É possível dizer que, hoje em dia, o marketing digital é uma das melhores formas de realmente ganhar dinheiro na internet.
O objetivo dos profissionais que trabalham nesse setor é um só: fazer dinheiro a partir das visitas e visualizações dos internautas, por meio de conteúdos e estratégias.
Com isso, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o marketing digital é composto de várias áreas e não de um único bloco.
A seguir você vai conhecer as 7 principais áreas do marketing digital.
Estratégia de marketing digital
A área de estratégias é uma das mais amplas do marketing digital.
Nesse setor você pode encontrar vários tipos de profissionais, como analistas de funil de vendas e especialistas em Growth Marketing, por exemplo.
Assim, a função desses tipos de especialistas é distribuir corretamente um conteúdo que foi produzido com a intenção de atrair internautas.
Portanto, para ter sucesso nessa área você precisa analisar bem os padrões de consumo das pessoas e entender o que pode despertar o interesse delas.
Marketing mobile
O profissional do marketing mobile visa desenvolver estratégias para alcançar os usuários de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.
O trabalho desse tipo de especialista é adaptar o conteúdo de sites e redes sociais para a mídia móvel.
Se você se interessar por esse setor, pode ter grande sucesso no marketing digital. Afinal, hoje em dia é até difícil encontrar uma pessoa que não acessa a internet por um celular.
Produção e criação de conteúdo
A produção e criação de conteúdo, ou apenas marketing de conteúdo, é, com certeza, uma das áreas que mais demandam serviços na internet.
Entre os profissionais que trabalham nesse setor, podemos citar:
- Redatores;
- Copywriters;
- Designers;
- Tradutores e transcritores;
- Analistas de conteúdo;
- Roteiristas;
- Entre muitos outros.
Essas pessoas são as responsáveis por criar tudo que se consome na internet, desde textos, como este, até vídeos e podcasts.
Se você tiver interesse em se tornar um criador de conteúdo na internet, deve ter formação em jornalismo, letras, comunicação ou outra área de humanas.
Contudo, existem vários profissionais da área que possuem apenas habilidades necessárias e cursos de aperfeiçoamento na área.
Redes sociais
Você com certeza tem pelo menos um perfil ativo em alguma das redes sociais, essas grandes praças virtuais, onde todo mundo está ao mesmo tempo.
Por esse motivo, há uma grande demanda por profissionais que entendam esses espaços e saibam criar estratégias para atrair internautas a partir deles.
Nesse sentido, a fama de um profissional chamado Social Media tem se espalhado por toda a internet.
Esse especialista é responsável por gerenciar a criação de conteúdo e as estratégias de marketing digital em redes sociais.
É correto afirmar que todos os perfis e marcas que “bombam” nas redes sociais hoje em dia são gerenciados por um Social Media e sua equipe.
Com isso, se você gosta de redes sociais e gostaria de trabalhar por meio delas, procure saber mais sobre como se tornar um Social Media.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de regras para otimização de conteúdo que visam um bom ranqueamento nos motores de busca.
Ou seja, o profissional de SEO é um especialista em fazer os internautas acharem textos em pesquisas no Google, por exemplo.
Para isso, são usadas as chamadas palavras-chave e frases-chave, noções sobre a intenção de busca dos usuários e outros fatores.
Se você quiser se tornar um especialista em SEO vai precisar fazer cursos específicos e estudar bastante, pois as métricas da área mudam com frequência.
Contudo, as carreiras em SEO tendem a ser bastante promissoras e compensar bem os esforços.
Tráfego pago
Especialistas em tráfego pago são pessoas dedicadas a entender melhor sistemas como o Google Ads e o Facebook Ads.
Essas ferramentas são usadas para impulsionar anúncios que são incluídos em campanhas pagas.
Então, para trabalhar nesta área do marketing digital, você vai precisar se aprofundar também na dinâmica desse tipo de tráfego e não apenas no conteúdo que está sendo impulsionado.
UX Design
A área de UX Design, ou “design dedicado à experiência do usuário”, é uma das mais necessárias às empresas modernas.
Os especialistas nesse setor são responsáveis por tornar determinada marca atraente a uma fatia do público.
Para isso, é necessário fazer adaptações de conteúdo, além de imagens e formas que geralmente estão em redes sociais e blogs.
Portanto, para se tornar um UX Designer você precisa ser criativo e capaz de criar soluções atraentes para os clientes dos seus clientes.
Leia mais:
O que é PLR no marketing digital?