• Recentes
  • Tendências
Marketing de utilidade

Marketing de utilidade: o que é e como funciona essa estratégia

11/09/2022
Quem é o ex-jogador de basquete que agrediu a namorada com 60 socos no elevador

Quem é o ex-jogador de basquete que agrediu a namorada com 60 socos no elevador

30/07/2025
Vurdere, startup investida pela 87Labs, está entre as 10 finalistas do RocketGen 2025

Vurdere, startup investida pela 87Labs, está entre as 10 finalistas do RocketGen 2025

30/07/2025
Botafogo vence Bragantino, Flamengo anuncia reforço histórico e Marta brilha na Copa América Feminina

Botafogo vence Bragantino, Flamengo anuncia reforço histórico e Marta brilha na Copa América Feminina

30/07/2025
Inclusão digital cresce entre idosos no Brasil com programas de capacitação e acesso à internet

Inclusão digital cresce entre idosos no Brasil com programas de capacitação e acesso à internet

30/07/2025
Empresas enfrentam desafios para adaptação à Reforma Tributária, que entra em vigor em 2026

Empresas enfrentam desafios para adaptação à Reforma Tributária, que entra em vigor em 2026

30/07/2025
“Ligue para Trump”: advogado próximo ao presidente dos EUA recomenda diálogo direto sobre tarifas

“Ligue para Trump”: advogado próximo ao presidente dos EUA recomenda diálogo direto sobre tarifas

30/07/2025
Empresas passam a escolher regime tributário já na abertura do CNPJ

Empresas passam a escolher regime tributário já na abertura do CNPJ

30/07/2025
CFO moderno assume papel estratégico e ganha protagonismo na transformação das empresas

CFO moderno assume papel estratégico e ganha protagonismo na transformação das empresas

30/07/2025
Tsunami atinge Rússia, Japão e EUA após forte terremoto no Pacífico

Tsunami atinge Rússia, Japão e EUA após forte terremoto no Pacífico

30/07/2025
Entidades financeiras promovem debate sobre o futuro da educação financeira no Brasil

Entidades financeiras promovem debate sobre o futuro da educação financeira no Brasil

30/07/2025
Turismo nacional registra recorde de faturamento e movimenta R$ 90,4 bilhões em 2025

Turismo nacional registra recorde de faturamento e movimenta R$ 90,4 bilhões em 2025

30/07/2025
Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

Circularidade ganha força no setor de moda na América Latina

29/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
quarta-feira, 30 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Empreendedorismo

Marketing de utilidade: o que é e como funciona essa estratégia

Sarah Souza por Sarah Souza
11/09/2022
em Empreendedorismo
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Marketing de utilidade

Saiba o que é e para que serve o marketing de utilidade

CompartilharCompartilhar

O mercado é cada vez mais disputado, exigindo o máximo de esforço das empresas em busca dos recursos do consumidor. Por conta disso, soluções novas ganham mais espaço dentro das equipes de marketing. Uma estratégia interessante é o marketing de utilidade, que busca inserir a marca de forma produtiva no cotidiano do usuário.

Talvez você goste de ver:

Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

Rio de Janeiro é o estado com mais mulheres empreendendo no Brasil

TransformAção 3.0: Capacitação para Empreendedores Sociais

Afinal, os consumidores não se contentam mais apenas com anúncios e campanhas da publicidade tradicional. A exigência é maior e, por isso, as empresas precisam focar não só em divulgar suas marcas, mas também em ajudar o usuário.

O que é marketing de utilidade?

A experiência do consumidor precisa sempre ser levada em consideração quando o assunto é relacionamento entre marca e cliente. 

Apostar somente em anúncios ou no engajamento nas redes sociais não é mais o suficiente para fortalecer a relevância da sua empresa. Por isso, é preciso buscar soluções mais inovadoras e atraentes para o usuário.

Uma delas é o marketing de utilidade, que tem como principal objetivo oferecer alguma coisa útil para o dia a dia do consumidor. Além disso, busca se encaixar na rotina para se aproximar ainda mais de quem você quer conquistar. 

