Os influenciadores se tornaram protagonistas na estratégia de comunicação das marcas. É o que aponta pesquisa da Kantar: nos últimos anos, eles chegaram a estrelar 70% das campanhas digitais.
Não à toa, estes profissionais ganham relevância cada vez maior nos planejamentos de empresas de diversos portes e segmentos.
“Os influenciadores digitais são formadores de opinião capazes de inspirar milhões de seguidores nas mídias sociais. Nesse sentido, eles estimulam discussões e conduzem à ação. Acima de tudo, as pessoas confiam neles”, diz Aline Bak, especialista em marketing de influência digital.
Relativamente nova, a carreira de digital influencer é, hoje, em um dos caminhos mais promissores para se conquistar sucesso na internet.
Veja, a seguir, 6 dicas da expert para mergulhar nesse universo:
1) Encontre um nicho de atuação.
“Quanto mais focado e especializado você for, mais fácil será desenvolver uma comunidade que confia no que você diz”, afirma Aline. “É importante escolher algo pelo qual se tenha verdadeira paixão, pois o trabalho de influenciador requer pesquisas e criação de conteúdo a todo instante”, completa.
2) Escolha seus canais.
Dependendo do segmento de atuação, certas redes podem ser melhores do que outras. De forma geral, os millenials, por exemplo, preferem Instagram, TikTok e Snapchat.
“Agora se os seus tópicos forem voltados para os negócios, o LinkedIn pode ser uma escolha mais eficaz”, diz a especialista. “O importante é que você escolha uma ou mais plataformas que seu público utilize com regularidade”, conclui.
3) Seja consistente.
Há alguns anos, era possível postar de forma esporádica e ainda assim ganhar terreno nas redes. Mas hoje o cenário é diferente.
“Quem busca consolidar sua trajetória e ficar na mente dos seguidores precisa ter um trabalho baseado na frequência das postagens e apoiado em um planejamento estratégico”, diz a especialista.
Em tempo: a maioria dos algoritmos de mídia social dá preferência a contas com posts regulares.
4) Escreva legendas significativas.
Os textos são uma excelente oportunidade para iniciar uma conversa, agregar valor e formar conexões significativas com o público. Uma boa dica é pensar nas legendas como se fossem um micro post de blog.
“É fundamental que o influenciador conheça seu público e pense na melhor forma de dialogar com ele. A partir de informações como gênero e faixa etária, é possível criar uma linguagem própria e que agregue valor ao conteúdo”, indica a expert.
5) Interaja com seus seguidores.
O influenciador frequentemente recebe curtidas e comentários em suas postagens. “É importante estar conectado com o público e, portanto, é preciso interagir respondendo à dúvidas e curtindo as colocações, por exemplo”, diz Aline.
“Vale também lançar uma pergunta e iniciar uma conversa sobre um tópico de interesse mútuo”, completa.
6) Divulgue seu perfil.
Uma parte essencial do trabalho é que o influenciador se apresente para o mundo. “É interessante ter um mídia kit para ser amplamente enviado para agentes e empresas que tenham fit com o perfil”, diz Aline.
“Uma forma indireta de buscar colaboração é mencionar as marcas quando você fala sobre seus produtos nos posts”, completa. Acima de tudo, o influenciador deve ter em mente que o networking sistemático é imprescindível no fluxo de trabalho.
Sobre Aline Bak: Aline Bak é especialista em marketing de influência digital, consultora e estrategista de influência digital e de negócios digitais.
Atua há oito anos no mercado de marketing digital e é formada pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização no Instituto Europeo di Design (IED) em Barcelona, na Espanha. Aline ajuda a empreendedores e grandes marcas a construírem marcas sólidas nas mídias digitais.
Ela ministra palestras e treinamentos e desenvolveu método próprio e exclusivo. Atualmente, tem mais de 300 mentorados, que acompanha, junto com sua equipe.