• Recentes
  • Tendências
vale-compras

Maiores do varejo brasileiro crescem muito acima do PIB

28/09/2020
Ives Gandra Martins: “Nunca ataquei ministros, mas defendo minhas ideias”

Ives Gandra Martins: “Nunca ataquei ministros, mas defendo minhas ideias”

11/07/2025
O legado de Donald Trump na comunicação política e seu impacto contínuo nos EUA

Possível aumento de tarifas dos EUA leva empresas brasileiras a reavaliar estratégias internacionais

11/07/2025
Tendência de mudança residencial impulsiona projetos de bairros planejados no Brasil

Tendência de mudança residencial impulsiona projetos de bairros planejados no Brasil

11/07/2025
Governo inicia acordo de ressarcimento para aposentados com descontos indevidos

Governo inicia acordo de ressarcimento para aposentados com descontos indevidos

11/07/2025
Concurso Nacional Unificado abre 3,6 mil vagas em todo o país; Sudeste concentra 820 oportunidades

Concurso Nacional Unificado abre 3,6 mil vagas em todo o país; Sudeste concentra 820 oportunidades

11/07/2025
Automação no backoffice reduz 93% da equipe, aumenta produtividade em 78% e elimina praticamente a zero as falhas operacionais

Automação no backoffice reduz 93% da equipe, aumenta produtividade em 78% e elimina praticamente a zero as falhas operacionais

10/07/2025
Instabilidade Tributária Gera Incertezas e Impacta Confiança no Ambiente de Negócios

Dignidade humana versus autonomia privada: quando a proteção contra assédios prevalece sobre o formalismo societário

10/07/2025
Elo Lança Plataforma de Educação Financeira para Clientes

Alta reincidência de inadimplência reforça urgência da educação financeira no Brasil

10/07/2025
Caixa inicia pagamento do Abono Salarial para nascidos em março e abril

Pagamento do Abono Salarial para nascidos em setembro e outubro será liberado em 15 de julho

10/07/2025
CNI reage com preocupação ao aumento de tarifas dos EUA sobre produto brasileiro

CNI reage com preocupação ao aumento de tarifas dos EUA sobre produto brasileiro

10/07/2025
Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros em retaliação ao julgamento de Bolsonaro e desequilíbrio comercial

Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros em retaliação ao julgamento de Bolsonaro e desequilíbrio comercial

09/07/2025
Indústria náutica brasileira recebe compradores internacionais durante evento em Santa Catarina

Indústria náutica brasileira recebe compradores internacionais durante evento em Santa Catarina

09/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
sábado, 12 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Maiores do varejo brasileiro crescem muito acima do PIB

Redação por Redação
28/09/2020
em Comércio
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
vale-compras
CompartilharCompartilhar

Em mais um ano de crescimento lento da economia, as maiores empresas do varejo brasileiro superaram as expectativas e aumentaram sua participação de mercado. De acordo com a sexta edição do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), a expansão das maiores empresas do setor foi de 9,9% em 2019, praticamente o dobro da alta de 5% do varejo como um todo.

Talvez você goste de ver:

CNI reage com preocupação ao aumento de tarifas dos EUA sobre produto brasileiro

Conflito entre Irã e Israel afeta logística e exportações em Santa Catarina

Confiança do Comércio Sobe no Fim do Primeiro Semestre, Mas Sinais de Alerta Persistem

Fruto de um profundo trabalho de pesquisa, coleta de dados e análise realizado pela SBVC com apoio técnico da BTR-Educação e Consultoria, Varese Retail, Centro de Estudo e Pesquisa do Varejo (CEPEV – USP) e Käfer Content Studio, a nova edição do Ranking mostra que as grandes e médias empresas tiveram em 2019 mais um ano de resiliência e expansão.

Diante de um cenário econômico que não estimulava crescimento acelerado, as empresas que souberam inovar conseguiram aproveitar as oportunidades. “No ano passado, vimos uma aceleração da digitalização do varejo, o crescimento dos marketplaces e a capacitação dos varejistas regionais para enfrentar uma concorrência cada vez mais acirrada”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.

A nova edição do Ranking mostra as 300 maiores empresas do varejo brasileiro tiveram em 2019 um faturamento bruto de R﹩ 703,239 bilhões. O Carrefour lidera a lista, com um faturamento bruto de R﹩ 62,22 bilhões), seguido pelo Grupo Pão de Açúcar (R﹩ 61,54 bilhões), Via Varejo, Grupo BIG e Magazine Luiza. O top five do varejo brasileiro somou R﹩ 205,415 bilhões no ano passado, ou 29,21% do faturamento das 300 maiores.

