Produção industrial fluminense tem melhor desempenho que média nacional - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Produção industrial fluminense tem melhor desempenho que média nacional

Federação considera que, no que diz respeito à própria conjuntura do estado do Rio, as perspectivas para uma retomada mais consistente da economia em 2022 ainda permanecem otimistas e promissoras

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março a produção industrial do estado do Rio avançou 2,1% em relação a fevereiro.

Com esse resultado, a economia fluminense manteve a trajetória de crescimento iniciada no terceiro trimestre do ano passado, registrando taxa de 6,2% no acumulado de doze meses.

Para a Firjan, os dados mostram maior fôlego da indústria do estado, quando comparada à economia nacional (+1,8%).

A federação ressalta que, a despeito da deterioração da conjuntura, sobretudo a internacional, a economia fluminense tem apresentado um ambiente de fato mais favorável.

Investimentos

O elevado volume de investimentos com recursos arrecadados do leilão da Cedae tem beneficiado toda a cadeia da construção civil do estado, com transbordamento positivo para os demais setores.

Nesse sentido, vale destacar o desempenho dos segmentos automotivo (+39,4%) e metalúrgico (11,0%) no acumulado de doze meses, até março de 2022.

Além disso, a retomada da confiança do empresário industrial do estado tem repercutido sobre o segmento de produtos farmacêuticos (+14,7%), recuperando um setor que já foi bem pujante e importante para a indústria fluminense.

O segmento de derivados de petróleo, que tem o maior peso para o setor industrial do estado, também vem mostrando dinâmica mais positiva (+2,3%), interrompendo uma sequência de taxas negativas desde novembro de 2010.

Portanto, a Firjan considera que, no que diz respeito à própria conjuntura do estado do Rio de Janeiro, as perspectivas para uma retomada mais consistente da economia em 2022 ainda permanecem otimistas e promissoras.

Comentários estão fechados.