Pneu faz sucesso na Consumer Electronics Show - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Pneu faz sucesso na Consumer Electronics Show

*Por Vivaldo José Breternitz

A Consumer Electronics Show (CES) é o maior evento do mundo da área de tecnologia da informação e comunicações e realizou-se no início de janeiro em Las Vegas.

Empresas e profissionais mostravam-se entusiasmados com o evento, que fora realizado de forma virtual no início de 2021; no entanto, a presença da Ômicron fez com que gigantes da área cancelassem suas presenças neste CES, que, apesar de tudo, trouxe muita coisa interessante, inclusive em outros domínios da tecnologia.

Na área automotiva, a Goodyear trouxe uma grande novidade: o protótipo de um pneu feito com 70% de material sustentável, um primeiro passo a caminho da meta que a empresa estabeleceu em 2020, que é criar até 2030 um pneu 100% fabricado com materiais desse tipo.

A empresa pretende diminuir o uso de derivados de petróleo em seus processos fabris, substituindo-os por materiais como metano e dióxido de carbono, o que também reduziria as emissões de gazes geradores do efeito estufa no processo produtivo.

Para dar mais flexibilidade aos pneus em situação de mudanças de temperatura, usará subprodutos da extração de óleo de soja.

Para aumentar a aderência dos pneus, aumentando a segurança e diminuindo o consumo de combustível, pretende usar um subproduto do beneficiamento do arroz, composto por cascas e poeira, que normalmente é destinado a aterros sanitários.

Estuda também usar garrafas plásticas recicladas para fabricação dos cordões que compõem a estrutura dos pneus.

Apesar de ser ainda um protótipo, o novo pneu promete trazer avanços.

Mesmo que não se transforme em um produto fabricado em massa, o simples uso de algum dos materiais que o compõem na construção de pneus convencionais, pode trazer benefícios ao meio ambiente, inclusive ao final de sua vida útil, pois é importante lembrar que na atualidade pouquíssimos pneus são descartados de forma correta.

Vivaldo José Breternitz, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é consultor de empresas.

Comentários estão fechados.