O Brasil já avançou muito em termos de digitalização. Seja com a adoção de ecossistemas favoráveis a sistemas digitais, bem como incentivos para que empresas sejam desenvolvidas na área de tecnologia, as iniciativas por parte do setor público, bem como com parcerias privadas, têm sido essenciais para que o Brasil seja ainda mais digitalizado.
sejam analisados apenas os serviços públicos, o Brasil se destaca como o 2º país mais digitalizado do mundo, atrás apenas da Coreia do Sul. No entanto, muito além dos serviços oferecidos pelo governo federal, empresas privadas também têm a oportunidade de investir e ganhar competitividade no cenário nacional e internacional.
Aumentar adesão e o uso de tecnologias é um dos desafios
Para se tornar uma nação ainda mais digitalizada, o Brasil deve adotar uma série de boas práticas que ajudam na disseminação de um ambiente digitalizado. De acordo com estudos, os brasileiros podem ser ainda mais digitais caso adotem práticas como:
- Aumento da adesão de novas tecnologias, principalmente por parte de pessoas de baixa renda.
- Publicar mais amplamente as vantagens de ter um ambiente digitalizado no Brasil.
- Oferecer incentivos fiscais para que pequenos empreendedores possam investir no mercado brasileiro de tecnologia.
- Reduzir ao máximo as barreiras para abertura de novos negócios, principalmente relacionados ao ecommerce.
Essas boas práticas são as mesmas adotadas por diversos países que já têm um ambiente completamente digitalizado.
Por isso, seguindo bons exemplos de outros países, o Brasil também pode ser um país ainda mais digitalizado.
Treinamentos constantes ajudam na disseminação do conteúdo
Especialistas apontam que o treinamento constante também garante o acesso às maiores inovações em determinados mercados. Isso é ainda mais importante quando se fala no mercado de tecnologia. Afinal, esse é um mercado que está em constante mudança e oferece uma série de oportunidades para brasileiros e estrangeiros.
Além disso, os treinamentos oferecidos devem ser voltados para diferentes setores, não apenas para o tecnológico. Pois a digitalização envolve ecommerce, marketing e muitos outros setores da economia digital.
O conhecimento sobre publicidade paga, serviços de SEO e e-mail marketing, por exemplo, garante que as pessoas saibam como trabalhar com ferramentas de publicidade na internet. Na medida em que mais pessoas conhecem as vantagens de digitalização, maiores serão as vantagens para a economia como um todo.
Foco em segurança online
Outro diferencial de países que já têm um ambiente digital é a segurança na internet. O desenvolvimento de atividades em um cenário confiável é muito melhor do que se houver um terreno instável para que os empreendedores trabalhem.
O aumento da segurança digital envolve a implementação de boas práticas dentro da comunidade digital com enfoque em parcerias com empresas líderes de segurança online pública e privada. Além disso, é necessário que uma autoridade seja responsável pela gestão da proteção digital.
Assim como exemplos para desenvolvimentos de atividades digitais, outros países também servem de base para que o Brasil saiba como manter os dados de quem navega ainda mais protegidos. De maneira resumida, quanto mais proteção, maiores serão as chances de desenvolvimento da digitalização no Brasil.
Inovação digital não deve ser deixada de lado
A globalização permitiu que diversos países pudessem trocar experiências quanto a boas práticas que adotam para desenvolverem ainda mais as suas atividades. O Brasil não pode ser diferente dessas nações, já que é uma das principais economias da América Latina, bem como do mundo.
É com o contato frequente com outros países que o Brasil pode obter ganhos em inovação de suas atividades digitais. Em teoria, quanto mais as autoridades brasileiras se conectarem com outros países que já estão maduros na digitalização, maiores serão os ganhos que a nação brasileira como um todo terá.