O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez neste sábado (15) um novo apelo por distensão com os Estados Unidos — desta vez recorrendo à música “Imagine”, de John Lennon, ícone mundial da cultura pacifista.
A cena ocorreu em Miranda, durante um ato com apoiadores em que o líder chavista empossou comitês de base bolivarianos. As informações são da Reuters.
Diante da multidão, Maduro pediu por “paz” e mencionou Lennon antes de chamar seu ministro da Comunicação, Alfred Nazareth, para ajudá-lo a lembrar o trecho da canção.
“Paz, paz, paz. Façam tudo pela paz. Como dizia John Lennon… Alfred, como era a música do John Lennon? Imagine all the people…”, declarou.
Enquanto Imagine era reproduzida nos alto-falantes, Maduro cantou e aplaudiu junto com seus apoiadores. Integrantes do governo que estavam no palco também fizeram o gesto de paz com as mãos, em apoio ao apelo do presidente.
Lançada nos anos 1970, “Imagine” tornou-se uma das canções mais emblemáticas do legado de Lennon e Yoko Ono. O hino idealiza um mundo sem fronteiras, conflitos ou desigualdades — uma mensagem frequentemente associada a movimentos pacifistas:
“Imagine que não existem países… Nada pelo que matar ou morrer… Sem posses… Imagine todas as pessoas compartilhando o mundo inteiro”, diz parte da letra.
Tensão crescente com os Estados Unidos
O gesto de Maduro ocorre num momento de forte desgaste diplomático entre Caracas e Washington. Segundo a Reuters, o governo venezuelano tem criticado com intensidade o aumento das operações militares norte-americanas no Caribe. A tensão se aprofundou após Trinidad e Tobago — país vizinho — anunciar exercícios conjuntos com os EUA a partir deste domingo (16).
A administração Trump afirma que a mobilização tem como objetivo enfrentar organizações do narcotráfico que atuam na região. O governo Maduro, no entanto, sustenta que as ações militares representam uma tentativa velada de pressionar e desestabilizar seu regime.
(com informações da Reuters)



