Certamente, ao gerar valor para os clientes, a tendência é de uma maior valorização por parte deles, garantindo retornos positivos para as marcas. Por isso, o surgimento desse conceito se dá em um momento propício para a valorização da experiência do consumidor com as marcas. 

Trata-se da era da transformação digital: o momento em que o usuário se empoderou, ganhando mais relevância e exigindo das marcas maior adequação a seus problemas e desejos. 

O consumidor não se satisfaz apenas com campanhas e ações de Marketing tradicionais. De fato, ele não quer mais ter a sua rotina interrompida para ser bombardeado por diversos anúncios de diferentes empresas. As marcas com as quais ele vai se relacionar melhor são justamente aquelas que entenderem esse novo posicionamento.

Ler  Renda Extra nos Finais de Semana: Como Começar do Zero Hoje Mesmo?

Sendo assim, o marketing de utilidade chega para aproximar consumidor e marca de maneira mais sutil e natural. Essa estratégia não pensa apenas na divulgação dos produtos e/ou serviços da empresa, mas, sim, em como esses itens podem ajudar aquele usuário.

Ou seja, a ideia de anunciar por anunciar fica de lado. Isso porque é preciso pensar em formas de ajudar o seu consumidor a solucionar seus problemas e, de alguma forma, melhorar sua rotina.

Como essa estratégia funciona com os consumidores?

Um dos grandes objetivos de qualquer empresa atualmente é fortalecer o relacionamento com o consumidor. O marketing de utilidade trabalha exatamente nessa direção, porém, não é só isso que ele tem a oferecer.

Evita a rejeição do consumidor

Os consumidores estão com cada vez menos paciência para anúncios e campanhas. O uso de bloqueadores de anúncios, por exemplo, cresceu nos últimos anos. Portanto, essa estratégia é uma forma de divulgar a sua marca de maneira mais sutil, sem incomodar o consumidor, garantindo a melhor experiência possível.

Gera confiança entre marca e usuário

Fornecer informações ou um serviço útil ao consumidor acaba estabelecendo uma relação de confiança entre ambas as partes. O retorno não é rápido ou mensurável como uma conversão, mas ele agrega valor a longo prazo.

De fato, o marketing de utilidade visa fornecer experiências positivas para que o usuário sinta-se confortável sempre que pensar na sua empresa.

Fortalece a autoridade da marca

Estar presente no dia a dia do consumidor e, melhor, sem incomodá-lo é, sem dúvidas, um diferencial competitivo. 

Decerto, o marketing de utilidade oferece exatamente isso para as empresas. Ou seja: uma presença constante na rotina do usuário, muitas vezes até mesmo daqueles que não são clientes, mas que passam a avaliar essa possibilidade com mais carinho.

Diferentes tipos de aplicação do marketing de utilidade

O marketing de utilidade, além das inúmeras vantagens, tem diferentes possibilidades de aplicação. Ou seja, você pode encontrar o método que melhor se encaixa ao perfil da sua empresa e/ou da sua persona.

Ler  Shopee lança iniciativa para impulsionar negócios de empreendedoras

Informação

Mais próximo do marketing de conteúdo, esse método tende a utilizar os canais para a divulgação dos seus produtos e/ou serviços. No entanto, também oferece informações valiosas para o usuário. Ou seja, realmente passar conteúdos úteis e relevantes para o cliente, com o conhecimento e experiência de sua marca.

Tempo

Alguns serviços podem ser mais valorizados por conta da sua agilidade, de forma que, quanto mais rápidos forem, mais úteis serão. Isso serve, por exemplo, para empresas que trabalham com entregas ou até mesmo lava-jatos. Enfim, oferecer alguma solução para agilizar o dia a dia do usuário e, assim, tornar a experiência mais agradável.

Utilidade

A aplicação principal, porém, é ao fornecer um serviço que seja útil e faça parte da rotina do consumidor. 

Ou seja, algum aplicativo, serviço ou solução que possa garantir uma experiência mais satisfatória e prazerosa ao consumidor. Pode ser desde o maior controle do seu desempenho em atividades físicas até testes online de como ficaria uma maquiagem na pele do usuário, por exemplo.

