Presidente do Crea-RJ faz alerta para quem vai sair de férias - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Presidente do Crea-RJ faz alerta para quem vai sair de férias

Luiz Antonio Cosenza fala sobre a importância de tirar os aparelhos elétricos das tomadas

Passagens compradas, malas prontas, comprovante de vacinação em dia, roteiro de viagem revisado. Tudo pronto para as férias? Calma!

De acordo com o presidente do CREA-RJ, Luiz Antonio Cosenza, é preciso tomar alguns cuidados com a casa para o período em que a família estiver ausente.

Uma das piores sensações é estar no seu destino de férias e estar com o pensamento preso em casa: será que desliguei a luz?

Jogar todo o lixo fora; trancar portas e janelas; molhar as plantas; tirar a roupa do varal ou da secadora; dar um destino para as comidas da geladeira; desligar os registros de gás e água.

Tudo isso deve estar na lista antes de sair de férias. Mas tem um detalhe muito importante que ainda muita gente esquece: os aparelhos eletrônicos.

“Os aparelhos eletrônicos são muito sensíveis a uma variação de tensão. Então, para quem vai sair de férias, o mais importante é tirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada, porque, em caso de queda de luz, no retorno da energia, por vezes a tensão volta muito alta. E acaba por queimar os aparelhos”, alerta o presidente do Crea-RJ, que é engenheiro eletricista e de segurança do trabalho.

Cosenza chama atenção também para o modo stand by dos aparelhos. “O stand by é aquela luzinha vermelha que fica acesa nos equipamentos eletrônicos, no relógio do microondas, e que consome bastante energia, podendo consumir até 5% da energia quando o aparelho está em operação”.

O presidente do Crea-RJ faz um alerta ainda para os aparelhos ligados na mesma tomada, onde pode haver uma sobrecarga, um superaquecimento dos equipamentos, gerar um curto circuito e até um incêndio.

“O ideal é tirar os aparelhos da tomada e até, em alguns casos, desligar a chave geral. Se for passar um final de semana fora, a recomendação é desligar tudo dentro de casa”, completa Luiz Cosenza.

Pronto, com estas dicas do Crea-RJ você já pode viajar com mais tranquilidade. Como diz o ditado: “É melhor prevenir do que remediar!”.

Comentários estão fechados.