Corinthians e Botafogo empataram em 2 a 2 neste domingo (30), em partida que fechou a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto, realizado na Neo Química Arena, não deixou satisfeitos nem os paulistas, nem os cariocas, que têm objetivos distintos na reta final da competição.
A classificação para a Libertadores
Com o empate, as duas equipes mantiveram suas posições na tabela. O Botafogo, com 59 pontos, ocupa o sexto lugar e já garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana de 2024, mas ainda luta por um lugar direto na fase de grupos da Libertadores. Já o Corinthians, com 46 pontos e na nona colocação, depende de uma vaga extra para conseguir se classificar à Libertadores, o que só ocorrerá caso Cruzeiro ou Fluminense vençam a Copa do Brasil. O clube paulista também tem chances de garantir a classificação se vencer a competição, na qual está nas semifinais.
Jogo agitado e gols rápidos
O primeiro tempo foi marcado por uma falha defensiva do Botafogo, que foi bem aproveitada pelo Corinthians. Aos sete minutos, o zagueiro Léo Linck tentou sair jogando com o volante Newton, mas foi desarmado por Raniele. O meia do Timão avançou para a área, recebeu passe de Dieguinho e finalizou na saída do goleiro para abrir o placar.
Na volta do intervalo, o Botafogo mostrou mais intensidade no ataque e conseguiu virar o jogo em apenas seis minutos. Aos 14, Álvaro Montoro, que substituiu o contundido Jefferson Savarino, fez um ótimo passe para o lateral Cuiabano, que entrou na área e empatou a partida.
Aos 20, o Botafogo virou com um golaço. Montoro rolou para o volante Allan, que cruzou rasteiro para a área. A zaga do Corinthians falhou na tentativa de afastar, e a bola sobrou para o meia Jordan Barrera, que acertou um voleio perfeito, colocando o time carioca à frente no marcador.
Empate e expulsão no final
Com a vantagem, o Botafogo parecia controlar o jogo, mas o Corinthians não desistiu e, aos 36 minutos, empatou. Vitinho fez uma bela jogada pela direita, cruzou para a área e o zagueiro Gustavo Henrique, de forma eficiente, finalizou para as redes. O gol salvou o Timão e garantiu o empate no duelo.
No final, ainda houve tempo para uma confusão entre os jogadores de ambas as equipes, que resultou na expulsão de Jeffinho, atacante reserva do Botafogo.
Perspectivas para as últimas rodadas
Com o empate, ambos os times continuam suas lutas na parte de cima da tabela. O Botafogo segue tentando garantir uma vaga direta na Libertadores, enquanto o Corinthians tem a Copa do Brasil como uma alternativa para alcançar a competição continental. Ambos precisam somar pontos nas últimas rodadas para alcançar seus objetivos.
com informação agência Brasil.













![Empate sem vencedores entre Corinthians e Botafogo no encerramento da 36ª rodada 14 Foto; Reprodução Thiago Bernardes
]](https://revistacapitaleconomico.com.br/wp-content/uploads/2025/12/corinthians_e_botafogo-750x375.webp)