“Apesar da economia brasileira não ter conseguido retomar o crescimento sustentável, as maiores empresas de varejo do Brasil sua mantiveram trajetória de crescimento e ganho de participação de mercado”, afirma Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e vice-presidente e conselheiro da SBVC. “A agenda de produtividade e eficiência, iniciada em 2015/2016, vem sendo mantida e continua gerando resultados”, completa.

Ler  Gigante têxtil inaugura outlet em um dos principais shoppings a céu aberto de luxo do país

Outro ponto importante levantado pelo Ranking é a transformação digital. Pela primeira vez, a maioria das 300 maiores empresas está online: são 162 empresas com e-commerce em operação. Em todos os segmentos do Ranking, pelo menos 60% das empresas listadas têm

operação online, com uma exceção: os supermercados. “Menos de 30% dos supermercadistas estavam online no fim do ano passado, o que já é 50% mais do que em 2018 e mostra que a transformação digital já havia entrado no mapa do setor antes mesmo da pandemia. Em 2020, o setor acelerou ainda mais sua digitalização, o que deixará consequências muito positivas no longo prazo”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC.

Números relevantes

Os principais destaques da sexta edição do Ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro” são os seguintes:

• As 300 maiores empresas faturaram R﹩ 703,239 bilhões em 2019. Considerando as 202 empresas que divulgaram seus faturamentos brutos em 2018 e 2019, o crescimento anual foi de 9,95%, quase o dobro dos 5% do varejo como um todo (PMC-IBGE);

• O Carrefour é a maior empresa de varejo do País, com um faturamento de R﹩ 62,220 bilhões, ou 8,84% das vendas das maiores;

• As cinco maiores empresas de varejo responderam por 29,21% do faturamento total das empresas listadas no Ranking, somando R﹩ 205,415 bilhões. As dez primeiras correspondem a 39,03% das vendas das varejistas listadas;

• O setor com maior número de empresas no Ranking é o de Supermercados, com 137 representantes, três deles no top 10 do varejo;

• O setor de Moda, Calçados e Artigos Esportivos, com 48 empresas, é o segundo com maior presença no Ranking. Somente uma delas, porém, está entre as 10 maiores do varejo brasileiro (a Lojas Renner, na 9ª posição);

• As 300 empresas do Ranking empregam 1,7 milhão de pessoas, sendo o GPA Alimentar o maior empregador do varejo nacional (110.934 funcionários). Entre os dez maiores empregadores estão três supermercadistas, duas redes de drogarias/perfumarias e duas de eletromóveis;

Ler  Comércio eletrônico cresce 140% em março

• Dezoito das 300 empresas listadas possuem mais de mil lojas, uma a mais que na edição anterior do Ranking. Delas, quatro estão em supermercados, quatro em drogarias, três em foodservice, três em eletromóveis, duas em óticas e uma em “outros segmentos” e lojas de departamentos. Sete dessas empresas estão entre as 10 maiores em faturamento;

• O Boticário é a empresa com mais lojas no Brasil, seguida por McDonald’s, AM/PM, Cacau Show e Subway. Todas atuam no sistema de franquias, que proporciona oportunidades para crescer com capital de investidores-empreendedores;

• Das 50 empresas líderes em faturamento por loja, 49 são supermercadistas, lideradas por Andorinha, Trimais e Bergamini. São empresas com imensa relevância nos micromercados onde atuam;

• Pela primeira vez, a maior parte das 300 maiores empresas está online. São 162 empresas com e-commerce em expansão. Em todos os segmentos, pelo menos 60% das empresas listadas estão online, com uma exceção: os supermercados;

• Menos de 30% dos supermercadistas entre os 300 maiores possuem um e- commerce. São 39 empresas, contra 27 na edição anterior do Ranking, mostrando uma evolução importante na digitalização do setor. Em 2020, com a pandemia, esse número terá um salto ainda maior;

• O desenvolvimento de marketplaces teve grande evolução em 2019, especialmente entre varejistas de eletromóveis e em shopping centers. Esse é um fator importante de aceleração do e-commerce e da transformação digital das empresas varejistas;

• Das 300 varejistas listadas, 32 são de capital aberto. Esse grupo de empresas faturou R﹩ 287,627 bilhões (40,99% do total das 300 maiores). O setor de Moda, Calçados e Artigos Esportivos é o que tem mais empresas de capital aberto (12 empresas);

• Somente três das top 10 são empresas de capital fechado. No total das 300 maiores, 268 estão nessa condição, concentradas no setor de supermercados;

• Nove das dez maiores empresas do varejo brasileiro, e 13 das 20 primeiras, têm Conselho de Administração. Considerando todas 300 empresas, 80 varejistas contam com uma estrutura de governança estabelecida, dez a mais que em 2018;

