A Nu Asset, gestora de fundos de investimento do Nubank, anunciou o lançamento de dois novos ETFs de renda fixa corporativa global com hedge, os primeiros do tipo disponíveis no mercado brasileiro.
Os produtos, chamados HGBR11 e HYBR11, passam a ser negociados na B3 e foram desenvolvidos para atender à demanda por diversificação de portfólio no país.
Segundo a gestora, os fundos oferecem proteção cambial em real, mecanismo que neutraliza a volatilidade da moeda brasileira frente ao dólar.
Proteção contra a variação cambial
De acordo com Andrés Kikuchi, diretor executivo da Nu Asset Management, a iniciativa busca reduzir um dos principais obstáculos para investidores que aplicam em ativos internacionais.
“Muitas vezes, ao investir em outros países, o investidor brasileiro se depara com a forte variação do real em relação ao dólar, que pode chegar a 20% ao ano. Com a proteção cambial, o rendimento dos ETFs reflete de forma mais fiel o desempenho original dos ativos, acrescido do ganho derivado da diferença de taxas de juros entre o Brasil e o país de origem, conhecido como carry”, explicou.
Detalhes dos novos ETFs
- HGBR11 (Nu iBoxx Investment Grade Hedge Carry BRL): investe em títulos de crédito corporativo de alta qualidade, replicando o índice iBoxx USD Liquid Investment Grade BRL Hedge Carry Index.
- HYBR11 (Nu iBoxx High Yield Hedge Carry BRL): direcionado a títulos de crédito corporativo de maior risco e retorno, espelhando o iBoxx USD Liquid High Yield BRL Hedge Carry Index.
Ambos dão acesso ao mercado de renda fixa dos Estados Unidos, o maior do mundo, que concentra trilhões de dólares em dívidas corporativas. A negociação é feita diretamente na B3, com liquidação em um dia útil (D+1).
As taxas de administração são de 0,20% ao ano para o HGBR11 e 0,30% ao ano para o HYBR11. Os produtos são isentos de IOF e do mecanismo de antecipação de imposto de renda conhecido como “come-cotas”. A alíquota de tributação sobre ganhos de capital é de 15%, com possibilidade de compensação de perdas em outras operações.
Portfólio da Nu Asset
Com esses lançamentos, a Nu Asset amplia sua oferta de ETFs, passando a incluir renda fixa em sua grade de produtos. Até então, a gestora oferecia apenas ETFs de renda variável — como o NDIV11, NSDV11, HIGH11 e LVOL11 — e de criptoativos, com o NBIT11 (Bitcoin).
Atualmente, a Nu Asset administra R$ 6 bilhões em ativos, com 22 fundos de investimento e 1,4 milhão de investidores.