você pode mudar o formato se perceber que outra coisa pode funcionar melhor, mas você precisa partir de algum ponto.

Na hora desse tipo de organização, um plano de marketing é uma ferramenta poderosa. Por meio desse documento, você registrará todas as informações sobre a campanha que está criando e poderá garantir a assertividade do seu trabalho.

3- Defina a história e a forma como será contada

Finalmente, é chegada a hora de definir a história que você vai contar. Alguns exemplos do que as empresas podem contar são:

  • Cases de clientes: histórias de pessoas reais que usaram o produto e obtiveram um resultado positivo;
  • Dicas aplicadas ao contexto do público: uma marca que, por exemplo, não vende diretamente suas roupas, mas ensina às pessoas como atingir determinado estilo ao se vestir — que inclui suas mercadorias;
  • A história da marca: ao invés de um texto padrão na página sobre a empresa, um relato do que motivou à criação daquele negócio e como ele surgiu;
  • Histórias em pílulas de entretenimento: conteúdos divertidos, mas que estejam ligados ao nicho do negócio.
Ler  Deborah Secco, Mari Maria, Vanessa Lopes e Ana Paula Siebert estrelam nova campanha da Rennova®

Storytelling nas empresas

Alguns casos de storytelling nas empresas são cases de bastante sucesso e devem ser citados para ilustrar melhor essa técnica.

A Heineken, por exemplo, criou uma história curta capaz de transmitir os valores da marca sem usar a frase “beba nossa cerveja”. No vídeo, a cervejaria faz um experimento com três casais, permitindo que os homens fiquem sem suas mulheres no fim de semana da final da Liga dos Campeões. 

Eles pensam que elas vão para um spa, quando, na verdade, elas foram a Milão, para assistir à partida decisiva no estádio. Ao final, a mensagem de que mulheres também podem gostar de futebol é exibida, contrariando o senso comum.

Mesmo que não ofereça diretamente seu produto, a Heineken reforça uma posição.

Já o Airbnb opta por contar as histórias de alguns anfitriões que oferecem experiências culinárias. Em uma série de vídeos, conhecemos os perfis de pessoas de diferentes lugares do mundo e observamos como são essas experiências culinárias.

Em um dos vídeos, por exemplo, conhecemos a história do português Pedro, que organiza seus jantares montado como drag queen.

Por fim, a Huggies traz uma campanha no Canadá que busca mostrar uma iniciativa que realizou em hospitais com bebês prematuros. Nos vídeos, o poder dos abraços (“hugs”, em inglês, um termo ao qual o nome da marca remete) sobre o desenvolvimento desses recém-nascidos é mostrado.

Novamente, não vemos uma marca oferecendo diretamente seus produtos, mas posicionando-se junto ao público-alvo. Afinal, que mãe não se emocionaria ao ver a recuperação de bebês tão pequenos por meio de abraços?

Cursos gratuitos

Certamente esse assunto é vasto e exige bastante estudo. Tendo isso em mente, abaixo estão algumas opções gratuitas de cursos de storytelling:

  • Pixar in a Box (em inglês)

Apesar de este não ser um curso totalmente focado no marketing, é a própria empresa de animações que oferece o Pixar in a Box. Os princípios usados pelo estúdio na hora de criar seus filmes que conquistam corações há anos são o foco do curso.

  • iEstudar
Ler  Marketing de Afiliados no Brasil: Crescimento, Inclusão e Estratégias para 2025

Focado no storytelling para empresas, o curso do iEstudar é na modalidade à distância, por meio de apostilas. A carga horária é de 165 horas e, caso o aluno deseje obter o certificado de conclusão, precisará pagar R$69,90. Porém o acesso a todo o material didático é gratuito.

  • Rock Content

Por fim, para aqueles que desejam um material mais curto, existe o mini-curso de storytelling da Rock Content. Ele conta com quatro horas de videoaulas que se propõem a ensinar a aplicação da contação de histórias e da jornada do herói em conteúdos de negócios.

Leia ainda:

Marketing Digital para RH: 10 dicas para implementar na sua empresa

5 maneiras de melhorar suas habilidades de redação de marketing digital

Marketing Digital para pequenas empresas: dicas valiosas

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Oley Bet - Conteúdo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: storytelling
CompartilhamentosTweet
Sarah Souza

Sarah Souza

Licenciada em Letras Português e Inglês e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com aulas particulares de inglês e português para estrangeiros em escola de idiomas. Nos dias de hoje é redatora de conteúdo e revisora de textos.

Artigos recomendados

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

por Kayene Simao
08/10/2025
edit post
Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

As agências de marketing digital com atuação em nichos específicos registraram, nos últimos dois anos, um crescimento médio 25% superior ao das agências generalistas. A conclusão é de...

Leia maisDetails

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

por Kayene Simao
19/09/2025
edit post
Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

O Brasil conta com mais de 20 milhões de pequenos e médios negócios, responsáveis por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais da metade dos empregos...

Leia maisDetails

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

por Redação
06/09/2025
edit post
LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Para marcar a abertura do The Town 2025, a LATAM Airlines realizou um voo exclusivo Rio–São Paulo com a presença da cantora Ludmilla, que surpreendeu os passageiros com...

Leia maisDetails

Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

por Kayene Simao
05/09/2025 - Atualizado em: 09/09/2025
edit post
Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

O mercado de comunicação visual segue em constante transformação no Brasil, movimentando mais de R$ 50 bilhões anuais e consolidando-se como um dos pilares da experiência de consumo....

Leia maisDetails

E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

por Kayene Simao
16/08/2025
edit post
E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

Conquistar espaço e atenção do público online continua sendo um desafio central para marcas e empreendedores no ambiente digital. Em meio à ascensão das redes sociais e novas...

Leia maisDetails
edit post
5 coisas que você deveria levar para o processo seletivo, mas não leva

5 coisas que você deveria levar para o processo seletivo, mas não leva

por Kayene Simao
27/10/2025

Em meio à maratona de preparação para uma entrevista de emprego, candidatos costumam focar em ensaiar respostas e escolher a...

edit post
Projeções indicam estabilidade nos níveis dos reservatórios em todo o País

Projeções indicam estabilidade nos níveis dos reservatórios em todo o País

por Kayene Simao
27/10/2025

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) referente à última semana operativa de outubro, entre os dias 25 e...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Inteligência artificial redefine o papel do contador e impulsiona a transformação digital no setor contábil

Inteligência artificial redefine o papel do contador e impulsiona a transformação digital no setor contábil

por Kayene Simao
27/10/2025

O avanço das tecnologias de inteligência artificial (IA) e da automação fiscal está transformando o setor contábil no Brasil. Cada...

edit post
Ministério da Saúde habilita 18 novos Hospitais Amigo da Criança e amplia cuidado materno-infantil no SUS

Ministério da Saúde habilita 18 novos Hospitais Amigo da Criança e amplia cuidado materno-infantil no SUS

por Kayene Simao
27/10/2025

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (24), em Brasília, a habilitação de 18 novos hospitais na Iniciativa Hospital Amigo...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d