Ler  Campos do Jordão recebe a loja Contêiner Bassi

• As 282 empresas listadas no Ranking deste ano e que têm números de lojas comparáveis entre 2018 e 2019 tiveram uma abertura líquida de 2.714 pontos de venda, um avanço de 4,2%;

• A empresa que mais aumentou sua base de lojas foi o Grupo IMC, com 289 unidades, devido à fusão com a MultiQSR. A seguir, vêm McDonald’s (286) e Raia Drogasil (248). Três empresas com modelos diferentes de crescimento, mas com o foco em aproveitar ao máximo as oportunidades de expansão;

• Em termos porcentuais, das 10 empresas que mais abriram lojas, sete atuam no setor de supermercados. Nenhuma dessas empresas, porém, tem mais de 40 lojas. Somente as outras três empresas no top 10 contam com mais de 100 pontos de venda;

• Seis das 10 empresas que mais aumentaram suas vendas atuam no setor de Supermercados, movidas especialmente pela expansão do formato de atacarejo;

• No total, 164 empresas listadas no Ranking cresceram acima da média do varejo brasileiro e somente 20 tiveram desempenho negativo em 2019. As líderes do varejo

continuam respondido de forma positiva aos desafios de uma economia em crescimento lento.

Os maiores varejistas brasileiros:

Os dez maiores varejistas do País são os seguintes:

maiores-varejistas-do-brasil

O estudo está disponível para download no link: http://sbvc.com.br/ranking-300-maiores- empresas-do-varejo-brasileiro-sbvc-2020

A SBVC

Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos, aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos.

A entidade tem como objetivo defender os interesses do segmento e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: Conteúdo, Relacionamento, Responsabilidade Social e Apoio Técnico.

CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

CNI reage com preocupação ao aumento de tarifas dos EUA sobre produto brasileiro

por Kayene Simao
10/07/2025
CNI reage com preocupação ao aumento de tarifas dos EUA sobre produto brasileiro

A decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros foi recebida com preocupação pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que classificou a medida...

Leia maisDetails

Conflito entre Irã e Israel afeta logística e exportações em Santa Catarina

por Kayene Simao
03/07/2025
Conflito entre Irã e Israel afeta logística e exportações em Santa Catarina

O cessar-fogo entre Irã e Israel, anunciado recentemente, reduziu momentaneamente as tensões no Oriente Médio. No entanto, os impactos do conflito continuam a afetar cadeias logísticas globais, com...

Leia maisDetails

Confiança do Comércio Sobe no Fim do Primeiro Semestre, Mas Sinais de Alerta Persistem

por Kayene Simao
27/06/2025
Confiança do Comércio Sobe no Fim do Primeiro Semestre, Mas Sinais de Alerta Persistem

A confiança do setor comercial encerrou o primeiro semestre de 2025 em alta, recuperando parte das perdas acumuladas nos primeiros meses do ano. No entanto, apesar do resultado...

Leia maisDetails

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

por Kayene Simao
26/06/2025
Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou alta de 1,4% em junho, marcando...

Leia maisDetails

Nova declaração de importação muda rotina de empresas no comércio exterior

por Kayene Simao
21/05/2025
Nova declaração de importação muda rotina de empresas no comércio exterior

A implementação da Declaração Única de Importação (DUIMP) está transformando os processos de importação no Brasil. A nova exigência, que integra diferentes etapas do processo em um único...

Leia maisDetails
Ives Gandra Martins: “Nunca ataquei ministros, mas defendo minhas ideias”

Ives Gandra Martins: “Nunca ataquei ministros, mas defendo minhas ideias”

por Kelly Couto
11/07/2025

Jurista fala sobre o Artigo 142, o STF e a liberdade de expressão em entrevista exclusiva à Coluna Kelly Couto...

O legado de Donald Trump na comunicação política e seu impacto contínuo nos EUA

Possível aumento de tarifas dos EUA leva empresas brasileiras a reavaliar estratégias internacionais

por Kayene Simao
11/07/2025

Com a recente proposta do presidente norte-americano Donald Trump de elevar em 50% as tarifas sobre produtos brasileiros, empresários e...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Tendência de mudança residencial impulsiona projetos de bairros planejados no Brasil

Tendência de mudança residencial impulsiona projetos de bairros planejados no Brasil

por Kayene Simao
11/07/2025

Com o maior índice de intenção de mudança residencial dos últimos anos, o Brasil confirma uma tendência que vem impactando...

Governo inicia acordo de ressarcimento para aposentados com descontos indevidos

Governo inicia acordo de ressarcimento para aposentados com descontos indevidos

por Kayene Simao
11/07/2025

A partir desta sexta-feira, 11 de julho, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram alvo...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile