No cenário atual, em que as oportunidades no mercado digital crescem exponencialmente, surge uma iniciativa que promete impactar positivamente a vida de milhares de jovens brasileiros: o Cria Digital, um curso 100% on-line e gratuito, realizado pela ONG JA Rio de Janeiro e pela escola de marketing digital M2BR Academy, em parceria com o Canva Brasil.
Com abordagem acessível, prática e inspiradora, a iniciativa – que conta com a participação especial do ator Jonathan Azevedo – oferece 40 mil vagas para estudantes da rede pública de ensino, adolescentes e jovens, de 15 a 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social e que desejam transformar suas vidas e comunidades por meio do trabalho como influenciar digital e com criação de conteúdo para as redes sociais.
Proporcionando uma oportunidade para captação e formação desse público, o Cria Digital, que, inicialmente, abre 40 mil vagas em todo o Brasil, aborda desde os fundamentos básicos do marketing digital até a produção de conteúdo para redes sociais, passando também por temas como Marketing de Influência, mercado digital, processo criativo, roteiro, relacionamento com marcas, gravação e edição de vídeos com o celular.
Além de um módulo exclusivo ministrado pelo Canva Brasil, que ensinará a criar imagens atrativas, montar um bom portfólio e estruturar um media kit de sucesso. Também será disponibilizada uma biblioteca exclusiva no Canva com modelos pré-prontos.
E o curso pode ser a chance ideal de resposta ao difícil cenário do mercado de trabalho juvenil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o final de 2022, 10,9 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos de idade não estavam trabalhando nem estudando.
Proporcionalmente, o número indica que um em cada cinco jovens dessa faixa etária (22,3%) não se encontrava empregado nem matriculado em instituições de ensino. A maior parcela desse contingente é composta por pessoas negras, sendo quase a metade (43,3%) de mulheres pretas ou pardas. Em seguida, estão os homens negros, que representam 24,3% desse grupo. Entre os jovens brancos, a maioria dos que não estudam nem trabalham também são mulheres (20,1%), enquanto os homens totalizam 11,4%.
“O Cria Digital é fruto do nosso desejo de transformar vidas por meio da educação. Queremos que os jovens desenvolvam habilidades muito além das técnicas, para que possam aperfeiçoar talentos e explorar seu potencial ilimitado. Estamos oferecendo conhecimento e ferramentas que proporcionem uma opção de desenvolvimento, geração de renda e carreira, para que possam ingressar no mercado digital, realizar sonhos e ajudar a impactar positivamente suas famílias e comunidades”, destaca Rafael Coelho, coordenador de Marketing na JA Rio de Janeiro.
Para Ricardo Marsili, sócio-fundador da M2BR Academy, o Marketing de Influência pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social, indo muito além das dancinhas e vídeos divertidos que fazem tanto sucesso nas redes sociais.
“Por trás das milhares de curtidas, memes e virais, existe um grande negócio, que movimenta milhões de reais. Democratizar o acesso de quem mais precisa a este universo por meio de um curso 100% on-line e gratuito é uma forma de contribuir não apenas com a inclusão desses jovens no mercado de trabalho e no mundo do empreendedorismo, mas também com a diversidade de pessoas, ideias e vivências”, acredita Marsili.
De cria pra cria: Jonathan Azevedo inspira participantes
Atuando em uma “aula” logo no primeiro módulo, o ator Jonathan Azevedo promete inspirar os alunos do Cria Digital. A participação do também influencer, atualmente no ar com a recém-lançada série “O Jogo que Mudou a História”, na Globoplay, acontece por meio de uma conversa, na qual abre o coração sobre sua atuação nas redes sociais, reflete sobre sua trajetória e dá dicas sobre como influenciar outras pessoas com propósito.
