Desde sempre, as pessoas têm se preocupado com a imagem que passam e com os conceitos aos quais se associam.
Afinal, não é nada bom ser lembrado por aspectos negativos, principalmente se você é um empreendedor ou figura pública, principalmente.
E é justamente nesse escopo que surge o marketing pessoal, um conceito focado especialmente na melhoria da imagem pessoal para os mais diversos fins.
Os tópicos a seguir explicam o que é e para o que serve o marketing pessoal, além de trazer algumas dicas de como colocar esse conceito em prática.
O que é marketing pessoal?
O marketing pessoal, ou self marketing, nada mais é que um conjunto de estratégias postas em prática para melhorar a imagem de determinada pessoa e também a sua reputação.
Em geral, esse conceito de marketing foca nas qualidades e habilidades do indivíduo, de forma a propagar esses pontos positivos a determinado público. O objetivo é tornar aquela pessoa influente e persuasiva através da sua imagem.
Não à toa, o marketing pessoal é muito utilizado por personalidades públicas, como artistas, políticos e figurões da mídia, e também por empreendedores autônomos que oferecem produtos e/ou serviços atrelados diretamente à sua pessoa, como cursos e mentorias, por exemplo.
Por outro lado, pessoas comuns também podem e devem utilizar o marketing pessoal para obter sucesso, sobretudo na área profissional.
Como exemplo, na hora de montar um currículo ou se preparar para uma entrevista de emprego, algumas técnicas desse tipo de marketing podem ser aplicadas, com o objetivo de conseguir uma vaga.
Vale destacar ainda que com o avanço dos multimeios tecnológicos, atualmente o marketing pessoal é posto em prática principalmente através de redes sociais, canais de pesquisa, sites especializados na seleção de candidatos, dentre outros locais.
Para que serve o marketing pessoal?
Falando resumidamente, o marketing pessoal serve para:
- Chamar atenção para o seu trabalho, seja você um trabalhador autônomo ou que esteja buscando uma colocação no mercado de trabalho tradicional;
- Fomentar o crescimento das suas redes sociais, caso você trabalhe como influencer;
- Enaltecer as suas competências e habilidades, o que também pode atrair clientes e novos negócios;
- Chamar atenção para as suas qualidades pessoais, o que pode ser bastante útil em campanhas políticas, por exemplo;
- Passar mais confiança e autoridade para os seus clientes e/ou seguidores.
Esses pontos são, além de tudo, benefícios do marketing pessoal que acabam motivando a sua prática.
14 dicas para fazer um bom marketing pessoal
Para montar um plano de marketing pessoal completo, muito provavelmente você terá que contratar alguns profissionais, principalmente aqueles que atuam no escopo do marketing digital.
Contudo, existem algumas coisas que é você quem precisa fazer para estabelecer um bom self marketing. Saiba o que nos próximos 14 tópicos!
Exercite o autoconhecimento
O autoconhecimento é um processo fundamental em qualquer área da vida, mas no desenvolvimento do marketing pessoal ele é simplesmente indispensável.
Afinal, apenas conhecendo a si próprio você terá uma boa noção do que pode ser melhorado, do que deve ser excluído e daquilo que você tem que potencializar na sua vida.
Então, antes de qualquer coisa, faça uma lista das suas principais qualidades, defeitos e aptidões. Depois disso, mãos à obra!
Defina sua visão, missão e valores
Em paralelo ao processo de autoconhecimento, você também precisa definir o conjunto de visão, missão e valores que carrega.
Por visão, entende-se as expectativas que você tem a longo prazo, em relação à sua marca pessoal, ou seja, aquilo que você deseja alcançar. Já a missão, é basicamente o conjunto de motivações que te movem.
Por fim, os valores são tudo aquilo que te orienta como pessoa e profissional, um conjunto que também pode ser chamado de ideais.
Ao definir esses pontos, você estará lançando as bases da sua marca pessoal.
Esteja presente nas redes sociais
Outro fator totalmente indispensável para a construção de um bom marketing pessoal é a presença nas redes sociais.
É nesses ambientes, que são verdadeiras praças virtuais, onde as pessoas que você quer alcançar estão.
Portanto, crie perfis pessoais nas redes e comece a alimentá-los com conteúdos que enalteçam a sua marca pessoal. Esse passo é muito importante!
Desenvolva um bom networking
O termo “networking” indica, basicamente, o desenvolvimento de relacionamentos e parcerias profissionais.
E como não poderia deixar de ser, isso é de suma importância para quem está querendo alavancar a sua imagem pessoal.
Se esse é o seu caso, invista em ir a eventos na sua área de atuação, encontros com personalidades da área, parcerias virtuais e muito mais. Isso criará a sensação de que você é uma autoridade no assunto que aborda.
Entre no mundo virtual de vez
Além do investimento nas redes sociais, quem está em busca de estabelecer um bom plano de marketing pessoal precisa se atentar para outros locais na internet.
