Lives com influenciadores impulsionam as compras ao vivo - Revista Capital Econômico
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Lives com influenciadores impulsionam as compras ao vivo

Para Emplifi, conforme as marcas se aprofundam nas estratégias de social commerce, o marketing de influência se torna a chave para se conectar com seguidores

O live commerce integra recursos de compra de produtos em um vídeo ao vivo por meio de uma função de bate-papo ou botões de reação. Ele permite a participação e interação do público, ao mesmo tempo que oferece aos influenciadores uma plataforma para demonstrar o produto em tempo real. Mas por que faz tanto sucesso?

A country manager da Emplifi — marca focada em care, que une Socialbakers e Astute explica que uma transmissão ao vivo oferece uma experiência de compra nova e estimulante para os clientes, ao mesmo tempo que oferece intimidade e interatividade.

“Como as pessoas confiam nas outras pessoas mais do que em uma empresa, o live shopping é a escolha ideal para uma parceria com influenciadores. Uma pesquisa recente conduzida pelo Facebook descobriu que quase um quarto dos adultos gostaria de descobrir novos produtos por meio de uma transmissão ao vivo com um influenciador ou representante de uma marca”, conta Alexandra Avelar.

Além da demanda do consumidor, os dados mostram que as compras ao vivo podem aumentar a visibilidade, as taxas de engajamento e outras métricas analíticas importantes de seu conteúdo e gerar mais vendas. Por exemplo, a marca de moda Tommy Hilfiger recentemente estendeu seu programa de lives para a Europa e América do Norte após sucessos na China, onde uma transmissão atraiu uma audiência de 14 milhões e vendeu 1.300 moletons em dois minutos.

“Quer você chame um convidado especial para hospedar um evento de compras apresentando um catálogo com curadoria de seus produtos favoritos, ou uma entrevista ao vivo com um criador, onde eles falam sobre como resolver um problema específico, apresentar seu produto por meio de um evento de live shopping é um componente crucial a ser incluído em sua estratégia de e-commerce – e só se tornará mais importante à medida que o mercado de social commerce cresce”, acrescenta a country manager.

Com as compras por transmissão ao vivo, os usuários não estão simplesmente enchendo um carrinho de compras, eles estão ingressando em uma experiência que não poderiam ter em uma loja de varejo tradicional. Existem algumas lições importantes a serem aprendidas para tornar a experiência de compra ao vivo inesquecível. Por exemplo, a Sephora deu continuidade à sua estratégia de marketing omnicanal na China. Para comemorar o Ano Novo Lunar e o Dia dos Namorados, o mini programa WeChat da Sephora realizou um evento de transmissão ao vivo no dia 5 de fevereiro, uma campanha exclusiva para interagir com compradores de beleza chineses.

A Sephora aproveitou a transmissão ao vivo não apenas como um canal de vendas, mas como um lugar para ter comunicações profundas e diretas com os clientes, ajudando os clientes a selecionar os produtos mais adequados e recompensar os espectadores por compartilharem o link da live com seus amigos e comunidade. Assistentes de beleza puderam ajudar os clientes a selecionar os produtos mais adequados e usaram recompensas para incentivar os espectadores a compartilhar o link da live com seus amigos e comunidades.

Além disso, a parceria com um influenciador ou um anfitrião externo permite novas perspectivas e também pode aumentar o número de espectadores. “Você também pode fazer seu público se sentir valorizado e ouvido respondendo às perguntas deles durante a live. Alternativamente, fazer perguntas ao seu público pode aumentar o engajamento. Ao interagir com seus espectadores, você está, em certo sentido, incentivando-os a voltar para mais de sua vida. Com a transmissão ao vivo, as marcas podem interagir diretamente com seus clientes de maneiras autênticas e significativas que outros formatos não permitem”, finaliza Alexandra.

Sobre a Emplifi

A Emplifi é a plataforma unificada líder global em Customer Experience, que reúne marketing, atendimento ao cliente e comércio social para ajudar as empresas a oferecer excelência em atendimento ao cliente. Mais de sete mil marcas no mundo, entre elas McDonald’s, Ford Motor Company e Delta Air Lines, confiam na plataforma para fornecer a seus clientes experiências excepcionais em cada ponto de contato.

Para obter mais informações visite o site da Emplifi.

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