O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que aproximadamente 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados compareceram aos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicados em 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, a taxa de abstenção foi de 27%.
Em entrevista coletiva, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que os índices de participação são semelhantes aos registrados em anos anteriores. O balanço é preliminar; os dados finais serão divulgados junto ao resultado oficial do exame, previsto para janeiro de 2026.
O gabarito do segundo dia de provas será publicado na próxima quinta-feira (20).
Mudanças previstas para 2026
O governo federal anunciou que o Enem passará a ser utilizado como instrumento de avaliação do ensino médio a partir de 2026, substituindo a função desempenhada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A decisão, segundo o Ministério da Educação (MEC), busca ampliar o engajamento dos estudantes, que demonstram maior dedicação ao Enem por sua relevância no acesso ao ensino superior.
O Inep informou que já desenvolve os estudos técnicos para a implementação do novo modelo. Segundo o presidente do instituto, Manuel Palacios, a mudança deve aprimorar a aferição do desempenho da educação básica, considerando uma prova à qual os alunos se dedicam mais.
Outra medida em análise é a aplicação do Enem, em português, para brasileiros e estrangeiros residentes em capitais de países do Mercosul. O estudo contempla a oferta do exame em formato digital em Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). A decisão final deve ser concluída até março de 2026.
Ocorrências registradas
Cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados no segundo dia de prova por descumprimento das regras do exame, número considerado abaixo da média histórica. Segundo o MEC, a aplicação ocorreu sem incidentes significativos, embora tenham sido registradas situações pontuais, como falta de energia no Rio Grande do Sul e ocorrências no Ceará.
Devido a um tiroteio ocorrido na manhã de domingo (16) na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, os candidatos do Ciep 173 Rainha Nzinga Angola, em Acari, terão o segundo dia de provas reaplicado em 17 de dezembro.
Aplicação regular e novidades
No segundo dia, os participantes responderam a questões de matemática e ciências da natureza. Pela primeira vez, o exame adotou a metodologia testlet, que organiza questões em torno de um texto-base comum. De acordo com o Inep, a mudança visa aprimorar a avaliação das habilidades de leitura e interpretação.
As provas foram aplicadas em todas as 27 unidades da federação, em cerca de 165 mil salas, todas equipadas com detectores de metal. Mais de 585 mil colaboradores atuaram na realização do exame.
O MEC destacou ainda o retorno da certificação do ensino médio via Enem para candidatos maiores de 18 anos. Quase 100 mil inscritos declararam interesse em obter o certificado.
Reaplicação das provas
Participantes que não puderam realizar um ou ambos os dias de provas por motivos logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação entre segunda-feira (17) e sexta-feira (21), até meio-dia. Os pedidos devem ser apresentados pela Página do Participante, com login Gov.br, e serão avaliados individualmente pelo Inep.
A reaplicação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro e abrangerá apenas o dia afetado pela impossibilidade de realização.
No Paraná, o município de Rio Bonito do Iguaçu terá reaplicação garantida, após a suspensão do exame devido aos danos causados por um tornado em 7 de novembro.
Ajustes no calendário por causa da cop30
Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o calendário do Enem será alterado por causa da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). Nessas localidades, as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Finalidade do Enem
As notas do Enem podem ser usadas para ingresso em universidades públicas e privadas, obtenção de bolsas de estudo, financiamento estudantil, acesso a instituições estrangeiras, especialmente em Portugal, e certificação do ensino médio. Estudantes concluintes de 2025 integrantes do programa Pé-de-Meia que participarem dos dois dias de prova poderão receber incentivo adicional de R$ 200.
Com informação//Agência Brasil






