Estamos falando de blogs, sites especializados, grupos de conversa, aplicativos e muitas outras formas.
Procure saber como você pode agregar em espaços como esses, talvez servindo como um consultor para tirar as dúvidas dos internautas. Mais uma vez, a sua imagem será atrelada a uma maior autoridade.
Crie uma marca
As maiores empresas do mundo são conhecidas por marcas e logomarcas icônicas, a exemplo da Coca-Cola, da Apple, do Twitter e de diversas outras.
Isso acontece porque o cérebro humano tem a incrível habilidade de relacionar completamente um símbolo a uma empresa ou pessoa.
Dito isto, fica mais que evidente a necessidade de se criar uma marca durante o processo de aperfeiçoamento do marketing pessoal. Faça isso!
Se associe a projetos importantes
Boa parte da construção de um marketing pessoal virtuoso está relacionada à imagem que a pessoa passa para o seu público.
Por esse motivo, associar-se a boas causas e projetos importantes pode ser extremamente benéfico.
Nesse sentido, talvez seja interessante que você procure projetos sociais, ONGs e outras organizações não governamentais e sem fins lucrativos para ajudar de alguma forma.
Além dos benefícios para a sua imagem junto ao público, uma atitude como essa trará uma enorme satisfação pessoal.
Esteja sempre em contato com os seus clientes
Manter o contato com clientes, sejam eles novos ou antigos, é um outro ponto imprescindível nas estratégias de self marketing.
Por isso, faça um esforço para ter listas contendo nomes e formas de contato de clientes ativos e inativos, velhos e novos. Também não esqueça dos prospects (clientes que ainda estão sendo convencidos).
Em seguida, estabeleça um processo de atendimento contínuo, enviando materiais, criando diálogos oportunos, etc. Mas claro, seja sempre respeitoso, gentil e profissional, sem nunca “forçar a barra”.
Desenvolva os seus argumentos de defesa pessoal
Trabalhar no desenvolvimento de argumentos para defesa pessoal também é uma grande necessidade no escopo do marketing pessoal.
Isso porque sempre aparecem focos de resistência e oposição a personalidades públicas, ou seja, aquelas que praticam o self marketing.
Então, elabore e fortaleça os seus argumentos de defesa pessoal o máximo que conseguir, pois um dia eles serão testados.
Aprenda a ser um bom contador de histórias
Se você quiser ter uma imagem que cative e inspire as pessoas, deve saber contar boas histórias sobre você mesmo, sobre o que você faz ou sobre qualquer outra coisa que faça sentido nas suas atividades.
Portanto, comece a trabalhar o seu lado “contador de histórias”. Acredite, você vai precisar!
Divulgue o seu trabalho
Convenhamos que o marketing pessoal não teria o nome “marketing” se não envolvesse a divulgação de alguma forma, não é mesmo? Pois bem.
Indo nesse sentido, a dica da vez é: faça propaganda do seu trabalho ou de você mesmo. Para tanto, utilize as redes sociais, crie grupos em aplicativos de mensagens, faça um blog pessoal, etc.
De qualquer forma, a palavra de ordem é estabelecer um nome na web e criar raízes profundas nas redes, a fim de fixar-se no imaginário dos internautas.
Invista em você mesmo
Nenhum conjunto de estratégias de marketing pessoal será boa o suficiente se a pessoa que está sendo promovida não tiver um bom conteúdo. Por esse motivo, investir em si próprio é mais que importante, é essencial.
Faça cursos, participe de eventos, estude por conta própria, consuma conteúdos diversos, etc. O importante é adquirir conhecimento e bagagem para repassar ao seu público.
Cuide da sua imagem
Um outro fator que conta muito para o sucesso de uma marca é a imagem. Afinal, a forma como os clientes vêem essa marca determina o tipo de relação que eles desenvolveram com a respectiva empresa.
E assim como acima nós citamos a importância de se criar uma marca impactante, aqui queremos falar sobre cuidar da imagem do seu negócio como um todo.
Atente-se a organizar suas páginas na internet, produzir conteúdos visualmente belos, cuidar da sua própria aparência, etc. Isso faz toda a diferença!
Descubra a melhor maneira de se posicionar
Por fim, vale destacar que para fazer um marketing pessoal robusto e sólido, é necessário se posicionar corretamente.
Tenha em mente que conforme você foi ganhando seguidores e adeptos, o peso da sua opinião irá aumentar. Por isso, você precisa tomar cuidado com a fala.
Observe as seguintes precauções:
- Evite dar opiniões políticas contundentes, a menos que você trabalhe com isso;
- Não entre em confusões por motivos fúteis;
- Em hipótese alguma discuta com seguidores;
- Se achar que deve se manifestar sobre algo, só faça isso quando for provocado;
- Abrace causas nobres, como o combate à fome, os cuidados com a natureza, etc;
- Não fale de assuntos sobre os quais não conhece ou conhece pouco;
- Se prometer algo, cumpra.
Tenha um posicionamento condizente com a grandeza que você almeja atingir!
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