Leia também:

Quais são as ferramentas de marketing digital?

Marketing de conteúdo: 12 dicas de que vão melhorar seu posicionamento no Google

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: marketing de utilidade
CompartilhamentosTweet
Sarah Souza

Sarah Souza

Licenciada em Letras Português e Inglês e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com aulas particulares de inglês e português para estrangeiros em escola de idiomas. Nos dias de hoje é redatora de conteúdo e revisora de textos.

Artigos recomendados

Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

por Kayene Simao
29/07/2025
Brasileiro empreendedor: os desafios de migrar de MEI para ME

O crescimento de um pequeno negócio costuma ser motivo de comemoração, mas também exige atenção redobrada. Para microempreendedores individuais (MEIs), ultrapassar o limite de faturamento anual ou ampliar...

Leia maisDetails

Rio de Janeiro é o estado com mais mulheres empreendendo no Brasil

por Kayene Simao
21/07/2025
Brasileiras expandem presença no empreendedorismo internacional com apoio logístico na China

O Rio de Janeiro é o estado com o maior percentual de mulheres à frente de negócios no Brasil. Dados do Sebrae Rio indicam que 39% dos empreendimentos...

Leia maisDetails

TransformAção 3.0: Capacitação para Empreendedores Sociais

por Kayene Simao
19/07/2025
Empreendedor investe R$ 1 milhão em plataforma para impulsionar manufatura 3D no Brasil

O Instituto Sabin anunciou a abertura das inscrições para a terceira edição do programa TransformAção, uma plataforma gratuita de formação voltada a pessoas interessadas em empreender com foco...

Leia maisDetails

Internacionalização de empresas brasileiras para os EUA exige planejamento e preparo

por Kayene Simao
07/07/2025
Internacionalização de empresas brasileiras para os EUA exige planejamento e preparo

A expansão de negócios brasileiros para os Estados Unidos continua a despertar o interesse de empresários em busca de novos mercados e estabilidade econômica. No entanto, dados recentes...

Leia maisDetails

Abertura de empresas bate recorde no primeiro semestre de 2025, mas desafios persistem

por Kayene Simao
03/07/2025
Abertura de empresas bate recorde no primeiro semestre de 2025, mas desafios persistem

O Brasil registrou 2,6 milhões de novas empresas abertas entre janeiro e junho de 2025 — o maior número já contabilizado para um primeiro semestre desde o início...

Leia maisDetails
Quem é o ex-jogador de basquete que agrediu a namorada com 60 socos no elevador

Quem é o ex-jogador de basquete que agrediu a namorada com 60 socos no elevador

por Redação
30/07/2025

Igor Eduardo Pereira Cabral, 29 anos, ex-integrante da seleção brasileira de basquete 3x3, foi preso em flagrante após agredir brutalmente...

Vurdere, startup investida pela 87Labs, está entre as 10 finalistas do RocketGen 2025

Vurdere, startup investida pela 87Labs, está entre as 10 finalistas do RocketGen 2025

por Kayene Simao
30/07/2025

A Vurdere, startup especializada em soluções de social commerce e reviews inteligentes para e-commerces, foi selecionada entre dezenas de candidatas...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Botafogo vence Bragantino, Flamengo anuncia reforço histórico e Marta brilha na Copa América Feminina

Botafogo vence Bragantino, Flamengo anuncia reforço histórico e Marta brilha na Copa América Feminina

por Well Coutinho
30/07/2025

Três acontecimentos movimentaram o futebol brasileiro na terça-feira (29). Botafogo e Red Bull Bragantino se enfrentaram pela Copa do Brasil,...

Inclusão digital cresce entre idosos no Brasil com programas de capacitação e acesso à internet

Inclusão digital cresce entre idosos no Brasil com programas de capacitação e acesso à internet

por Kayene Simao
30/07/2025

A inclusão digital da população idosa no Brasil tem avançado significativamente nos últimos anos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d