“Tô muito honrado com esse convite. Quero que mais e mais pessoas como eu, que vêm de lugares como o de onde eu venho, da favela, da periferia e de todos os cantos desse país, tenham as mesmas oportunidades que eu tive. Sou cria de um projeto social também, então, a ideia é retribuir, sempre. Como hoje em dia as redes sociais também são uma forma de mudar de vida, de alcançar outros lugares e ocupar espaços, acho que essa iniciativa tem tudo para fazer a diferença na vida dos nossos jovens”, destaca o artista, que está à frente da Carta Preta, catalisadora social que busca levar oportunidades a talentos pretos.
Outro nome de destaque que participa do lançamento é o especialista em Finanças Gilvan Bueno, eleito pela Revista Forbes em 2020 como um dos Inovadores Negros na Educação Financeira no Brasil. O também palestrante é responsável por encerrar as aulas do curso, apresentando uma versão adaptada por ele do “Meu Dinheiro, Meu Negócio”, um dos programas educacionais da JA Rio de Janeiro, da qual é conselheiro.
Além deles, o curso também conta com a pedagoga Michele França, coordenadora de Projetos na JA Rio de Janeiro, que aborda O Futuro do Trabalho e as carreiras em transformação; Ricardo Marsili, diretor-executivo da M2BR Academy, que apresenta conceitos básicos do marketing digital e um panorama do mercado atual; Luis Paulo da Silva, diretor-acadêmico da escola de marketing, apresentando um módulo inteiro sobre produção de conteúdo e redes sociais, suas funcionalidades, estratégias e métricas.; Gabi Almeida e Cesar Antonio, influenciadores digitais fundadores do perfil Fizemos um Rolê, abordando temas como identificação de público-alvo, relacionamento seguidores e marcas, processo criativo e roteiro; Raquel Brandão, jornalista e especialista em Conteúdo e Marketing de Influência, que fala sobre conteúdos que engajam e ferramentas de Inteligência Artificial; Alex Kim, mobilemaker expert em gravação e edição de vídeos usando apenas o celular; e Rebecca Assis, ministrando o módulo exclusivo sobre as principais ferramentas da plataforma Canva.
O Cria Digital conta com dez professores e professoras, que ministram um total de 13 aulas (todas disponíveis com o recurso de legenda gerada por Inteligência Artificial), divididas em sete módulos.
A carga horária do curso é de 5 horas e 15 minutos, considerando também o exercício proposto após as aulas. O certificado oferecido pela iniciativa pode ser baixado gratuitamente dentro da plataforma após a conclusão, e os estudantes que terminarem as aulas até o dia 22 de novembro deste 2024 participarão do sorteio exclusivo de 15 cupons, com validade de seis meses gratuitos do Canva PRO – versão da plataforma que oferece conteúdos premium, ferramentas de design aprimoradas e recursos também de Inteligência Artificial.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://jarj.org.br/criadigital
Serviço:
Curso: Cria Digital
Conteúdo: Marketing de Influência e Criação de Conteúdo
Descrição: 100% on-line, gratuito e com certificado
Vagas disponíveis: 40 mil
Sobre a Junior Achievement
Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da rede global Junior Achievement, uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a thedotgood, e indicada ao Prêmio Nobel da Paz durante três anos consecutivos.
Há 25 anos ajudando a transformar vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade. Com participação de mais de 17 mil pessoas voluntárias, proporcionou mais de 500 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade.
Além disso, com o apoio financeiro da iniciativa privada e pessoas doadoras, a organização realiza ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global.
Sobre a M2BR Academy
Maior escola de Marketing Digital do Rio de Janeiro, oferece cursos 100% atualizados, já prevendo o uso de Inteligência Artificial em todos os módulos, para tornar o dia a dia dos profissionais mais produtivo. Com professores e professoras com experiência prática em agências, empresas e no mercado de uma forma em geral, a M2BR Academy utiliza a metodologia de estudos com cases reais e ministra também aulas presenciais e on-line (ao vivo), ampliando o nível de aprendizado, engajamento e retenção de conhecimento.
Braço da agência M2BR, a escola de marketing digital já formou mais de 12.500 alunos e realizou cursos in-company em mais de 40 empresas, como Globo, Light, FSB e Bradesco.