No mercado financeiro é possível encontrar várias opções de renda fixa, como o Tesouro Direto e a LCI (Letra de Crédito Imobiliário), do qual falamos neste artigo.
A LCI é uma ótima opção de investimento para investidores mais conservadores que não querem deixar o seu dinheiro parado.
Além disso, esse tipo de investimento é isento de Imposto de Renda (IR) e conta com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
O que é LCI e como funciona
A LCI é um investimento de renda fixa oferecido por bancos e instituições financeiras. O objetivo dessas organizações é captar dinheiro que deve ser investido no mercado imobiliário.
Dessa forma, ao investir em cotas de LCI, você estará emprestando dinheiro a determinado banco que, por sua vez, irá custear financiamentos imobiliários, empréstimos e outros.
O rendimento das LCIs pode ser de três tipos:
- Prefixado: percentual de rendimento informado previamente, possibilitando que o investidor saiba quanto irá resgatar no vencimento da LCI;
- Pós-fixado: nessa modalidade o investidor sabe como o seu rendimento será calculado, mas não sabe o percentual exato antes que o vencimento da LCI chegue;
- Híbrido: no rendimento híbrido metade do rendimento total é conhecido quando a pessoa investe no LCI e metade só pode ser consolidada ao fim do contrato.
As taxas de referência utilizadas para basear os rendimentos das LCIs são o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), o IPCA (Índice de Preços do Consumidor) e a Selic, que é a taxa básica de juros.
Nesse sentido, todo o rendimento pago aos investidores é vindo dos juros que esses empréstimos ao setor imobiliário geram.
O percentual de rendimento das LCIs, seja ele de qualquer das três modalidades, é bastante estável e perene.
Além disso, como também já citamos, o Fundo Garantidor de Crédito protege os investidores contra eventuais problemas no resgate do dinheiro investido e dos rendimentos obtidos.
Contudo, vale a pena lembrar que o FGC só garante até R$ 250 mil investidos por CPF.
Quem pode investir em Letras de Crédito Imobiliário?
Qualquer pessoa pode investir em LCIs, inclusive você, que está lendo este artigo.
Para fazer o investimento basta ter conta ativa em uma corretora com opções de renda fixa.
Vantagens de investir em LCI
Veja abaixo uma lista rápida que contém as principais vantagens de investir em LCIs:
- Possui segurança, facilidade de previsão e garantia do FGC (até R$ 250 mil investidos);
- Tem rendimentos bem maiores que os da poupança;
- É isento do pagamento de IR;
- A maioria das letras oferecidas possuem ótima liquidez, o que põe a LCI como ótima opção para compor uma reserva de emergência.
Como escolher uma LCI para investir?
Para finalizar esse informativo com chave de ouro, preparamos algumas dicas para ajudar você a escolher bem entre as opções de LCI que existem:
- Antes de tudo, defina os objetivos do investimento que será feito;
- Defina o quanto quer investir;
- Escolha uma boa corretora;
- Analise o vencimento e a rentabilidade usada no LCI pretendido;
- Busque informações sobre os projetos de aplicação daquela Letra de Crédito Imobiliário;
- Por fim, acompanhe o seu investimento.
Leia mais:
Fiagro: o que são os fundos de investimento do agronegócio?