Setores de uma empresa: Quais os principais e o que fazem
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Setores de uma empresa: Quais os principais e o que fazem

A divisão dos setores de uma empresa pode ser a diferença entre ter um negócio de sucesso ou lidar com o fracasso empresarial.

Os setores de uma empresa são partes de um todo, por assim dizer.

Isso porque, como você deve saber, para funcionar bem, um negócio precisa de vários tipos de especialistas, em várias áreas.

Mas, quais são os principais setores de uma empresa e o que eles fazem? É muito importante saber para conhecer o dia-a-dia empresarial na prática.

Qual a importância de dividir uma empresa por setores?

A divisão de uma empresa deve acontecer para melhorar a organização da mesma.

Quando isso acontece a governança também melhora, com cada setor cuidando de uma área específica.

Além disso, também é esperada uma melhoria na dinâmica do negócio com as divisões da empresa, uma vez que os processos passam a serem resolvidos de forma mais veloz.

Vale ressaltar também que a criação de setores é algo comum em empresas de médio a grande porte, que tenham mais de 10 funcionários, pelo menos.

Afinal, empresas de pequeno porte são mais fáceis de gerir, e dividi-las geraria um trabalho de certa forma desnecessário.

5 setores principais de uma empresa

Agora que você já sabe a importância de dividir uma empresa em partes, veja a seguir os 5 principais setores de uma empresa e entenda como funcionam.

Administrativo

O setor administrativo pode ser considerado o coração operacional de uma empresa.

É nessa parte da empresa onde os principais executivos trabalham. Lá, eles discutem os melhores planos estratégicos para a companhia.

Cabe também ao setor administrativo fiscalizar os outros setores e organizar as suas tarefas.

Em empresas de pequeno porte é comum que outros setores, como financeiro e RH, sejam absorvidos pelo administrativo. 

Comercial

O comercial de uma empresa é a área destinada a representantes e porta-vozes da organização.

Em empresas com foco em vendas, o setor comercial é preenchido por vendedores, cobradores, representantes e outros profissionais.

De toda forma, o setor comercial é responsável por gerar receita para a empresa e cuidar da sua imagem, atuando em muitos casos como um setor de marketing, também.

Financeiro

Um dos mais importantes setores de uma empresa é o financeiro, como você deve saber.

Os profissionais que trabalham nesse departamento são responsáveis por gerir o dinheiro da empresa, gerado pelo setor comercial.

O setor financeiro também cuida do pagamento de contas, da liberação de recursos para salários dos funcionários, definição de um orçamento para a empresa e até serviços de contabilidade.

Como você pode ver, a área financeira é realmente vital para uma empresa, sobretudo as de médio e grande porte.

Recursos Humanos (RH)

Um outro importante setor, mas que tem a sua importância ignorada por muitos, é o de Recursos Humanos, ou apenas RH.

Esse departamento cuida dos funcionários da empresa. Com isso, é mais comum encontrá-lo em empresas maiores, que tenham mais empregados.

Em empresas menores o RH geralmente fica à cargo do setor administrativo do negócio.

É também de responsabilidade desse setor a contratação de funcionários e a gestão de demissões e problemas internos.

Operacional ou de produção

O setor operacional ou de produção é o lugar onde produtos ganham forma ou serviços são aprimorados.

Esse departamento  é mais fácil de ser encontrado em empresas industriais, pois trata da transformação de matérias-primas.

Por isso, não é tão comum em empresas menores ou de outros ramos.

Leia mais:

Mudança de carreira? Confira 5 dicas para realizar a transição

Real digital: o que se sabe sobre a moeda digital brasileira

Carreira em ESG: uma das mais requisitadas no momento

Comentários estão fechados.